O que é SEO e como utilizá-lo em sua imobiliária

Tempo de leitura: 6 minutos

O que é SEO e como utilizá-lo em sua imobiliária

SEO ou Search Engine Otimization é um conjunto de técnicas e práticas de otimização para sites ou páginas na internet. Que visa aumentar seu posicionamento no Google ou seja você ficar nas primeiras posições do ranking de busca por palavras chaves.

O SEO é uma das estratégias mais poderosas do Marketing Digital por não precisar de gastar verba e ter alta escala, temos que pensar que fazer a otimização de um site não é algo simples, demanda tempo e os resultados só vão vir ao longo prazo.

O que seu site ganha tendo um bom SEO? Seu site vai ganhar mais visitantes, mais autoridade e consequentemente mais vendas ou conversões.

SEO

O que são e como funcionam os motores de busca

Os motores de busca são um sistema formado pelos algoritmos do Google que tem como principal função ranquear, rastrear e indexar os conteúdos que estão na internet.

Temos que lembrar que os motores de buscas não são apenas do Google, existem motores de buscas no Yahoo, Bing ou até mesmo no Youtube. Porém mais de 92% das pesquisas feitas na internet são feitas através do Google, logo dar uma atenção maior para o Google é essencial.

O procedimento de busca do Google é separado em 3 etapas.

A busca onde os robôs chamados de Googlebots fazem uma varredura completa em todos conteúdos da internet que apresentam resultados semelhantes da palavra buscada.

A segunda etapa é a Indexação onde os robôs, onde o Google começa a separar os sites de acordo com alguns fatores como palavras chaves, conteúdo, imagens e velocidade.

A terceira etapa é o Ranqueamento onde é feito uma ordem de acordo com todos os fatores e pesos do algoritmo. O mais interessante de tudo é que todos esses processos são feitos em questões de milissegundos e são buscadas milhões de páginas.

SEO ON PAGE

O SEO On Page é a parte de SEO que analisa o que tem nas páginas indexadas.

Logo o Google vai analisar diversos fatores como: Conteúdo, Título, Heading Tags, Meta Descrição, Texto Alternativo e Urls.

Essa parte é importante ser analisada como está sendo a experiência de seu cliente em seu site pois um site não vive apenas de Design.

SEO OFF PAGE

O SEO Off Page é a parte de SEO que analisa o que está fora de sua pagina, ou seja ele analisa sua referência em relação a diversas outras páginas.

Logo o Google vai analisar diversos fatores como: Quantidade e Diversidade de BackLinks, Menções a Marca e Palavra-Chave e Buscas Diretas.

Essa parte vai demonstrar qual sua real relevância em comparação a seus concorrentes ou páginas que tem conteúdo semelhante, quanto mais autoridade seu site tiver, maior vai ser o número de visitantes.

SEO Técnico

O SEO Técnico é a parte de SEO que analisa a estrutura de programação e usabilidade de seu site.

Logo o Google vai analisar alguns fatores como: Estruturação de Dados, SiteMap, Velocidade e Redirecionamentos.

Essa parte vai demonstrar o quanto a estrutura da sua página está aprimorada para a experiência de um usuário.

estratégia de seo para imobiliária

Estratégia de SEO para sua Imobiliária

O primeiro ponto a ser pensado para uma estratégia de SEO bem otimizada para sua imobiliária é qual é o seu público ou qual é sua persona.

Você precisa saber quem é seu público ideal para ingressar em uma estratégia seja de marketing orgânico ou pago.

O segundo ponto é qual seu objetivo para estar otimizando seu site.

Você tem que ter em mente que irá gastar muito tempo fazendo isso, então definir qual é seu objetivo por trás. É extremamente importante para conseguir executar e até mesmo para no futuro analisar métricas.

Exemplo: Quero diminuir meu CAC, quero aumentar número de visitantes, quero gerar mais leads, ect.

Palavras-Chaves

O terceiro ponto é a escolha de palavras-chaves.

As palavras chaves são a forma como o seu cliente escreve algo na busca do google por exemplo: imóvel em belo horizonte ou apartamento 3 quartos belvedere.

Outro fator importante é que você não pode acreditar que quanto mais escrever uma palavra x mais seu ranqueamento naquela palavra irá aumentar, existe uma densidade exata em blogs sendo de até 1,5% do total e em sites de 0,8%.

Seu cliente pode escrever errado ou de maneiras diferentes, sendo que a busca pode ter o mesmo objetivo. Então ele pode escrever: casa belvedere ou casa 3 quartos zona sul ou imóvel belvedere 3 quartos, e por ai vai.

Então pensar na variação de palavras-chaves é extremamente importante para gerar mais variedade na leitura e também aumentar a força de suas palavras-chaves.

Tipos de Busca

O quarto ponto é entender sobre os tipos de busca e escolher qual é o mais adequado para sua situação.

Os tipos de busca são divididos em 4 buscas principais: Transacional, Informacional, Navegacional e Local.

A Transacional é quando seu cliente busca por algum imóvel no geral, ele tem o interesse de compra mas não tem definido de onde irá comprar.

A Informacional é quando ele busca sobre alguma informação de imóvel, serviço, uma curiosidade ou dúvida, nessa busca é comum se deparar com páginas de blogs frequentemente.

A Navegacional é quando seu cliente já sabe para qual site quer ir e qual termo irá buscar, esse tipo de busca é o mais complexo de ser revertido para seu site.

A Local é quando seu cliente coloca termos de locais, essa busca deve ser utilizada com muita força na sua imobiliária.

Por suas vendas ou locações serem determinadas de acordo com locais, é necessário que invista tempo e desenvolva uma estratégia para a busca local.

Dicas de Ferramentas

Existem algumas ferramentas que auxiliam a busca de palavras chaves, as mais conhecidas no mercado são: SEMRUSH, Google SearchConsole e GoogleTrends.

Também existem ferramentas que fazem uma análise de SEO de seu site e colocam quais pontos sua imobiliária pode melhorar, as mais conhecidas do mercado são: WooRank e NeilPatel

Conclusão

O SEO é extremamente importante para qualquer tipo de empresa, principalmente quando inserido no mercado imobiliário. Além de ser uma grande oportunidade para explorar buscar locais, informacionais e transacionais.

A partir do momento que formatado os passos e executado a estratégia de SEO, os resultados de seu site, página ou blog podem crescer de acordo com o tempo. Como dito anteriormente não é fácil e demanda tempo porém os frutos são valiosos.

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