6 Motivos para você ter medo de controlar seus imóveis em planilhas

Tempo de leitura: 6 minutos

Nada contra o Excel, ou a Microsoft. Sabemos da sua importância no dia a dia das empresas, inclusive o utilizamos para diversas funções em nossos negócios. Uma das vantagens da planilha em sua imobiliária é que elas te dão uma tremenda liberdade para trabalhar, mas essa mesma liberdade pode acabar se tornando a grande vilã da história.

planilha em sua imobiliária

Dentro de uma imobiliária pouco informatizada as planilhas são utilizadas em diversos setores, seja para controlar suas captações de venda e aluguel, ou até mesmo o fluxo de caixa. Porém, garantimos que esta é uma opção pouco segura e no futuro você poderá se arrepender amargamente por esta escolha.

Podemos atestar tal afirmação, pois é isso que escutamos de diversos gestores imobiliários, por todo país. O retrabalho e a falta de confiança na informação que as planilhas geram é tão grande, que não vale a pena, acaba sendo uma “economia porca”, quer saber por que?

Insegurança

planilha em sua imobiliária

A Planilha em sua imobiliária é extremamente vulnerável de se acessar, então se você quer ter alguma informação sigilosa, fica difícil separar aquilo que pode ou não pode ser visto. Ok, você pode estar pensando: “Ahhh, mas eu posso proteger minha planilha com senha!” Sim, você até pode. Mas pessoas mal-intencionadas dão um jeito em tudo e não é difícil descobrir como desbloquear a senha de uma planilha, quer ver?

Digite no Google: desbloquear senha excel

Pronto! Temos mais de 60 mil resultados entre tutorias e vídeos que facilmente deixarão as informações dos seus imóveis vulneráveis e expostas. Você certamente não quer que isso aconteça, certo?

Falta de pessoas habilitadas

planilha em sua imobiliária

Num primeiro momento, muitas pessoas acham que o Excel é extremamente simples, pois aparenta ser uma tabela com algumas fórmulas. Mas não é bem assim…

O Excel é extremamente complexo e poderoso mas para pessoas que tem um vasto conhecimento, e quando falo vasto é VASTO MESMO, ok? E além de conhecimento é preciso prática e experiência com planilhas.

É exatamente aí que está o problema. Sabemos que no nosso mercado imobiliário a grande maioria das pessoas que trabalham nesse ecossistema não tem essa experiência e habilidade grandiosa para lidar com essas planilhas, concorda? Portanto, isso limita bastante o número de pessoas que as utilizam de forma otimizada e acaba restringindo muito o uso da ferramenta dentro da imobiliária.

E quando você tem esse domínio e precisa que as demais pessoas precisem utilizar a planilha em sua imobiliária, elas acabam estragando tudo. Você não fica furioso? Qual o tamanho dessa dor de cabeça?

Complexidade

planilha em sua imobiliária

Como falei no tópico acima o Excel é sim uma poderosa ferramenta, mas extremamente complexa.

  • Você consegue gerar tabelas?
  • Você consegue gerar gráficos dinâmicos?
  • Você sabe gerar um VBA, macro ou formatar condicionais?

Se você respondeu que sim. Parabéns! Você tem um bom domínio do Excel e isso é muito relevante para a sua bagagem de conhecimento e para sua carreira. Certamente isso lhe é útil e sempre será. Mas pergunte isso agora para os seus colegas de equipe.

Eles também irão utilizar a planilha em sua imobiliária, não é mesmo? Então é bom que estejam todos alinhados.

Tempo

planilha em sua imobiliária

Estamos no século XXI, respirando tecnologias novas e úteis para o nosso dia a dia, não é mesmo? Whatsapp, Gmail, Easy Taxi, Uber, enfim…são incontáveis sistemas e aplicativos que facilitam a nossa vida e economizam nosso tempo e dinheiro. Agora, vai me dizer que até hoje você faz o cadastro dos seus imóveis MANUALMENTE?

Se você respondeu sim, quer dizer que ainda tem o retrabalho de cadastrar todas informações numa planilha de Excel, certo?

De duas opções, uma: Ou você está com tempo e não precisa vender ou você ainda não conhece uma solução.

Anaconda

planilha em sua imobiliária

Agora vamos considerar que mesmo diante de todos os motivos acima você ainda insiste em trabalhar com planilha em sua imobiliária. Imagino que o “Mal da Anaconda” já tenha atacado sua imobiliária (sim, isso mesmo, esse ser da foto acima anda lhe incomodando).

Essa cobra é a famosa ANACONDA. É assim que deve estar sua planilha: imensa, gigante, com abas sem fim e dificultando cada vez mais a gestão do seu negócio. Isso considerando que você tem apenas uma planilha em sua imobiliária, pois se tiver mais, são mais anacondas não é mesmo?

Fiquem pasmos, mas já conheci imobiliárias que tinham quase 40 PLANILHAS, dá para acreditar? Eu fico me perguntando:

  • Como está imobiliária faz para gerenciar tudo isso?
  • Quanto tempo a equipe gasta para elaborar essas planilhas?
  • Quanto custa ter uma equipe especialista em Excel?
  • Será que eles confiam que as informações coletas são 100% reais?

Cada um com seu modelo de gestão, mas eu (e acredito que você também) não gostaria de estar na pele deles de jeito nenhum. Certamente essa pessoa não anda comendo, dormindo, sei lá… alguma coisa desse tipo.

Perdendo um ou mais talentos

planilha em sua imobiliária

Calma! Se você chegou até aqui é sinal de que o texto está sendo importante para sua reflexão. Mas se você é um expert Excel ou se tem uma pessoa bem capacitada na sua imobiliária, não fique irritado!

Essas pessoas com habilidades excepcionais em Excel são extremamente TALENTOSAS, com rápido raciocínio, pensamento analítico excepcional, enfim. São verdadeiros gênios que você tem no seu negócio.

É só escalá-lo na posição certa, entende? Pense comigo, se ao invés de gastar tempo construindo planilhas, essa pessoa dedicasse seu tempo para olhar seus atendimentos, captações,etc. Certamente poderia sugerir novas estratégias para atingir resultados ainda melhores, baseadas em seu conhecimento e capacidade analítica. 

Por que desperdiçar um talento com uma atividade que pode ser substituída por uma solução bem mais prática?

Conclusão – Planilha em sua imobiliária

Se você está começando agora ou tem uma pequena imobiliária, aqui vai uma dica (vale inclusive para corretores de imóveis autônomos, ok?):

É muito importante começar certo e seguir um padrão para que possa escalar seu negócio rápido. Otimizar seu tempo para que você possa focar em gerar negócios e se relacionar com pessoas é extremamente importante.

Agora, se você já tem uma estrutura de imobiliária média ou grande, já passou da hora de ter uma gestão mais eficiente e multiplicar os seus resultados, pois você tem um gigante adormecido nas mãos.

Quer sugerir alguma outra dica? Tem uma opinião sobre o assunto? Conta pra gente!

3 Comentários


  1. Olha, a tecnologia existe para automatizar e acelerar certas funções e para trabalhar no mercado de hoje nós precisamos saber desfrutar dessa tecnologia à nosso favor. O Excel é uma ferramenta excelente principalmente nas mãos de um corretor de sucesso, ou seja, acho que a melhor sugestão seria capacitar os corretores ensinando-os através de um artigo de como utilizar o Excel no ramo imobiliário ao invés de como “NÃO” utiliza-lo.

    Responder

    1. Olá Lukas, obrigado pela sua contribuição. De fato o excel é uma excelente ferramenta. O que falamos no post são alguns pontos de dificuldade de utiliza-lo diante de outras tecnologias mais simples e fáceis como softwares e alguns Apps.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *