Como a experiência do cliente pode agregar valor para o seu negócio?

Tempo de leitura: 6 minutos

Em um mercado competitivo como o de hoje fazer diferente já não é mais o suficiente e por isso as empresas estão buscando criar valor através da experiência do cliente.

Imobiliarista, você já parou pra pensar como é possível criar valor para o seu serviço?Pergunta que parece ser fácil de ser respondida mas na prática é bem diferente, não é mesmo?  Então, resolvi escrever esse post para compartilhar com você alguns exemplos de como pequenas e grandes empresas conseguem fazer com que o cliente perceba valor e aceite pagar um mais pelo seu produto ou serviço.

Primeiro exemplo: Café

blog-cafe

Vejam que no exemplo acima há mercado para as diferentes estratégias e surge um novo sujeito na história: a EXPERIÊNCIA DO CLIENTE.

Muitas pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto ou serviço para que tenham ótimas experiências de compra/consumo. É o caso da americana Starbucks, a maior rede de cafeterias do mundo. Oferecem um produto e um serviço de altíssima qualidade e uma incrível experiência de consumo ao seu cliente como por exemplo:

  • Ambiente extremamente aconchegante
  • Wi-fi grátis
  • Se a sua bebida não estiver exatamente da forma que você gosta eles fazem outra imediatamente sem cobrar outra.

Segundo exemplo: Macarrão (ou outra massa que você preferir)

Quanto custa comer um macarrão hoje?
Depende do que você, enquanto consumidor, busca.
Um macarrão pode sair por menos de R$1,00 desde que você saiba prepara-lo, tenha tempo e recursos para isso.
Venhamos e convenhamos quase todo mundo possui estes recursos, não é mesmo!?

blog-miojoPronto! Em menos de 3 minutos está pronto o seu miojo e por um preço muito barato.

Mas você pode não gostar de miojo e querer um macarrão mais bem elaborado e mais saboroso, certo? Isso requer maior investimento para comprar uma massa melhor, tomates, cebolas, manjericão, enfim… Os ingredientes que você optar. Talvez o investimento pule para casa dos R$30,00 a R$50,00.
Além disso o tempo de preparo será maior do que apenas 3 minutos. Talvez 30 minutos ou 1 hora… E o resultado?

Mas se o que você deseja é ter uma boa experiência, comer uma ótima massa em restaurante e/ou comemorar uma data especial, talvez opte por ir a um bom restaurante, certo?

Esse macarrão pode custar de R$40,00 a R$80,00 (preço é meramente ilustrativo, pois não há limite de valores…rsrsrs). Vai depender do restaurante que você vai, do tipo de macarrão que vai escolher, entre outros. Inúmeros fatores que influenciarão no preço que você estará disposto a pagar. Você pagará  não somente para se alimentar, mas para estar no conforto de um restaurante, por não ter que cozinhar, pelo sabor incrível que o Chef prepara sua massa… enfim. São atributos muito além de simplesmente saciar sua fome e que influenciam na experiência do cliente.

experiência do cliente


Terceiro Exemplo: Tecnologia

Não diferente do café e do macarrão, também enfrentamos os desafios de gerar valor para nossas soluções e serviços. Aqui na Universal Software recorrentemente recebemos questionamentos de clientes com relação a preço, como por exemplo:

“Consegui em um concorrente um valor mais barato! Dá pra fazer mais barato?”

Não que a gente seja contra descontos, promoções, etc. Mas se o cliente achou caro e não enxergou valor na nossa solução, o problema foi do vendedor. Ele simplesmente não conseguiu fazer o cliente enxergar o valor do produto e agora está comparando preços com algum concorrente. O papel do vendedor é de qualificar o cliente e mostrar o quanto nós podemos ajuda-lo a vender mais, alugar mais e também reduzir os custos da sua imobiliária. Fazendo um paralelo com exemplos acima, seria tomar uma simples xícara de café, ou comer um miojo. Aí o resultado esperado sempre será o preço, mesmo. Enquanto a guerra for de preço, sempre vamos perder, sabe por quê? Existem sim soluções mais baratas e até mesmo sistemas gratuitos.

Por isso o papel do vendedor é fundamental no processo. Entender as reais necessidades e anseios do cliente, conseguir ajuda-lo a resolver seus problemas e mostrar que conseguimos leva-lo de um ponto A a um ponto B.

Entenda a real necessidade do seu cliente

Tem cliente que precisa apenas de um sistema pra cadastrar seus imóveis, registrar atendimentos, exportar informações para o seu site, portais de anúncio e PONTO! É como o cliente que precisa se alimentar e recorre ao Miojo. Simples e BARATO! Vai atende-lo por um tempo, até que ele queira dar um passo maior… faz parte do jogo!

Por outro lado, existem clientes que precisam de algo a mais, de ter melhores experiências! (é esse tipo de cliente que estamos buscando)

Métricas e Indicadores para melhor entendimento do seu negócio, traçar estratégias com mais facilidade e ser mais rápido que o concorrente.

  • Automações para otimizar o seu tempo
  • Reduzir custo com funcionários
  • Funil de Vendas para otimizar sua gestão e aumentar suas vendas e locações
  • Integrações com outras plataformas para melhorar a comunicação com seu cliente e elevar a qualidade da sua prestação de serviços.

A questão toda é entender qual é a real necessidade do cliente e mostrar como ele será capaz de alcançar resultados. No fundo, todo cliente sabe que não vai comer um bom prato em um bom restaurante, pagando o preço de um miojo. Se no final ele perceber que vai ganhar mais dinheiro, otimizar seu tempo e ter mais segurança na sua operação, ele sempre vai entender o valor entregue e encarar o preço como JUSTO!

E você, como está se diferenciando no mercado?

  • O que você deseja? Uma commodity, um produto, um serviço ou uma experiência?
  • Qual o resultado esperado que você deseja?

Lembre-se:

experiência do cliente

 

Conclusão:

Entregar uma boa experiência para o seu cliente através do seu produto ou serviço, certamente faz com que o cliente enxergue valor na sua marca. Nos dias de hoje, muitas pessoas estão dispostas a pagar por algo que realmente vão atender às suas expectativas. Gerar boas experiências faz com que seu cliente venda para você, através de indicações e que ele volte a comprar novamente.

Conta pra gente como está a experiência do seu cliente na sua imobiliária. Vamos adorar saber e compartilhar boas práticas também 😉

6 Comentários


    1. Você não imagina como ler isso nos deixa felizes, Felipe. Muito obrigada por nos acompanhar, e esperamos sempre gerar conteúdo de qualidade para sua maratona 🙂

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  1. Ola!! Sou arquiteta luminotecnica. Sempre fiz projeto de iluminacao. Ja fui corretora por 1 ano na Coelho, quando minha loja de luminarias fechou.
    Estou comecando a fazer o Virtual Home Staging, que eh preparar o imovel para a venda e receber mais chamadas. Eh fazer alguns ambientes do imovel em 3D, com decoracao clean e bacana para o cliente ter ideia de como ficaria com uma decoracao moderna , clean e atual.
    Me enviem um imovel bom, mas que esta vazio ou com a mobilia antiga para mostrarmos como fica. Precisa da planta do ambiente e fotos do ambiente das janelas e portas.
    Fico a disposicao, cel. 11 99142-8696 Simone

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  2. Muito interessante o post, Pedro! Realmente, a experiência do cliente conta muito na hora de agregar valor a um produto ou marca e os novos consumidores estão buscando por isso cada vez mais. Aqui neste blog: https://binds.co/solucoes-de-pesquisa/atendimento-ao-cliente/ tem mais informações sobre como pesquisas de satisfação podem ajudar a dar uma experiência única ao cliente!

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