Tráfego Pago para vender Imóveis (Facebook e Google Ads)

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O que é Tráfego Pago?

Tráfego pago são pessoas que vão visitar seu site, loja ou página através de anúncios publicitários em diferentes plataformas. O tráfego pago é uma estratégia que existe investimento de dinheiro para gerar resultados, logo a empresa vai pagar um valor para aumentar o número de acessos do site, número de leads ou visitas em determinada página de imóvel.

O tráfego pago e orgânico tem algumas diferenças, no tráfego orgânico não há necessidade de investimento para alcançar resultado, logo as ações feitas são limitadas. Já no tráfego pago podemos ver uma escalabilidade maior, a partir do momento que quanto maior o investimento maior o número de pessoas que vão fazer a ação determinada como objetivo da campanha.

As principais plataformas onde você pode fazer tráfego pago na Internet são: Google Ads e FacebookAds. Mas existem outras plataformas que também são conhecidas mas não tão utilizadas como: Youtube Ads, Twitter Ads, Linkedin Ads e Taboola.

tráfego pago

Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico?

Como dito anteriormente o tráfego pago e orgânico são coisas completamente diferentes, na hora de você tomar uma decisão para qual deles você irá dar prioridade para começar os trabalhos, você deve pensar se quer algo de curto-médio prazo estável ou algo que você vai construir para longo prazo que seja instável.

Se você quer objetivos praticamente imediatos, a escolha mais adequada seria o Tráfego Pago, a partir do momento que você deve apenas conhecer sobre as plataformas, saber sobre sua persona, ter seus objetivos e estratégias bem definidas. Quando começar a investir, o próprio Facebook ou Google já vão dar uma estimativa de quantas pessoas entraram em seu site com esse orçamento, recomendaria a utilização de tráfego pago em duas situações.

A primeira situação é quando sua empresa não possui um bom posicionamento orgânico (SEO), não quer fazer marketing de conteúdo, não trabalha bem com suas redes sociais ou mesmo criou sua imobiliária recentemente, o tráfego pago pode ser uma bom opção para aumentar o número de pessoas dentro de seu site e até mesmo o número de visitas agendadas.

A segunda situação é quando sua empresa faz um ótimo trabalho com marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing e SEO. E a empresa tem como objetivo aumentar os resultados da empresa, logo começa a investir certa quantia mensalmente para receber mais leads.

Google Ads

O Google Ads é a plataforma mais conhecida de tráfego pago, esse serviço de anúncios de publicidade chega a ser quase 96% de todo o faturamento anual do Google.

O Google Ads trabalha através de palavras-chaves, as palavras-chaves nada mais são do que as palavras que mais tem buscas dentro do Google, você pode achar diversas informações como: palavras mais pesquisadas, volume das palavras, número de pesquisas diários, pesquisas por região no KeyWord Planner que é uma ferramenta gratuita que o Google oferece, para você conseguir otimizar suas campanhas.

Quando pensamos no âmbito do mercado imobiliário, as palavras chaves que vem na cabeça são ” apartamento de 2 quartos buritis “, ” casa com vista pra praia barra da tijuca ” ou  ” galpão logístico em contagem ” e realmente são assim os anúncios através do google, a segunda fase para publicar um anúncio seria escolher se vai anunciar em Rede de Display ou Rede de Pesquisa, a rede de pesquisa é onde pesquisamos qualquer coisa no google e você verá seu anuncio como patrocinado, já a Rede de Display que são as barras laterais que aparecem em sites do Google ou parceiros do Google.

Rede de Pesquisa

rede de pesquisa

Rede de Display

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Normalmente no mercado imobiliário é utilizando a Rede de Pesquisa por captar mais pessoas para seu site, por a conversão do mercado já não ser tão alta. A Rede de Display é utilizada para segmentos que tem uma taxa de conversão maior pois chama mais a atenção de quem está vendo, porém o custo é muito maior.

A terceira fase á a construção de um público, você pode definir qual é o público alvo de cada campanha e até mesmo oferecer imóveis diferentes para pessoas diferentes de acordo com sua segmentação, então ter uma Persona bem definida é essencial para começar a anunciar em uma plataforma.

Por último você pode definir a Geolocalização das pessoas que vão acessar seu anúncio, talvez esse é o ponto mais interessante para Imobiliárias, envés de colocar a palavra-chave ” apartamento buritis 2 quartos ” e anunciar para todo o Brasil, você tem a possibilidade de anunciar apenas para moradores do Buritis, pessoas que moram na Zona Oeste ou mesmo apenas para Belo Horizonte. A Localização vai variar de acordo com seu objetivo, quanto maior a abrangência, mais barato fica o visita ou lead porém a conversão diminui.

google ads

Facebook Ads

O Facebook Ads é a segunda maior plataforma de anúncios no mundo, além de ser responsável por boa parte de todo o faturamento do Facebook.

O Facebook por sua vez trabalha com objetivos, ou seja, por qual motivo você está fazendo sua campanha e divide os objetivos em 3 eixos. O eixo Reconhecimento onde temos Reconhecimento de Marca e Alcance que são campanhas para os visitantes apenas reconhecerem e deixarem na cabeça sua marca, o eixo Consideração onde temos Tráfego, Envolvimento, Instalação de App, Visualização de Vídeo, Geração de Cadastro e Mensagem, esse eixo é o seu primeiro contato com seu cliente, onde você pode apresentar sua empresa ou até seus serviços prestados e o último eixo é o de Conversões onde temos Conversões, Vendas no Catálogo do Facebook e Tráfego para Estabelecimento.

Lembrando que dentro de cada Eixo existem objetivos mais específicos como por exemplo em Conversões você pode escolher se a pessoa vai visualizar sua página, abrir um carrinho, enviar o contato ou mesmo efetuar uma compra, quanto mais embaixo do funil de conversão chegar, maior fica o preço dos cliques. Assim antes de fazer um anúncio pense muito bem no seu objetivo e no que realmente vai dar resultado para sua imobiliária.

Objetivos

objetivos facebook ads

A segunda parte para construir um anúncio no Facebook é escolher o orçamento diário que você vai gastar, você pode fazer simulações e o Facebook mostrará quantas pessoas em médias vão entrar na sua página e cumprir seu objetivo, após o orçamento você pode colocar para qual público quer anunciar seu imóvel, podendo fazer segmentações por: idade, gostos, hábitos, geolocalização, últimos envolvimentos e diversos outros itens.

A plataforma de segmentação do Facebook é bem completa para formar suas personas, você também pode criar públicos semelhantes que são chamados de LookaLike dentro da plataforma, onde por exemplo você pode postar um vídeo, pegar as pessoas que visualizaram o vídeo até o final e criar um público semelhante, a utilização dessas ferramentas são importantes pois você pode acabar descobrindo públicos que você nem imaginava que eram clientes de sua imobiliária, além de escolher as pessoas que teoricamente tem mais interesse ou engajamento no seu produto ofertado.

Públicos

publico faceads

Por último você vai mexer na parte de Criativos que basicamente é onde você define se seu anuncio vai ser através de um vídeo ou imagem (podendo editar eles dentro da plataforma), escreve um texto que seja chamativo para seus clientes, escolhe o link para onde vai ser direcionado e até mesmo mudar o posicionamento do anúncio.

O posicionamento do anúncio é a otimização dele para as plataformas como Facebook e Instagram por elas oferecerem dimensões diferentes de vídeo e imagem, você também pode escolher se o anuncio só vai chegar para pessoas em desktop ou mobile.

Criativo

criativo face ads

Conclusão

O tráfego pago é apenas uma de diversas formas que existem para atrair mais pessoas para seu site, chamar pessoas para seu estabelecimento, conseguir contato de possíveis pessoas interessadas ou até mesmo realizar vendas. Um ponto de atenção é sempre ficar atento as principais métricas do tráfego pago que são: CPC (custo por clique) CTR (taxa de clique), CPM (custo por mil cliques), cliques no link e o ROI (Retorno sobre Investimento).

O aprendizado dentro dessas plataformas deve ser constante a todo momento tentar otimizar as suas campanhas para que consiga tirar o melhor proveito delas com o mesmo investimento, outro fator importante é que o resultado não é garantido, ele é estimado por isso não fique com altas expectativas ou já tendo uma previsão de seus resultados, eles podem ser piores ou melhores do esperado.

 

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