O que uma boa imobiliária deve ter para me ajudar a escolher meu primeiro imóvel?

Tempo de leitura: 6 minutos

A compra do primeiro imóvel é um sonho, uma grande conquista, algo planejado e batalhado por anos para grande maioria dos brasileiros. Mas o sonho pode acabar se tornando um pesadelo se, no ato da compra, não forem considerados alguns aspectos.

A imobiliária que vai te auxiliar nesse processo precisa ter credibilidade e contar com uma equipe de ponta. Neste artigo falaremos um pouco sobre o que uma boa imobiliária deve ter para te ajudar a escolher o primeiro imóvel:

Corretores de imóveis qualificados

Corretor de Imóveis

Parece óbvio, mas o que queremos chamar atenção aqui é para a importância de TODOS (sem exceção) serem credenciados ao CRECI. Caso contrário, ele não é oficialmente um corretor de imóveis.

Essa importante profissão na nossa sociedade é regulamentada pela lei, e nesta lei também consta quais são as obrigações do corretor de imóveis no negócio imobiliário.

Obrigações do corretor de imóveis

Conforme o artigo 723 do Código Civil, “o corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência que o negócio requer, prestando ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento dos negócios; deve, ainda, sob pena de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance, acerca da segurança ou risco do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos resultados da incumbência”.

Um bom corretor de imóveis também precisa estar sempre antenado no mercado imobiliário e preparado para lhe apresentar as melhores oportunidades, seja para moradia ou até mesmo para investimento.

Se a finalidade for moradia, o cuidado deve ser redobrado. Afinal, foram anos juntando dinheiro para esse momento mais que especial e você não quer que o sonho da casa própria se torne um pesadelo, não é mesmo? Lembre-se das duras horas de trabalho, das noites sem dormir, das férias que não pôde viajar, das pizzas que teve que comer pra não sair e economizar. Tudo isso com um objetivo: Comprar o Primeiro Imóvel!

O mercado está cheio de “picaretas”, gente se passando por corretor, mas que não são profissionais regulamentados juntos ao CRECI. Para evitar cair nesse golpe,  temos uma dica de ouro:

Dica de ouro: Acesse o site do CRECI da sua região e confirme se esse profissional é credenciado. Clique aqui e tenha acesso a todos os sites dos CRECI’s do Brasil.

Aspectos legais

Aspectos Legais

Assim como corretores precisam ser credenciados junto ao CRECI, imobiliárias também precisam estar regulamentadas para exercerem suas atividades de forma legítima no mercado. Pesquise se a imobiliária está devidamente apta a trabalhar, se possui alguma restrição ou apontamento judicial.

Para confirmar estas informações, também basta acessar o site do CRECI da sua região.

pesquisa-crecimg

Reputação

Reputação

Agora que você já conferiu se a imobiliária e os corretores tem autorização para exercerem as atividade de transação imobiliária, você deve averiguar a reputação desta empresa no mercado. Veja como você pode pesquisar sobre isso:

  • Recorra as redes rociais para pegar referencias e ver o que clientes estão falando sobre a imobiliária.
  • Visite o site “Reclame aqui”, lá você poderá ver se existem reclamações e se foram atendidas pela empresa.
  • Verifique se a imobiliária é associada ao Secovi da região, isso mostra que ela está e contato com outras imobiliárias buscando profissionalizar e inovar o mercado.
  • Também procure saber sobre a idoneidade da empresa e há quantos anos está no mercado.
  • Converse com pessoas que já foram atendidas por esta imobiliária e veja como foi a experiencia delas.

Profissionalismo

Profissionalismo

Profissionalismo é algo que pode ser identificado de diversas formas, das mais simples às mais complexas. A primeira impressão que você terá de uma imobiliária provavelmente será o site, por onde você fez o primeiro contato. O site da imobiliária diz muito sobre ela. Observe se ele é moderno, fácil de usar, se te oferece uma forma simples de pesquisa imóveis, se tem os contatos certos e principalmente se você tem retorno desses contatos. Se você mandou um e-mail e não foi respondido ou ligou na imobiliária e foi mal atendido sua experiência já começa ruim, e você começa a refletir se vale a pena continuar um atendimento onde você não foi bem tratado desde o inicio. Se for à imobiliária pessoalmente, preste atenção na organização da empresa, se parecem seguros e confiantes em seu próprio trabalho ou se te transmitem desorganização e ineficiência.   

Consultoria

Consultoria

Uma boa imobiliária não vai querer simplesmente te vender um imóvel, mas sim te fidelizar como um cliente que, se satisfeito, poderá gerar novos negócios futuramente e ainda a indicar para amigos e familiares. Uma imobiliária com esta visão não vai simplesmente te mostrar os imóveis disponíveis e pronto, mas sim te oferecer uma consultoria. Várias duvidas vão surgindo ao longo da negociação, seja sobre aspectos legais, contrato, financiamento, etc. É papel fundamental da imobiliária esclarecer todas as suas dúvidas e te deixar seguro sobre sua compra. Por isso, preste atenção se o corretor só está pensando na comissão ou se realmente está exercendo seu papel e te prestando um serviço de qualidade.

Conclusão

Quando você procura um médico para fazer uma cirurgia ou quando você procura uma escola para seu filho, não contrata o primeiro que encontra. Você certamente pesquisa, compara orçamentos, procura saber sobre a reputação, etc. Com uma imobiliária não é diferente, afinal, ela será responsável por facilitar o sonho da casa própria.

O papel do corretor de imóveis para a sociedade é muito importante, mas, por por vezes muito negligenciado, seja por pessoas que tiveram experiências ruins ou que não conhecem bem sobre a profissão. Se chegou a hora de comprar um imóvel, você vai precisar de um corretor de imóveis, portanto, pesquise e encontre aquele que melhor poderá atendê-lo em sua região.

 

Gostou deste artigo? Tem alguma experiência para dividir conosco? Deixe nos comentários e compartilhe estas dicas com mais pessoas¹

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *