Como funciona o split de pagamentos para imobiliárias

Tempo de leitura: 13 minutos

O recebimento e o repasse de aluguel são duas tarefas de suma importância que as imobiliárias devem realizar e, ao mesmo tempo, também uma das mais sensíveis. Falhas aqui podem comprometer sua relação com o cliente. Da mesma forma, é preciso ter cuidados, também, com seus pagamentos. Por isso, estar atualizado sobre as principais formas de melhorar a gestão financeira da sua empresa é fundamental.

Uma das formas de proporcionar maior agilidade para os pagamentos em imobiliárias é por meio do split de pagamentos. Você conhece essa opção?

Nós apresentaremos um guia completo para que os gestores de imobiliárias entendam mais sobre o assunto e possam adotá-lo, principalmente, em um processo de digitalização da empresa.

Continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é o split de pagamentos para imobiliárias?

O split de pagamentos é uma forma automatizada de proporcionar tanto o recebimento dos valores dos aluguéis para os locatários dos imóveis quanto, também, o repasse dos aluguel para os proprietários dos imóveis da imobiliária. Isso é feito por meio de um software que possui uma função específica para este fim e que realiza o processo integrado com a instituição bancária da sua imobiliária.

Como funciona o split de pagamentos para imobiliárias?

O split de pagamentos para imobiliárias funciona a partir de um software (que, de preferência, é muito melhor aproveitado quando feito especificamente para o setor), que deve ser integrado com uma instituição bancária na qual a imobiliária possui conta.

A imobiliária por utilizar um software de administração de imóveis corriqueiramente já terá cadastrado os contratos de alugueis, a configuração de quem é o locador e locatário, quais são as datas especificas para o recebimento e repasse, além de inserir movimentações extras casos necessário como um reparo no imóvel.

A partir disso, o próprio sistema lança automaticamente, os boletos nas datas informadas para todos os locatários realizarem o pagamento.

Caso a imobiliária trabalhe com aluguel não garantido, a partir do pagamento do locatário, automaticamente o sistema identifica a quitação e cria as transferências para realizar o repasse de aluguel para os proprietários.

Vale ressaltar que é possível adicionar outros movimentos para pagamento de forma automatizada, por meio de soluções que ofereçam a possibilidade de split de pagamento. Com isso, há maior agilidade na gestão financeira e evita insatisfação com seus colaboradores.

Assim, o split de pagamento para imobiliárias faz todo o processo relacionado com a transferência do valor do imóvel para o proprietário, passando por todo o gerenciamento do pagamento do inquilino até que o valor seja computado na conta do locador.

O split, portanto, gera mensalmente, de forma automatizada, o boleto para todos os inquilinos, em uma data específica, próxima do pagamento do aluguel. Ele pode ser enviado diretamente para o e-mail da pessoa ou, então, ela pode receber pelos correios e, ainda, retirá-lo na imobiliária.

Até a data de vencimento, ela deverá realizar o pagamento, fazendo com o que o valor caia na conta da imobiliária. Automaticamente, o split de pagamento faz o repasse do aluguel, já retirando a taxa de administração do imóvel que a imobiliária cobra.

Esse processo é automático, ou seja, a partir do momento em que o inquilino faz o pagamento e ele é compensado, automaticamente o sistema faz o envio para o locador. Dessa forma, nem é preciso que um profissional faça o processo, sendo feito de forma automatizada pelo sistema, evitando atrasos.

split de pagamentos para imobiliárias

Quais os benefícios de contar com um split de pagamentos para imobiliárias?

Contar com um split de pagamentos para imobiliárias pode ser altamente vantajoso para o seu negócio imobiliário. Confira a seguir as principais vantagens de contar com ele.

Segurança nas transações

Um primeiro ponto é garantir maior segurança na hora de fazer o pagamento para os proprietários. Isso porque é muito comum ocorrer erros aqui que podem comprometer a experiência do dono do imóvel, fazendo com que ele possa romper o relacionamento com o seu negócio de forma precoce e quebrar o processo de fidelização.

O split de pagamento já faz os cálculos da porcentagem referente à imobiliária de forma automatizada, o que evita perdas por falhas nessas questões. Com isso, você consegue promover maior tranquilidade para os profissionais que cuidam dessas questões, já que eles não precisarão se preocupar com o risco de errar nas contas.

Maior produtividade

Em imobiliárias de médio e grande porte, são, muitas vezes, centenas de imóveis ou milhares de imóveis que precisam passar pelo processo de envio dos pagamentos de forma manual. E isso demanda muito tempo para conferir todos os dados, um a um, para evitar falhas que possam comprometer a confiança do cliente em seu negócio.

Por isso, outra vantagem importante de contar com o split de pagamento para imobiliárias é que como os processos todos são realizados de forma automatizada, os profissionais não precisam dedicar um grande volume de tempo para sua realização, podendo dedicar-se a outras questões importantes do relacionamento com o proprietário (por exemplo, solução de questões do imóvel, tirar dúvidas, entre outros).

Assim, outras atividades também são realizadas dentro dos prazos esperados e evita-se complicações futuras. Por exemplo, a partir do momento em que isso é automatizado, os esforços podem ser direcionados, por exemplo, para acompanhamento dos contratos que estão vencendo e buscar a renovação.

Redução de falhas humanas

Uma questão que era muito comum nos pagamentos eram os erros humanos. A partir do momento em que todo o processo é feito de forma automatizada, com o mínimo de interferência humana, é possível reduzir falhas que poderiam acontecer nos métodos tradicionais.

Por exemplo, quando o pagamento era feito de forma manual, era possível que um profissional digitasse um dado errado da conta de pagamento da pessoa e, assim, o valor não fosse enviado para o proprietário corretamente.

Outro erro comum era um eventual esquecimento de lançar um determinado pagamento e, assim, a pessoa receberia em atraso, apenas após a percepção do erro. Como o sistema faz o lançamento de todos os dados cadastrados, evita-se que esses problemas aconteçam.

Maior controle financeiro

Como o processo de envio do valor imediatamente após a compensação do boleto, é possível reduzir as chances de que esse valor possa, por falha no setor financeiro, ser utilizado para o capital de giro da imobiliária. Isso pode prejudicar o controle do negócio.

Além disso, as soluções que oferecem o split de pagamento também costumam ter módulos focados para controle das finanças da imobiliária como um todo. E como estamos falando de um software criado para as necessidades do setor imobiliário, todas as demais funções financeiras também estão direcionadas para atender as necessidades do negócio.

Diminuição da taxa de inadimplência

Outro ponto importante benéfico no uso do split de pagamento é a possibilidade de diminuir a taxa de inadimplência. Isso porque como o sistema opera com todo o fluxo de pagamento, desde a geração do boleto, ele já pode enviar automaticamente uma mensagem para a pessoa, comunicando que a possibilidade de pagamento já está disponível.

Além disso, próximo ao dia do vencimento, é possível enviar uma nova comunicação através da configuração da régua de cobrança. Isso evita atrasos por esquecimento, diminuindo as taxas de inadimplência. Com isso, o valor é pago mais rapidamente para o proprietário e todos os envolvidos ficam tranquilos.

Controle facilitado para as equipes

Ainda dentro do que diz respeito às taxas de inadimplência e controle financeiro, a possibilidade do split de pagamento permite que você possa controlar quando há situações que merecem maior atenção e tentar reverter quadros.

Por exemplo, se uma pessoa está com mais de um mês de locação atrasado, é possível entrar em contato para entender o que está acontecendo, tentar negociar os valores e, assim, proporcionar maiores chances de que a dívida seja paga.

split de pagamentos para imobiliárias

Como a Universal Software pode te ajudar a ter maior sucesso com o split de pagamento?

Se você quer uma solução que permita a sua imobiliária a ter maior sucesso no split de pagamento, além de diversos benefícios, conte com a Universal Softwares. Nós somos especialistas no desenvolvimento de soluções focadas para o setor imobiliário e, por isso, é possível garantir uma melhor gestão, não só financeira.

Por exemplo, além de facilitar o repasse do aluguel para seus clientes, temos também outras soluções que são interessantes para o gerenciamento do negócio como um todo. Conheça mais sobre nossas possibilidades a seguir.

CRM

Essa solução é focada para ajudar você a garantir negócios de forma mais eficiente, com recorrência, permitindo atendimentos mais precisos e com maior eficiência por parte dos corretores.

Os gestores podem acompanhar, por exemplo, o desempenho de cada corretor, analisar o histórico de negociações e, ainda, permitir analisar em qual estágio do funil de vendas está aquela pessoa. Com isso, aumenta-se as chances de sucesso nas operações da imobiliária.

Também permite identificar o estoque de imóveis disponíveis sob tutela da imobiliária e, também, integrar as informações deles com os principais sites de anúncios, aumentando as chances de sucesso na locação de imóveis

ADM

Esse software permite administrar de forma mais precisa os imóveis que estão sob responsabilidade e ajudar a descomplicar diversos processos internos.

Nele você pode cadastrar parceiros da sua imobiliária, os contratos de locação, imóveis disponíveis e ocupados e manejar as situações relacionadas com todos esses pontos e, inclusive, automatizar alguns deles.

Com isso, é possível garantir maior produtividade e reduzir o tempo gasto na administração de imóveis. Por exemplo, precisa acionar um sinistro? Isso pode ser feito rapidamente por meio do ADM.

A partir dele, é possível ter uma maior tranquilidade na gestão. Além disso, como muitos dados podem ser sensíveis, é possível criar níveis de acesso, limitando a ação dos profissionais a, apenas, aquelas que realmente são relevantes para suas atividades no dia a dia.

FIN

Como falamos ao longo de todo este guia completo sobre o split de pagamentos, a gestão financeira tem um papel fundamental para proporcionar os cuidados necessários para manter o negócio funcionando e evitar falhas que comprometam a experiência dos clientes e de parceiros.

Esse sistema permite que você possa centralizar todo o controle em um único sistema. É possível controlar o fechamento de caixa, questões de conciliação bancária, capital de giro, organização financeira para folha de pagamento, entre outros pontos.

Esse controle é fundamental, principalmente, porque problemas financeiros não identificados adequadamente podem gerar uma surpresa desagradável para sua imobiliária no futuro. Por meio dele, é possível, portanto, identificar o fluxo de caixa diariamente, mantendo um melhor controle.

Caso algum cenário de crise comece a ser desenhado, é possível, por meio do DRE Gerencial, acompanhar essas questões e realizar as medidas necessárias para correção.

PÓS

Por meio do PÓS, é possível ter um maior controle do processo de venda dos imóveis ponto a ponto, até a concretização. Com isso, é possível acompanhar o histórico de negociação, velocidade de conclusão da venda pela parte de cada profissional, gestão de comissões e pagamento delas, entre outros pontos.

Além disso, como esse é um ponto diretamente ligado com o setor financeiro, o PÓS tem, também, integração com o sistema FIN e consegue atuar em conjunto, garantindo maiores cuidados com a gestão do seu negócio como um todo.

PRÉ

Outro software importante para sua empresa é o PRÉ, que permite o acompanhamento do atendimento de forma segura e complementa as ações do CRM. Ele ajuda a proporcionar uma melhor organização no dia a dia e minimizar falhas ocorridas nessas questões.

O PRÉ permite que você possa criar lista de contatos personalizadas, para apresentar imóveis novos que cheguem e sejam de interesse da pessoa, permitindo realizar campanhas direcionadas para este fim.

Além disso, é possível desenvolver soluções para portais de anúncios e outras plataformas (como RDStation e Facebook), ajudando na gestão de publicidade da sua imobiliária (aproveite e saiba mais sobre como adotar um bom copywriting em seu negócio). Com isso, é possível direcionar melhor as ações e ter melhores resultados. E não deixe de explorar, também, como o TikTok pode ajudar no sucesso da sua imobiliária.

Esteira digital

Nesse sistema, você consegue transformar toda a jornada do cliente na imobiliária em um processo 100% digital. Isso passa desde o agendamento das visitas, com um calendário organizado, a assinatura do contrato, passando pelas negociações de propostas, agendamento de vistorias, controle das chaves, análise dos corretores envolvidos, entre outros.

E muitas dessas etapas podem ser automatizadas, o que garante maior eficiência para o controle interno da sua imobiliária. Por isso, é importante contar com ele também.

As soluções da Universal Softwares permite não só gerar um bom controle de split de pagamentos, mas também proporcionar uma gestão integrada e completa para sua empresa. Por isso, não deixe de contar com nossos sistemas.

Quer saber mais? Entre em contato e tire suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *