Um guia para se transformar em uma Imobiliária Digital

Tempo de leitura: 8 minutos

Uma Imobiliária Digital é uma imobiliária tradicional que se adapta ao novo mercado, não apenas adotando a tecnologia, mas também investindo em uma estratégia de longo prazo com enfoque em pessoas e na modelagem de negócio, tudo isso para alcançar um resultado maior e um crescimento sustentável.

Afinal, a concorrência dentro do mercado imobiliário está cada vez maior com startups invadindo este mercado e surfando a onda desse período de transformação digital.

Conduzir esse processo para ser uma Imobiliária Digital pode parecer difícil, porém pode estar mais ao seu alcance do que você imagina. Existe uma série de estratégias que você pode fazer na sua imobiliária visando melhorar a experiência do seu cliente e da sua equipe e se tornar uma excelente imobiliária digital e ter resultados surpreendentes.

E são essas estratégias que iremos compartilhar com você.

Nesse post você aprenderá tudo que é necessário para transformar sua imobiliária em uma imobiliária digital e otimizar os seus resultados.

  • Por que pensar em Transformação Digital
  • O que é Transformação Digital
  • Como conduzir a transformação digital da sua imobiliária 

Confira:

Por que pensar em Transformação Digital

imobiliaria digital

Segundo Pesquisa do Grupo ZAP apresentada no Conecta Imobi 2019 realizado com consumidores do Mercado imobiliário perguntando quanto, numa escala de 0 a 10, foi a sua satisfação com a sua imobiliária, e pasmem. A nota foi 3,5.

Isso mostra o quanto as imobiliárias precisam evoluir aos olhos dos seus clientes.

Por fim o uso de tecnologia nas imobiliárias é muito baixo (bem precário mesmo) o que torna o processo lento, burocrático, imprevisível e deixa suas operações caras devido ao alto custo com pessoal.

Esses três fatores combinados (cliente final insatisfeito, mercado grande com muito dinheiro e players com baixo uso de tecnologia) se tornam um grande atrativo para entrada das startups, o que já está acontecendo em diversas praças do Brasil. Empresas como Quinto Andar, EmCasa, Lockey, entre outras vem chamando cada vez mais atenção.

Isto posto fica a pergunta: Será que é preciso inovar? Será que preciso mudar a minha estratégia para garantir a sobrevivência da minha imobiliária para os próximos anos?

Se a sua resposta for NÃO, sugiro que nem perca de tempo de ler esse post até o final. Mas se sua resposta for SIM, vem comigo até o fim que prometo que este post vai lhe dar uma boa direção de quais passos seguir daqui pra frente para se tornar uma imobiliária digital.

O que é Transformação Digital

Transformação Digital é um processo no qual as imobiliárias fazem uso de tecnologia digital para resolver problemas tradicionais como melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural, dando um papel essencial para a tecnologia com as pessoas no centro das estratégias. Esse é o caminho para se tornar uma imobiliária digital.

Existem 3 tipos de imobiliárias

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Nativas digitais – já nasceram digitais e entregam produtos e serviços digitais. Que é o caso de empresas como Quinto Andar, Lockey e EmCasa.

Em Transformação – que estão transformando seu modelo de negócio. Bons exemplos que gosto de trazer como inspiração de que dá pra fazer são: Casa Mineira, Brognolli, Beiramar, Casa Grande, Newville, Lar Imóveis e Souza Gomes.

Analógicas – que ainda não compreenderam a urgência de se adaptarem e estão paradas. Infelizmente, são várias imobiliárias que se enquadram nesse contexto que não precisamos deixar exemplos.

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Depois que você entendeu em qual cenário você se encontra é hora de agir. Se você está ‘Em Transformação’, aperte os cintos pois a aventura começa agora.

E aqui vão algumas dicas pra você:

  • Transformação Digital é um processo difícil sim e de longo prazo;
  • Transformação digital é mudança de estratégia e novas maneiras de pensar;
  • Transformação Digital é um projeto de mudança de pessoas e comportamentos;
  • O processo de mudança leva tempo. A decisão de mudar é imediata;
  • Se você for priorizar isso no seu negócio, invista não só dinheiro, mas principalmente tempo.

Agora quer saber qual a melhor parte?  É o como tirar isso do papel.

Como conduzir a Transformação Digital da sua imobiliária 

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Existem alguns pilares que não podem deixar de ser observados na mudança de estratégia para se conduzir a transformação digital de um negócio com consciência e evitar desperdícios de tempo e dinheiro.

Conheça os 3 pilares da Transformação Digital

1 – Cultura e Organização 

É uma mudança de mindset e que envolve pessoas. Por isso a parte mais difícil e ao mesmo tempo mais importante da sua estratégia. A imobiliária vai se reposicionar para uma cultura mais orgânica e adaptativa.

2 – Ativos Digitais 

Será o momento em que você irá escolher ou até mesmo desenvolver tecnologias que geram valor pro seu negócio através de um PROPÓSITO. Se pergunte: qual é o problema, qual o propósito que eu vou resolver?

3 – Conexões 

Conecte tudo e todos. Conexão com o cliente, com o seu time, com máquinas para melhorar a experiência do seu cliente e ser a mais fluida possível com o mínimo de fricção e ruído. Aí sim ele terá uma excepcional experiência com sua imobiliária e a tecnologia irá de fato cumprir o seu papel.

Outro detalhe importante é como dar o primeiro passo. A maioria das imobiliárias que estão em transformação pensam: Sei que preciso mudar, mas não sei por onde começar.

Se você conseguir responder esse roteiro de perguntas abaixo vai lhe ajudar a dar esse próximo passo com mais segurança.

1º Passo – Porque? 

Antes de qualquer iniciativa responda essa pergunta. Porque eu devo me transformar digitalmente?  Só depois de ter clareza dessa resposta comece a entender a maturidade digital da sua imobiliária (pontos fortes e pontos fracos) e o quanto a liderança está engajada.

Vale ressaltar que é fundamental o engajamento da liderança nesse momento. Se a Transformação digital partir de um departamento de TI ou Inovação não vai funcionar. Transformação Digital deve estar na pauta da liderança, porque envolve transformar o negócio como um todo. Somente o líder vai sustentar os impactos dessa mudança com o passar do tempo.

2º Passo – O que? 

É o momento em que você vai entender o que vai fazer no seu negócio. Existem 3 formas de se conduzir a Transformação Digital na sua imobiliária:

Excelência operacional: pegar o processo que está cheio de gaps e ineficiências. Assim você melhora a eficiência, reduz custo e melhora o tempo de resposta. Uma dica importante é que  o custo da tecnologia ficou mais acessível para todos então você possui oportunidades incríveis que pode aplicar ao seu negócio, mesmo no início.

Digitalização de produtos e serviços: trazer pro digital o produto e serviço  que você faz, no nosso caso serviços imobiliários como divulgação, negociação, transação, gestão, etc.

Novos modelos de negócios e novos produtos e serviços: Nesse nível mais avançado você poderá identificar novas oportunidades de negócios para os seus clientes ou até mesmo para outro grupo de clientes que antes você não atendia, possibilitando assim você expandir sua receita. 

3º Passo – Endereçar a tecnologia 

Respondido as perguntas anteriores, você terá muito mais clareza e estará mais preparado para escolher aquela tecnologia que vai resolver seu problema e vai ser útil pro seu negócio.

Como mensagem final gostaria de ressaltar que a maioria dos executivos acreditam que devem fazer a transformação digital do seu negócio. No entanto, quando questionamos os funcionários, grande parte deles entende que não está sendo feito nada, ou seja, existe um grande gap de execução. É a execução que faz a mudança acontecer.

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E Lembre-se:

“A tecnologia por si mesma não é o verdadeiro disruptiva. Não entender o cliente é a maior ameaça para qualquer negócio”

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