05 Motivos para começar a trabalhar com locação de imóveis

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas imobiliárias optam por trabalhar focando na área de vendas, ou até mesmo, exclusivamente com esse setor. O que acontece é que acabam ignorando o setor de locações, com receio do trabalho gerado, a um lucro pequeno, se comparado a vendas.

Realmente trabalhar com locações não é fácil, não é para qualquer um. Diferente de vender, onde a relação termina com a assinatura do contrato, na administração de imóveis o trabalho começa com a assinatura do contrato. No período de vigência do contrato, você precisará de muita organização para manter tudo em ordem, e tanto locatários quanto locadores, satisfeitos. Porém, também existem muitas vantagens de se trabalhar com locação de imóveis, e por isso listamos 05 motivos para começar a trabalhar com locação de imóveis.

Vamos lá:

Motivo nº 01: Gera receita recorrente para empresa

Gera receita recorrente para empresa

Como falamos acima, realmente o lucro obtido com a locação pode ser muito menor que o de uma venda. Aqui em Belo Horizonte por exemplo, a comissão na venda varia entre 5% e 6%, e a taxa de administração entre 10 e 15%. Se fizer as contas, o valor de uma locação poderá até te desanimar. Porém, lembre-se que este valor de taxa de administração estará na sua conta por meses, e não apenas uma vez como na venda. Ou seja, você ganha no volume provocado pela recorrência.

Motivo nº 02: Aumenta sua base de clientes

Aumenta sua base de clientes

Quem trabalha com locação normalmente possui uma base de clientes muito maior. Isso porque, cada transação imobiliária envolve várias pessoas: locador, locatários e os fiadores. Com uma base maior de clientes, seu papel é trabalhar para se relacionar com eles e conseguir o famoso “upsell”, que é nada mais do que fazer outro negócio com quem já é seu cliente. Já pensou que o fiador de um imóvel também pode querer alugar uma sala ou comprar um apartamento? Já parou para pensar que seu seus locatários sonham em comprar a casa própria? Por isso, ter uma boa base de clientes significa mais possibilidades de negócios.

Leia também  Fiadores: Por que você deve começar a prestar atenção neles agora mesmo

Motivo nº 03: Muitas possibilidades de negócios

Muitas possibilidades de negócios

Quer ter uma noção do tamanho da fatia de mercado de locação de imóveis? Dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afirmam que aproximadamente 32 milhões de pessoas vivem de aluguel, sendo que quase 30 milhões estão na área urbana e cerca de 760 mil estão na área rural.

Outra dado importante, é um levantamento feito com base nas buscas do portal ZAP: Pela primeira vez em 15 anos, a busca por aluguel é maior que a de compra. Ou seja, com o aumento da procura, o valor de oferta da demanda tende a subir, o que gera ótimas expectativas para o mercado.

O perfil do público que aluga imóveis também é muito diversificado: famílias, estudantes que se mudaram para outra cidade, empreendedores que precisam de um escritório, empresas, lojas, comerciantes, enfim, existe uma gama enorme de públicos para ser trabalhada.

Leia também  Quanto vale sua carteira de imóveis de locação?

Motivo nº 04: Processo de fechamento mais rápido e mais simples

Negócio realizado

Por não se tratar de uma compra que comprometerá por muitos anos o orçamento de seu cliente, a decisão de alugar é muito mais ágil e simples do que de comprar. E isso começa até mesmo no processo, por exemplo: Na locação é comum que as imobiliárias não façam visitas com corretores, mas sim o tradicional empréstimo de chaves, onde o próprio cliente faz as visitas sozinho. A assinatura do contrato, entrega de documentos e esclarecimento de dúvidas também costumam ser mais ágeis, se comparado a vendas.

Vale lembrar que, esse processo também acontece de forma ágil devido às mudanças de comportamento do consumidor. Ou seja, seu cliente não quer perder tempo com burocracias, ele precisa de um atendimento eficiente por parte da imobiliária.

Leia também  [INFOGRÁFICO]: 8 Passos-chave para escolher o melhor sistema de locação de imóveis

Motivo nº 05: Gera negócios, mesmo na crise

gera-negocios-mesmo-na-crise

O mercado imobiliário costuma sofrer primeiro os efeitos de qualquer crise que se estabeleça no país. Isso porque, a aquisição de um imóvel é um grande investimento financeiro, e as pessoas ficam com receio de contrair dívidas altas. Porém, mesmo diante da atual crise, o setor de locação se mostrou resistente.

Uma pesquisa do Viva Real, com dados coletados entre maio de 2015 e maio de 2016, mostrou que o cliente está a procura de imóveis para locação, muito mais do que imóveis à venda. Ou seja, em períodos de situação econômica instável, como o que estamos vivendo agora, o aluguel continua sendo uma excelente fonte de receita para as imobiliárias.

Conclusão:

Se você sempre olhou para o setor de locação com um certo desprezo e uma dose de “preguiça”, está na hora de repensar os benefícios que a administração de imóveis pode trazer. Para sobreviver em um mercado tão competitivo quanto o imobiliário, é necessário se adaptar, estar atento à tendências e reagir diante de situações adversas.

Que tal dar uma chance para a administração de imóveis? Não sabe por onde começar? Clique aqui e veja como conseguir melhores resultados com administração de imóveis.

Quero um sistema para me ajudar a administrar imóveis

2 Comentários


  1. Bom dia, pessoal:
    Muito legal a matéria sobre como administrar imóveis em uma imobiliária.
    Porém, não consigo entender porque vocês de esquecem da quantidade de Administradores profissionais que existem no mercado e que trabalham na locação de imóveis por temporada.
    Nossa maior dificuldade é ter um site onde possamos registrar nossos imóveis com a fachada principal desse imóvel e que o cliente possa conhecer a parte interna do mesmo.
    Depois de gostar do imóvel selecionado, colocar um período desejado, perguntar qual o valor da diária e fechar a locação.
    Outro espaço seria para informar os detalhes do imóvel sugerido.
    Um calendário para controlar as disponibilidades de cada imóvel,
    Como pagar e pronto.
    Simples assim.
    Hoje tenho um endereço, quero montar um site e não consigo ninguém que me ajude.
    O que fazer? vocês podem me ajudar?
    Att.
    Antonio Arruda Outeiro Junior.

    Responder

    1. Olá Antonio, obrigado pelo feed-back. Podemos verificar pra você um projeto customizado para suas necessidades. Depois nos envie um contato para o e-mail: comercial@unsoft.com.br que vamos avaliar a viabilidade do projeto.

      abraços

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *