Como a tecnologia pode aumentar a produtividade da sua equipe de corretores

Tempo de leitura: 5 minutos

Atualmente, melhorar a produtividade da equipe é um objetivo comum entre gerentes de qualquer tipo de empresa. De acordo com uma pesquisa realizada em nível global pela Conference Board, divulgada em 2015, são necessários mais de três trabalhadores no Brasil para produzir a mesma quantidade de resultados gerada por um profissional nos Estados Unidos.

A maioria dos profissionais se queixam da dificuldade em se manter produtivo no ambiente de trabalho, diante de tantas possíveis distrações que nos cercam o tempo todo. Em uma imobiliária, não é diferente: telefone tocando, movimentação de pessoas, notificações de grupos do whatsapp, novos e-mails, etc. São muitas coisas para atrapalhar o dia de sua equipe e seus resultados no final do mês.

A tecnologia veio para ajudar e facilitar o dia a dia de empresas e profissionais. Por mais que que o mercado imobiliário ainda a veja como um bicho de sete cabeças, está na hora de perder o medo e ser feliz com todos os benefícios que a tecnologia nos traz. Muitas vezes, ações simples e práticas podem contribuir para aumentar a produtividade dos profissionais no ambiente de trabalho, veja algumas:

Sistema

sistema

Ter um bom sistema é fundamental para organizar e otimizar processos, o que automaticamente melhora a produtividade e os resultados da equipe.

Se você trabalha com administração de imóveis, sabe que esta é uma atividade que da muito trabalho e pode tomar muito tempo da sua equipe. Por isso, utilizar um software de gestão e administração de imóveis, tornou-se imprescindível para se trabalhar com setor de locação.

Outra solução que sua imobiliária não pode abrir mão, é de um CRM específico para imobiliárias, onde você poderá controlar usuários (sua equipe), atendimentos, imóveis, e claro, clientes. Ou seja, uma gestão integrada, na mesma plataforma.

To Do Lists

como-criar-listas

Organizar as próprias tarefas é um item indispensável para aumentar a produtividade. Para isso, sugerimos usar aplicativos como Evernote, Wunderlist ou Toodledo, que funcionam como uma página em branco para criar listas de tarefas. A escolha da ferramenta fica por conta de cada um, o importante é que seja utilizada diariamente para visualizar as tarefas, definir prioridades, catalogar pendências, agendar compromissos, etc. Um To-Do List, ou seja, uma lista de todas as tarefas que precisa realizar, é essencial para organizar o dia de forma inteligente e prática.

Se você acha que sua equipe se sente mais confortável usando uma agenda comum de papel, tudo bem. Mas tente convencê-los a dar uma chance para a tecnologia, por exemplo com as opções que citamos acima. E por que isso? Anotar todas as suas informações importantes numa agenda que você carrega para todo lado é seguro? E se sumir, se for roubada ou cair um copo de café justo na página em que anotou o telefone de um cliente importante? Pense nisso, ok?

Aplicativos

aplicativos

Com a correria do dia-a-dia, ter em mãos uma infinidade de ferramentas que cabem no bolso, facilita muito a vida do corretor de imóveis,que está o tempo todo atrás de novos negócios, atendendo clientes e se deslocando pela cidade. Por isso, os aplicativos certos podem ser grandes aliados para aumentar a produtividade da equipe. Do Waze, para traçar as rotas de visitas à editores de fotos, para melhorar a qualidade das imagens dos imóveis, confira 13 Aplicativos que não podem faltar no celular de um corretor de imóveis.

Ferramentas do Google

ferramentas-do-google

Se você possui uma conta do Gmail, automaticamente tem acesso à ferramentas gratuitas que facilitarão, e muito, suas rotinas. Com elas, você ganha mobilidade, pois pode acessar suas informações de qualquer ligar e de qualquer dispositivo, e segurança, já que você não corre o risco de seus documentos se perderem ou serem apagados em caso de pane. Dentre as principais, destacamos:

  • Google Agenda: Marque reuniões e organize seus compromissos. Se precisar, compartilhe sua agenda com outras pessoas.
  • Google Drive: Crie e compartilhe documentos, planilhas e apresentações. Você e as pessoas que você compartilha podem editar, fazer o download e acessar de qualquer lugar.  
  • Google Maps: Utilize para checar endereços, traçar rotas e visualizar endereços através das câmeras do street view.

Dica: Cadastre sua empresa no Google Negócios, e apareça no mapa. Saiba como clicando aqui.

Smartphone/Tablet

smartphone-e-tablet

O smartphone está ao alcance de todos, 24h por dia, com mil utilidades. Além da imensa gama de aplicativos disponíveis para torná-lo ainda mais útil e eficiente, a expansão da utilização de smartphones e tablets agilizou a comunicação de forma nunca vista antes.

Sem desculpas para dar um retorno para um cliente, é possível se comunicar de forma ágil, de qualquer lugar. Além disso, os smarthpones substituíram as câmeras digitais, sendo possível fazer as fotos dos imóveis com qualidade, no próprio imóvel. Se sua equipe utiliza um sistema web, é possível inclusive, preencher a ficha do imóvel na captação, no próprio imóvel.

Conclusão

O aumento da produtividade é uma excelente forma de otimizar resultados e se colocar de forma competitiva e diferenciada em um mercado tão competitivo, como o imobiliário. Utilizar a tecnologia como aliada nesse desafio diário é, além de fundamental, estratégico.

E você, como tem trabalhado para aumentar a produtividade da equipe em sua imobiliária? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências através dos comentários.

Leia também  Corretor de Imóveis: Como ser mais produtivo no trabalho?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *