Conheça agora tudo sobre: Vistoria de Imóveis

Tempo de leitura: 6 minutos

Identificar eventuais problemas em uma propriedade pode ser algo muito importante na hora de uma compra ou na entrega de uma casa ou apartamento ao final do contrato de locação. No entanto, nem todo mundo sabe como isso é feito. Pensando nisso, preparamos um post mostrando o que é preciso saber sobre a Vistoria de Imóveis.

Trata-se de um processo muito necessário em transações imobiliárias, mas que demanda ajuda especializada para que tudo seja feito de forma adequada, garantindo não apenas boas condições de habitabilidade, como também a manutenção do valor do patrimônio. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema!

O que é a Vistoria de Imóveis?

De forma resumida, podemos dizer que a Vistoria de Imóveis é uma avaliação que tem o objetivo de identificar problemas em uma propriedade, como casa, apartamento ou mesmo uma loja comercial. O mais comum é que seja feita na hora da devolução das chaves em um acordo de locação, mas ela também pode ser realizada em outras ocasiões.

Com isso, é possível garantir as condições do local e atestar que ele foi entregue da mesma maneira que foi recebido. Por outro lado, também pode ser essencial para apontar a necessidade de eventuais reparos ou reformas. O procedimento deve ser firmado em documento e anexado em contrato, por meio do laudo de vistoria.

Qual a importância da Vistoria de Imóveis?

A Vistoria de Imóveis é muito importante para oferecer mais segurança para uma transação imobiliária, seja ela de locação ou mesmo de venda. A própria legislação brasileira disserta sobre o tema, determinando regras e ressaltando que a realização de modificações na estrutura da propriedade, sem a autorização por escrito do locador, é vedada.

Além disso, o locatário é obrigado a permitir que o local seja vistoriado, com dia e hora marcada, mesmo que o contrato não esteja no início ou no final. Todas essas disposições evidenciam, entre outras coisas, que é extremamente relevante contar com esse documento, para evitar problemas e elevar os níveis de segurança entre todos os envolvidos.

O que é Laudo de Vistoria?

Acima, já citamos o laudo de vistoria. Trata-se do documento no qual serão registradas todas as informações importantes sobre o imóvel, como seu estado de conservação, eventuais mudanças na infraestrutura ou danos sofridos. Ou seja, é ali que serão descritos todos os defeitos, itens que precisam de conserto e assim por diante.

Inclusive, o laudo é parte do contrato de locação, devendo ser anexado ao mesmo.  Além disso, é imprescindível relembrar que, para ter validade jurídica, ele só poderá ser elaborado e assinado por um profissional responsável, como um corretor ou vistoriador, juntamente com o locador, locatário e outras duas testemunhas.

vistoria de imóveis

Como funciona um procedimento de Vistoria?

O procedimento de Vistoria de Imóveis é bastante detalhado, mas não apresenta grandes complexidades para um profissional especializado. Para que tudo possa ser feito, é importante que o laudo seja adequadamente preenchido, com dados como as dimensões do local, que demanda a presença de uma fita métrica ou outro aparelho que possa realizar o serviço.

Entre os itens mais analisados, podemos destacar as condições do que conta com mais utilização, como tomadas, interruptores, torneiras, pias e chuveiros. Também será preciso ficar de olho em vazamentos e infiltrações, avaliando pisos, forros e paredes. Caso exista mobília na unidade, é imperecível verificar se estão na mesma situação de antes.

Como fazer uma boa Vistoria de Imóveis?

Agora que você já está mais familiarizado com o conceito de uma Vistoria de Imóveis e entendeu melhor como o procedimento funciona, chegou a hora de dar algumas dicas para que tudo saia da melhor maneira possível. Acompanhe.

Observe as condições gerais

Não tem jeito: o primeiro passo para quem deseja fazer uma Vistoria de Imóveis consiste em observar as condições gerais da propriedade. afinal, elas devem constar no laudo e ajudar a compreender a situação do local. Uma boa dica é começar pela fachada e paredes, analisando pintura e conservação, além da existência de infiltrações, rachaduras e outros problemas.

Depois, para as portas, pisos e janelas, que são muito utilizadas e podem ficar com arranhões ou danos na pintura conforme o uso. A presença de cupins ou sinais de ferrugem é outro problema recorrente. O piso também não deve ter manchas ou falhas no rejunte, tampouco azulejos trincados, rachados ou quebrados.

Analise o sistema elétrico

Como citamos anteriormente, o sistema elétrico é um dos mais importantes em uma Vistoria de Imóveis, pois não é raro que alguns de seus componentes se desgastem como o uso intenso. Por isso, no momento de analisar a propriedade, você precisará dar atenção especial para alguns itens nesse sentido. Comece, por exemplo, vendo o estado do quadro de luz.

Feito isso, parta para o funcionamento dos disjuntores, checando se apresentam fuligem ou sinais de curto-circuito. Depois, vá para os interruptores dos quartos, banheiros, sala e cozinha. Caso tenha encontrado algum problema, não deixe de apontar tudo no relatório do laudo, especialmente as partes que não estavam funcionando.

Verifique a parte hidráulica

Por fim, não dá para deixar de falar na parte hidráulica, que são outro aspecto que costuma ter problemas, notadamente em edifícios ou casas antigas. Felizmente, sua verificação não tem muito mistério, demandando, de começo, o acionamento de todas as torneiras, deixando a água correr por alguns minutos para checar eventuais vazamentos nos sifões.

Princípio parecido deve ser utilizado nas descargas, até para checar se a vazão de água está sendo adequada. Faça tudo de olhos atentos às paredes e rejuntes, para notar a presença de vazamentos, infiltrações e mofo, principalmente na cozinha, área de serviço e banheiros. Em caso positivo, coloque tudo no laudo.

Conclusão

Como você pôde ver, a Vistoria de Imóveis é muito importante. Você sabia que existem ferramentas que ajudam nesse sentido, como um bom aplicativo? Ele facilita a vida do corretor e traz mais praticidade para todas as transações imobiliárias!

Gostou de aprender mais sobre a Vistoria de Imóveis? Quer mais segurança e dinâmica na sua rotina? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *