O que é, Como funciona e Quais os Benefícios do Home Equity?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem nunca passou por um aperto financeiro ou viu uma excelente oportunidade de negócios, pela qual seria necessário se capitalizar para aproveitar? Existem muitas linhas de crédito disponíveis, mas o fato é que nem todas contam com boas condições e taxas de juros atrativas. Por isso, conhecer o conceito de Home Equity pode ser muito interessante.

Trata-se de uma modalidade que ainda vem ganhando seu espaço no Brasil, apesar de já ser bastante popular em alguns países. Como utiliza um imóvel como garantia do pagamento, o cliente conta com numerosos benefícios, que podem tornar a operação muito mais vantajosa. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto.

O que é Home Equity?

Como você já deve saber, “home” é uma palavra da língua inglesa que significa “casa”, enquanto o termo “equity” tem a ver com capital ou patrimônio. Por isso, fica mais fácil entender que o Home Equity é uma modalidade de crédito que utiliza um imóvel como garantia, para que o proprietário possa conseguir um empréstimo em dinheiro.

É uma alternativa que conta com muitas vantagens, o que vem justificando seu crescimento recente no Brasil e sua histórica popularidade em locais como nos Estados Unidos e diversos países da Europa. Até mesmo o nosso Banco Central vem estimulando sua utilização, uma vez que é uma forma de capitalizar a população e de fazer os recursos circularem.

Em suma, basta ter uma casa, apartamento ou outra propriedade elegível e devidamente quitada, para que um cidadão possa ter a possibilidade de realizar uma transação de Home Equity. O bem imobiliário proporciona uma tremenda garantia para os credores e, com isso, ele pode oferecer determinadas condições, sobretudo na forma de juros mais baixos.

Como funciona o Home Equity?

Uma operação de Home Equity conta com variações e especificidades, levando em consideração que pode ser realizada com diferentes tipos de instituições, como bancos, fintechs e financeiras. No entanto, basicamente, tudo começa com uma pessoa que deseja angariar recursos e busca crédito usando sua propriedade como garantia.

Com isso, a empresa passa a ser a dona efetiva do imóvel durante o período no qual a dívida estiver sendo paga, em um processo de transferência por alienação fiduciária. É uma maneira de comprovar que existe a real intenção de quitar as prestações, uma vez que existe um bem valioso alienado e que poderá ser totalmente perdido em caso de inadimplência.

Qual a diferença entre Home Equity e Hipoteca?

Ao ler o nosso conteúdo sobre Home Equity, é possível que você esteja pensando que se trata de uma operação idêntica à de hipoteca. No entanto, embora guardem similaridades, elas possuem diferenças significativas. O que é igual é o fato de que ambas utilizam um imóvel como garantia de pagamento, ajudando a proporcionar melhores condições ao cliente.

Por outro lado, vale ressaltar que, na hipoteca, a propriedade continua em nome do antigo proprietário, sendo tomada apenas em caso de inadimplência. No Home Equity, o bem já fica em alienação fiduciária, tornando os trâmites muito mais baratos e simples para a instituição, caso a pessoa acabe não arcando com as prestações acordadas.

home equity

Quem pode solicitar o Home Equity?

Na prática, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode solicitar crédito por meio de uma operação de Home Equity. A exigência principal é a de que exista uma propriedade devidamente legalizada em seu nome, que irá para alienação fiduciária e será a garantia de adimplência até o pagamento total da dívida.

Também existe a possibilidade de usar unidades que ainda não estejam completamente quitadas, mas não são todas as instituições que oferecem e, nesse caso, parte do valor cedido deve ser utilizado para quitar o resto do imóvel, ficando o restante disponível para ser depositado na conta do solicitante e antigo proprietário.

Quais as regras do Home Equity?

Se você chegou até aqui, você já pôde perceber que o Home Equity é uma excelente estratégia para quem deseja levantar um dinheiro rápido, com menos burocracia e boas condições. Porém, isso não quer dizer que não existam normas. Além da questão de ser o proprietário de um imóvel devidamente legalizado, temos outras regras que envolvem a operação.

Logicamente, como ocorre com qualquer tipo de empréstimo, as exigências variam de instituição para instituição, além de considerarem pontos como o valor da unidade imobiliária, o comprometimento da renda do solicitante e assim por diante. Também é preciso ser maior de 18 anos e, ao final do pagamento, não estar com mais de 80 anos e meio.

Quais as etapas do empréstimo via Home Equity?

Basicamente, quando alguém quer solicitar empréstimo por meio de uma operação de Home Equity, é preciso encontrar uma instituição que ofereça a modalidade. Como dissemos, no Brasil, temos bancos, fintechs e financeiras que disponibilizam linhas de crédito do tipo. Via de regras, elas disponibilizam um colaborador ou equipe específica para tratar do assunto.

Dessa maneira, o solicitante pode manter o contato com o profissional, avaliando as condições oferecidas para seu perfil e gerando simulações. Feito isso, será realizada uma verificação do histórico como pagador e da situação legal do imóvel que será usado como garantia. Se não forem encontrados problemas, o bem entra em alienação fiduciária e o recurso é liberado.

Quais os benefícios do Home Equity?

Como você viu, não faltam benefícios para o uso do Home Equity. Um dos mais relevantes é a total liberdade para utilização do recurso. Ou seja, a pessoa pode pegar o dinheiro e usar como bem entender, como para quitar parcelas de um financiamento, comprar um carro, reformar sua casa ou fazer a viagem dos sonhos.

Além disso, os prazos de quitação são muito extensos, dependendo da instituição e do acordo selado entre as partes. Não é raro que o período de pagamento supere décadas, dependendo do perfil. Por fim, é preciso destacar os juros mais baixos, pois a propriedade alienada confere muito mais segurança para o credor no que diz respeito à adimplência do cliente.

Gostou de aprender mais sobre o Home Equity? Quer encontrar soluções para ajudar melhor o seu cliente? Então, entre em contato conosco e conheça nossos produtos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *