Imóveis multifamiliares: Conheça uma das tendências para o mercado imobiliário

Tempo de leitura: 6 minutos

Entender as novas tendências do mercado imobiliário é fundamental para se adiantar e fazer bons investimentos. Entre essas novidades, os imóveis multifamiliares estão ganhando destaque por conta dos benefícios que eles oferecem, aliado ao baixo custo de manutenção.

Devido ao crescimento das grandes cidades, encontrar um imóvel com boa localização e com um bom preço é uma necessidade cada vez mais presente entre as famílias brasileiras. Por isso, vale conhecer um pouco mais sobre a possibilidade de investir nesse tipo de edificação. Se você quer saber como funcionam os imóveis multifamiliares, continue a leitura e confira nosso artigo!

popupcrm

O que são imóveis multifamiliares?

Um imóvel multifamiliar é uma construção composta por várias unidades controladas por um mesmo investidor ou grupo de indivíduos que tem o objetivo de locação desses espaços.

Eles podem ser prédios, lofts, espaços residenciais, conjuntos de casas geminadas, conjuntos habitacionais ou condomínios fechados.

Enquanto no Brasil essa modalidade ainda está apenas começando, nos EUA tal formato envolve um investimento bilionário para atender a uma demanda crescente. Como esse tipo de investimento produz uma renda passiva associada a um bom fluxo de caixa, existem diversas vantagens de optar por tal formato.

Como funcionam os imóveis multifamiliares?

Nesse modelo de negócios, todas as unidades são registradas na mesma escritura, sendo legalmente um único imóvel. Como as decisões são centralizadas no proprietário, os investimentos, melhorias e ajustes se tornam mais fáceis e a gestão pode ser mais profissional.

Desse modo, esse tipo de empreendimento se diferencia dos condomínios no aspecto legal. Enquanto o primeiro demanda assembleias dos proprietários para qualquer tomada de decisão, no formato multifamiliar é o investidor que tem a autonomia para tomar as decisões para o espaço como um todo, gerando ganhos de escala e eficiência para o empreendimento.

Toda propriedade com várias moradias é habitação multifamiliar?

Essa é uma dúvida recorrente de quem está pesquisando sobre tal modalidade de investimento. Apesar de parecer a mesma coisa, múltiplas moradias não são equivalentes a uma habitação multifamiliar.

Enquanto na primeira opção as decisões sobre mudanças são tomadas de maneira conjunta entre os moradores, na segunda alternativa o processo de decisão envolve apenas os sócios e proprietários do empreendimento.

Isso significa que no modelo multifamiliar os gestores podem reformar as unidades, investir em melhorias e ajustar os espaços sem entraves ou extensas discussões entre os moradores.

O modelo de espaços residenciais se assemelha com o processo de administração de shopping centers, no qual um gestor profissional e com os recursos de seus investidores podem gerenciar a locação das unidades.

Por que investir nesse tipo de imóvel?

Entender quais são os principais diferenciais dos imóveis multifamiliares vai lhe ajudar a decidir sobre a validade de apostar nesse tipo de empreendimento para a sua imobiliária. Pensando em lhe auxiliar com essa tarefa, apresentamos abaixo as principais vantagens desse tipo de imóvel. Continue a leitura e confira!

Segurança

Se você está procurando investir em empreendimentos que ofereçam segurança aos clientes, apostar nos imóveis multifamiliares pode ser uma ótima oportunidade. Esse tipo de edificação apresenta diversos recursos para oferecer aos moradores boa segurança.

Por exemplo, é comum que os imóveis multifamiliares invistam em portaria 24h para controlar a entrada e saída de pessoas e, desse modo, tornar a vida de quem faz parte do condomínio mais tranquila.

Além disso, outros investimentos que aumentam a segurança das pessoas também são realizados. Como esse é um dos requisitos mais demandados por quem está à procura de um imóvel, oferecer imóveis multifamiliares aos clientes pode ser uma boa opção.

Opções de lazer

Outra vantagem que as habitações multifamiliares apresentam aos clientes é as diversas opções de lazer que existem dentro desse tipo de empreendimento. Assim, se o público da sua imobiliária é formado por pessoas que buscam investir em imóveis com esse tipo de característica, vale apostar nos imóveis multifamiliares.

Por exemplo, é comum ter alternativas como piscina, sala de jogos, espaço fitness e salão de festas na área interna. Desse modo, os moradores não precisam sair do aconchego e gastar com combustível para conseguir curtir um pouco a família ou fazer atividades físicas.

Além do mais, você pode usar esse aspecto na hora de anunciar o imóvel para venda ou locação. Certamente isso é um grande diferencial e pode atrair diversos interessados, aumentando a lucratividade da imobiliária.

Possibilidade de aumentar o portfólio

Investir em tipos diferentes de imóveis pode ser uma boa alternativa para maximizar os lucros da imobiliária. Assim, investir em imóveis multifamiliares é um bom meio de alcançar mais pessoas interessadas em comprar um novo lar e que queiram negociar com sua empresa.

Porém, vale atentar às características das opções disponíveis no mercado para fazer uma boa escolha e oferecer alternativas de qualidade aos seus clientes. Assim, você consegue aumentar a probabilidade de fechar mais vendas e a rentabilidade da sua imobiliária.

imóveis multifamiliares

Quais são os riscos dos imóveis multifamiliares?

Agora que você já sabe os pontos fortes desse tipo de empreendimento e como ele pode ajudar a sua imobiliária a otimizar os resultados, vale entender os riscos de apostar nele também, não é mesmo?

Nesse sentido, o que pode dificultar um pouco as negociações são os valores devidos mensalmente ao condomínio. Portanto, se o seu público está de imóveis que ofereçam custos menores ao invés de mais comodidade, talvez seja melhor optar pelas habitações tradicionais.

Além disso, outro fator importante que pode dificultar na hora da negociação é o convívio em vizinhança. Porém, esse fator é algo que pode gerar atritos em apartamentos e também em outros tipos de empreendimentos.

Entendeu quais são as principais características dos imóveis multifamiliares e como avaliar se ele é uma boa opção para oferecer aos clientes?

Por meio de uma avaliação minuciosa, fica mais fácil definir se vale ou não a pena colocar esse tipo de imóvel no portfólio da sua imobiliária. Para isso, é importante entender o perfil do consumidor e, a partir disso, escolher as melhores opções para maximizar os lucros do negócio.

Gostou deste artigo e quer continuar descobrindo mais alternativas para melhorar os resultados da imobiliária? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *