Como um site impacta na aquisição e satisfação de clientes em imobiliárias

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Se você está no mercado imobiliário há algum tempo já deve ter percebido que a concorrência é um dos fatores que mais influenciam este mercado. Não é incomum vermos mais de uma imobiliária na mesma rua ou corretores se trombando no mesmo imóvel numa visita ou captação.

Em um mercado como este, cada cliente é disputado de forma acirrada, e se torna peça fundamental para o crescimento saudável da empresa.

Se você está chegando agora, seja porque está inaugurando, lançando uma nova unidade ou um novo concorrente apareceu, também está procurando novos clientes.

Imagino que você já deve estar investindo em alguma forma de publicidade. Seja com uma fachada nova, classificados no jornal local, anúncio de rádio, panfletos na rua e vizinhança, cartões de visitas ou parcerias de redes. Não vamos discutir nesse post qual a melhor opção, mas sim levantar todas as vantagens de investir em um bom site.

Será que você está desperdiçando dinheiro ou perdendo alguma oportunidade?

Como um site pode impactar na aquisição de novos clientes para sua imobiliária?

Primeiro, vamos analisar sua situação:

Se você já tem um site é um bom começo, mas recomendo antes de continuar lendo, que confira se está cometendo um desses 07 erros que te impede de vender mais.

Agora, se você não tem um site, sugiro que pare agora mesmo o que estiver fazendo e continue lendo esse post.

Qualquer negócio, por mais pequeno que seja, que atualmente não tem uma presença online (site, redes sociais e outros), além de estar escondido de potenciais clientes, provavelmente recebe telefonemas desnecessariamente (Pense: um tempo que poderia ser gasto com outras atividades mais produtivas).

Enquanto uma presença online efetiva requer um investimento inicial de tempo e dinheiro, a economia de tempo de um site bem desenvolvido vale a pena.

Vamos lá:

Como meu site pode me ajudar a conseguir clientes?

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Conrado Adolpho tem uma frase que diz algo simples e prático: “A melhor forma de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele”. Lembre-se, seu site é sua vitrine de imóveis e as buscas começam pela internet, logo, ter um bom site é o ponto inicial para ser encontrado. Existem diversos motivos para que você tenha um bom site, mas o principal dele é ajudar a sua imobiliária a atrair mais clientes. Veja alguns itens que podem te ajudar:

Usabilidade

Se um possível cliente chegou a seu site, ótimo! Esta é a primeira impressão que ele está tendo de sua empresa. Um layout bem feito, agradável para navegar, com elementos organizados e um motor de buscas inteligente, deixará o usuário confortável para continuar no seu site, além de transmitir profissionalismo e contar pontos para seu posicionamento orgânico no Google.

Conteúdo

Não use seu site somente para oferecer produtos. Ofereça conteúdo útil e alto valor agregado. Tente escrever aquilo que as pessoas querem ler e responder as perguntas que eles procuram respostas. Por exemplo: Supomos que quem chega até seu site está procurando uma casa ou apartamento para comprar. Você pode fazer um vídeo ou um post com dicas de como escolher a casa nova, guias sobre decoração de ambientes ou sobre os bairros que você possui mais imóveis. Desta forma você ganha autoridade e aumenta suas chances de conquistar o cliente, além de capturar seu contato seus contatos..

Contato

Se um possível cliente deseja saber suas opões de contato, ele já deu um passo a frente em relação a compra. Você pode oferecer diversas formas de contato em seu site, e isso precisa estar bem claro. Seja apenas informando email e telefone, disponibilizando um formulário de contato, chat ao vivo ou até mesmo whatsapp. O importante é que todos os dados estejam corretos e o retorno seja eficiente.

Bem, aqui vemos a grande necessidade das empresas oferecerem treinamentos para os seus colaboradores e investir em múltiplos canais para se comunicar com o público. Não podemos esquecer que o cliente é a alma do negócio e precisamos sempre pensar na satisfação deles.

Como seu site pode manter clientes satisfeitos?

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Bom, agora você já conquistou um novo cliente, precisa trabalhar para mantê-lo satisfeito. Clientes satisfeitos além de permanecerem na sua base como clientes por mais tempo (no caso de aluguel), tem maior probabilidade de fazerem novos negócios e ainda indicam novos clientes.

Relacionamento

Mais do que oferecer um bom atendimento (isso é obrigação de qualquer empresa que esteja pensando em satisfação de clientes), é necessário investir em relacionamento. Em muitas imobiliárias, o contato acaba assim que o contrato é assinado e isso está muito errado. Se um cliente te indicou e outro e você fechou o negócio por exemplo, não deixe de agradecer.

Mantenha contato! Lembre-se de aniversários, datas importantes, envie mimos, enfim, mantenha relacionamento, esteja à disposição e atenda-o prontamente.

Praticidade

Mesmo após fechamento do contrato, seu cliente precisará entrar em contato com você para resolver algumas coisas. Ter uma área do cliente em seu site pode facilitar muito a vida do seu cliente, e claro, a sua também. Disponibilizar facilmente 2ª via de boleto, declaração de imposto de renda e até mesmo a situação dos imóveis dele que estão em sua imobiliária, será um grande diferencial.

Conclusão

Um site eficiente pode ajudar muito sua imobiliária tanto na aquisição quanto satisfação do cliente, mas é importante destacar também o quanto as pessoas podem fazer a diferença. Corretores, gerentes, recepcionistas, financeiro, enfim, todos são peças fundamentais no processo de compra e retenção de clientes. Por isso, além de investir no desenvolvimento de um site que gere resultados, não deixe de investir também em treinamentos e na valorização dos profissionais da sua equipe.

Tem uma opinião sobre o assunto? Alguma dica pra compartilhar? Conta pra gente nos comentários.

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