Tempo de leitura: 13 minutos
- O que é o TikTok e como ele pode ser utilizado?
- Como começar a utilizar o TikTok na sua imobiliária?
- Quais são os números do TikTok?
- Por que é interessante utilizar o TikTok na sua imobiliária?
- Quais são as funcionalidades que potencializam as vendas da imobiliária?
- Quais são os profissionais ou empresas do setor que já utilizam a rede social?
- Como utilizar o TikTok para imobiliárias na prática?
As redes sociais foram criadas com o intuito de divertir as pessoas. A medida que elas foram se popularizando as empresas perceberam no potencial que elas têm de conquistar novos clientes. Nesse cenário, o TikTok na sua imobiliária pode fazer a diferença.
Ele é um aplicativo que surgiu recentemente e conquistou usuários rapidamente no Brasil. Atualmente, ele tem se tornado uma grande ferramenta de divulgação para empresas do setor imobiliário. Pensando na importância desse assunto nós resolvemos elaborar este conteúdo.
Nele, mostraremos como o TikTok para imobiliárias pode ser utilizado de forma profissional e eficiente. Continue lendo!
O que é o TikTok e como ele pode ser utilizado?
Antes de qualquer coisa vamos entender o que é o TikTok. Basicamente, é um aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos. Esse tipo de conteúdo tem sido muito consumido, especialmente, por ser muito pequeno e passar um entretenimento ou informação rapidamente.
Ele foi lançado pelo grupo ByteDance na china ainda no ano de 2016. Mas, o aplicativo ficou inativo por alguns anos e só foi relançado para o mundo anos mais tarde. Rapidamente atingiu todo o mundo e chegou ao Brasil com mais força durante o ano de 2020, em plena pandemia.
Os vídeos que o aplicativo permite publicar são de até 60 minutos e o usuário pode inserir áudios e músicas em segundo plano, além de editar o conteúdo com vídeos e as demais ferramentas que existem na plataforma. Assim, a ideia principal é produzir um pequeno videoclipe curto e com até mesmo certo nível de profissionalismo.
Além disso, o vídeo pode ser salvo no dispositivo móvel e compartilhado em outras redes. A sua dinâmica e, até mesmo, semelhança com algumas funções do Instagram fez com que o setor imobiliário passe a ser um grande utilizador dessa ferramenta.
Como começar a utilizar o TikTok na sua imobiliária?
Para começar a utilizar o TikTok em sua imobiliária é muito simples. Basta fazer o download do aplicativo no smartphone da sua empresa ou até o de uso pessoal. O App está disponível para smartphones com sistema operacional iOS ou Android. Após fazer o download basta criar uma conta da sua imobiliária e o aplicativo estará pronto para iniciar.
A conta pode ser registrada por meio do seu e-mail e pode ser conectada a outras contas de redes sociais, tais como o Facebook, Twitter e, até mesmo, o próprio Google.
Quais são os números do TikTok?
Também é interessante entender os números do TikTok antes de pensar em fazer qualquer estratégia de marketing. Dados publicados pela Wallaroo Media mostrou que a plataforma já está em mais de 150 países e em 2022 atingiu o incrível número de 1 bilhão de usuários. O mais interessante é que não são apenas os adolescentes que estão na plataforma.
Os usuários variam entre pessoas de 13 e 60 anos. O levantamento mostrou que 32,5% dos usuários têm entre 10 e 19 anos e 29,5% entre 20 e 29 anos. Nessa faixa etária nós já temos pessoas que podem se interessar pelos produtos de uma imobiliária, por exemplo. Mas, o público acima de 30 anos também é muito amplo, totalizando 37,40% dos usuários.
Algumas pessoas que encontram informações sobre o TikTok para empresas podem acreditar que a ferramenta não tem muito potencial de capitar novos clientes. Contudo, como você pode perceber uma quantidade bem elevada de pessoas com mais de 30 anos e que podem ter interesse em imóveis estão utilizando a rede social.
Outra informação interessante demonstrado pelo levantamento é o tempo médio de acesso das pessoas na plataforma. Geralmente, esse período gira em torno de uma hora e meia por dia. Além disso, os usuários abrem o aplicativo, em média, 8 vezes por dia.
Gráfico que mostra a quantidade de downloads em milhões no primeiro semestre de 2022. Superando grandes redes sociais como Instagram, Facebook, Whatsapp e Youtube.
Por que é interessante utilizar o TikTok na sua imobiliária?
A oferta de conteúdos diferentes, criativos e informativos mudaram em muito a forma com que os consumidores acessam anúncios e realizam compras. A mídias sociais tem gerando cada vez mais engajamento e maior participação das pessoas nessas publicações. Assim, as pessoas buscam pessoalidade e conteúdos cada vez mais específicos.
Contudo, as pessoas querem tudo isso de forma rápida. Já existem outras redes sociais que oferecem conteúdo mais longos, tais como o YouTube, Facebook e até mesmo o Instagram. Já o TikTok tem por objetivo fornecer uma informação rápida sobre algum imóvel ou empreendimento, levando o usuário a conhecer mais sobre o produto em outra página, vídeo ou até mesmo rede social.
Nesse sentido, o foco do TikTok não é fazer a venda. Mas sim, gerar engajamento, curiosidade e interesse no usuário, fazendo com que ele procure mais informações sobre o imóvel em outros canais de divulgação da imobiliária.
Quais são as funcionalidades que potencializam as vendas da imobiliária?
Entendido o conceito do TikTok para imobiliárias mostraremos algumas das principais funcionalidades da plataforma que podem ser aplicadas na imobiliária. Continue lendo!
SlideShow de fotos
Nesse caso, você pode criar um vídeo em formato de slide com fotos de imóveis a venda na sua imobiliária. Assim, é possível inserir layouts criativos, sons e até fazer narrações. A exibição das fotos é sincronizada com a melodia.
Sons da biblioteca ou original
No TikTok o som é tão importante quanto a imagem. Portanto, escolher o áudio correto para sua publicação pode impulsionar sua estratégia de divulgação. Assim, é possível escolher uma música da biblioteca da própria plataforma, ou ainda, criar um som original para inserir na sua publicação.
Ajuste de velocidade
No TikTok você pode alterar a velocidade do vídeo antes de compartilha-lo. Assim, você pode gravar um vídeo completo de um imóvel, por exemplo, e acelerar o suficiente para caber nos 60 segundos. O contrário também pode ser feito. Ou seja, gravar vídeos em câmera lenta.
Ajuste de clipes na plataforma
Uma função interessante do TikTok é que você pode fazer todas as edições do clipe diretamente no aplicativo e salvar o clipe aditado para inserir em outras redes sociais. Assim, você consegue executar uma edição profissional sem nunca ter trabalhado com esse tipo de serviço e sem precisar de um editor de vídeos.
Voice-Over
O Voice-Over é uma ferramenta que permite fazer a narração dos seu vídeos. Você pode, por exemplo, gravar um imóvel e narrar as suas principais características a medida que ele é demonstrado.
Lives
Por fim, o TikTok também permite realizar lives — assim como ocorre em outras redes sociais. Assim, é possível demonstrar mais detalhes sobre seus imóveis a venda, bem como novos empreendimentos que estão surgindo na sua região de atuação.
Quais são os profissionais ou empresas do setor que já utilizam a rede social?
Além de conhecer as principais funcionalidades do TikTok é interessante conhecer a história de alguns profissionais que já saíram na frente e estão utilizando a plataforma. Veja os principais cases de sucesso.
Ricardo Martins
O Ricardo Martins é um palestrante e agente imobiliário que atua no Rio de Janeiro e já está com mais de 500 mil seguidores no TikTok. Na plataforma ele divulga casas e apartamento de luxo e faz visitas comentadas no TikTok.
Ele engaja seu público de maneira leve e o seu foco é mostrar os detalhes de design das casas na plataforma. Ele é um fenômeno do TikTok nas imobiliárias e serve como uma grande inspiração.
Felt Negócios Imobiliários
A Felt Negócios Imobiliários é uma imobiliária do segmento de alto luxo, comandada pelo empreendedor Lucas Felt e já tem mais de 180 mil seguidores no TikTok. Na ferramenta ele mostra casas de alto luxo no estado de São Paulo.
A apresentação dos imóveis é feita de forma didática e descontraída, o que chamou a atenção de grandes influenciadores como o Casimiro que tem uma série em seu canal reagindo a seus conteúdos.
Rubria Souza
A Rubria Souza é uma corretora de imóveis que conta com mais de 13 mil seguidores. Ela tem o seu engajamento com um público mais restrito, contudo, muito participativo, gerando muito engajamento. Ela publica diversos vídeos tirando dúvidas sobre a compra de imóveis, dados de mercado, caução, financiamentos, consórcios etc.
Apesar do tema mais técnico, ela também tem vídeos com uma pegada de humor e desafios, inserindo dicas para se aproximar cada vez mais do seu público.
DLA Imobiliária
A DLA imobiliária está presente no mercado de São Paulo e utiliza o TikTok predominantemente para demonstrar seus imóveis disponíveis para a venda. Desse modo, os interessados têm informações rápidas sobre as casas, lotes e apartamentos a venda de forma objetiva e rápida.
Como utilizar o TikTok para imobiliárias na prática?
Para finalizar este conteúdo, mostraremos algumas dicas práticas para utilizar o TikTok em sua imobiliária. Continue lendo!
Seja Profissional
A primeira dica é uma orientação. Você precisa ser 100% profissional em seu perfil do TikTok. Isso não significa que você deve ser engessado e ter uma comunicação formal. Mas sim, que todos os conteúdos postados devem estar totalmente ligados ao seu negócio.
O conteúdo pode ser descontraído, desde que seja relacionado à atividade imobiliária. Jamais poste sua vida pessoal, momentos de intimidade, viagens particulares etc. Se for para desviar um pouco o assunto dos imóveis poste um conteúdo da sua equipe, por exemplo.
Mas, sempre deixe muito claro que naquele perfil o seu seguidor encontrará apenas assuntos imobiliários. Afinal, ele te seguiu exclusivamente por esse motivo. Então, esse é o conteúdo que ele deseja receber.
Divulgue os imóveis de maneira criativa
A criatividade é algo indispensável no TikTok. As funcionalidades que demonstramos anteriormente contribuem consideravelmente para criar vídeos mais atrativos. Uma dica interessante é utilizar músicas do momento. Essas publicações tendem a ter um engajamento maior, tendo em vista que a trilha está em alta.
Cuidado na hora de inserir efeitos nas imagens. Alguns filtros ou efeitos podem prejudicar a visualização dos detalhes das fotos. Portanto, tenha cuidado com isso.
Utilize os desafios como forma de engajamento
Os desafios são muito populares no TikTok. Ele pode servir para gerar um grande engajamento para a imobiliária. Não importa se todas as pessoas estão fazendo o mesmo desafio, eles sempre gerarão um grande número de visualizações. Mas, jamais esqueça da questão do profissionalismo.
Nesse caso, você deve adequar os desafios do momento ao seu negócio. Para encontrar os desafios que estão em alta basta clicar no menu “Descobrir” na parte inferior da tela. Em seguida, pesquise um vídeo específico, os resultados aparecerão na guia “Principais”.
Desafios são a alma do TikTok. Eles geram uma corrente de conteúdo que faz muito sucesso entre os usuários. Você também pode utilizar essa funcionalidade para demonstrar prós e contras de alugar ou comprar um imóvel, por exemplo. Ou ainda, fazer a exibição de uma casa ou apartamento de forma diferenciada.
Compartilhar o conteúdo em diversas plataformas
Outra funcionalidade muito interessante é a possibilidade de postar o vídeo produzido no TikTok em outras redes sociais. Inclusive, tem pessoas que utilizam o TikTok somente para fazer as edições e postar em outras redes sociais, o que não é recomendado. Afinal, essa plataforma pode potencializar em muito seus resultados.
Esse recurso agrega bastante produtividade e agilidade no trabalho, trazendo inovações de outro tipo de linguagem e engajamento para redes sociais distintas e que têm um público mais consolidado. Essa possibilidade permite atrair o público de uma rede social para outra.
Criar anúncios
Assim como outras redes sociais, o TikTok também permite a criação de anúncios. Para alavancar os seus resultados é possível patrocinar algumas postagens e atingir mais pessoas, gerando mais engajamento e aumentando as possibilidades de fechar vendas.
Utilize palavras chaves
Assim como o Instagram, as palavras chaves também podem ser trabalhadas com hashtags. Elas também contribuem para atrair mais clientes para o seu negócio. Algumas sugestões interessantes são: #ConsultoriaImobiliaria, #ImobiliariaTikTok, #MercadoImobiliario, entre outras.
Utilize o bom humor
Por fim, é importante que você saiba trabalhar o bom humor em suas postagens no TikTok. Tenha em mente que as pessoas que entram no aplicativo têm um único motivador que é a descontração e o divertimento. Ninguém entra na plataforma para encontrar bons negócios. Você é que tem o trabalho de gerar interesse na pessoa pelos seus produtos.
Portanto, sempre utilize o bom humor em suas postagens. Mesmo sendo profissional, é possível fornecer descontração aos seus seguidores sem se perder no profissionalismo. Mas, tenha cuidado para não causar algum tipo de estranhamento nos seus seguidores. Ou seja, utilize doses regulares de humor, mas com credibilidade.
Por fim, podemos concluir que o TikTok para empresas é uma excelente ferramenta de divulgação do seu negócio. Portanto, jamais negligencie essas estratégias e comece a utilizá-las o quanto antes.
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