Tempo de leitura: 5 minutos
No relatório imobiliário de avaliação de visitas, o corretor adiciona informações dadas pelos clientes durante a visita, como feedbacks. A partir disso, pode-se criar um histórico dos atendimentos, bem como fazer apontamentos relevantes que auxiliem na conversão de vendas para os próximos clientes.
Relatório de perda de negócio
Nem toda visita resulta em uma compra. Por isso, esse relatório é fundamental para identificar quais foram os motivos que levaram o potencial cliente a desistir da aquisição. Essas informações devem estar dispostas no documento de forma clara e objetiva para que as devidas correções sejam feitas o quanto antes e de forma eficiente.
Ficha de especificações
Esse tipo de relatório é mais voltado para a parte compradora da negociação. O corretor gera e entrega uma ficha detalhada sobre o imóvel no qual o cliente está interessado. Nesse documento, estão os dados sobre as dimensões da construção, condições de pagamento e outras informações essenciais.
O objetivo é que o possível comprador receba um ótimo atendimento e tenha todas as suas dúvidas esclarecidas e, assim, potencialize as chances de adquirir o imóvel. Além disso, ao ter uma experiência positiva, o cliente indicará o negócio para outras pessoas, como amigos e familiares.
Saiba o que deve constar nesse documento
Conforme dissemos mais acima, para que o relatório imobiliário seja eficiente, deve conter informações detalhadas e claras para impactar o desenvolvimento da empresa positivamente. Confira abaixo o que não pode faltar em cada relatório.
Dados das visitas
No relatório de visitas, o corretor deve adicionar todas as informações sobre as visitas realizadas e as que ainda estão por vir. Assim, ele poderá controlar seu dia a dia, garantindo que seu tempo está sendo bem organizado, além de conseguir atender todos os clientes com excelência.
Desse modo, é imprescindível que o documento contenha os dados completos do imóvel, endereço, breve relato sobre a visitação, destacar a data e registrar o status do negócio; imóvel reservado, locado ou disponível.
Informações dos leads
No caso do relatório imobiliário sobre os leads aponta quantos clientes entraram em contato com um corretor em um determinado período de tempo. Ter essas informações reunidas no documento possibilita a definição de metas para fechar mais negócios. Para facilitar esse trabalho, você pode utilizar um software de gerenciamento de dados para organizar as informações continuamente.
Lista de propostas feitas
Reunir essas informações possibilita visualizar detalhes sobre as propostas recebidas pelos imóveis apresentados pelo corretor. Dados como data, endereço, valor, condições gerais da proposta, informações do cliente e do dono da propriedade.
Além disso, é importante detalhar os status das propostas, se foram aceitas, recusadas ou ainda estão em negociação. Assim, é possível acompanhar as propostas e evitar que os interessados desistem devido a demora na resposta.
Veja as métricas de vendas a serem consideradas
Além de montar um relatório completo e organizado, você deve utilizar métricas para acompanhar o desenvolvimento da estratégia de crescimento da imobiliária. Elas servirão para te mostrar se as táticas estão funcionando conforme esperado ou se está na hora de renová-las. Veja abaixo as principais.
- Taxa de conversão de vendas: permite mensurar o número de oportunidades de vendas e a quantidade de vendas realizadas. Em geral, o número de vendas deve sempre ser inferior às oportunidades, já que estamos falando de negociações complexas, especialmente no mercado imobiliário;
- CAC (Custo de Aquisição de Cliente): ajuda a entender a saúde financeira da imobiliária. Quando esse valor estiver alto, deve-se repensar as estratégias do negócio. Também é importante relacionar o CAC com o tipo de propriedade comercializada — imóveis de alto padrão tendem a ser mais caros;
- Número de oportunidades: serve para indicar quais as chances de negócio no qual o corretor está trabalhando. Permite entender o que fazer para aumentar esse número, além de identificar se é preciso investir na qualificação de leads imobiliários;
- Ticket médio: essa métrica do relatório imobiliário é usada para definir com mais clareza o perfil dos clientes. Também ajuda a compreender o faturamento da empresa, além de permitir visualizar se os valores estão alinhados com as metas financeiras do negócio;
- Ciclo de vendas: refere-se à duração de cada etapa de vendas até a conquista do cliente em potencial. Ou seja, exibe o tempo que os profissionais levam para efetivar as vendas. Pode ser útil para guiar sua organização, permitindo a comparação de dados com ciclos anteriores.
- Taxa de contato: índice interessante que ajuda a mensurar o sucesso das vendas. Quanto mais ligações e chamadas frias estiverem contidas em sua estratégia, maiores são as chances de êxito.
Conclusão
Como você pode notar, fazer um relatório imobiliário completo e bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empresa do ramo de imóveis.
Para facilitar essa tarefa, vale a pena investir em um software de gestão imobiliária, como um CRM (Customer Relationship Management) para ampliar a visão sobre os negócios. Caso precise de uma orientação sobre o assunto, a Universal Software possui todos os recursos necessários para te ajudar a implementar qualquer solução.
Gostou deste conteúdo? Então, assine a nossa newsletter para receber em primeira mão outros materiais incríveis como este!