Tempo de leitura: 5 minutos
Lidar com mudanças no mercado imobiliário pode ser muito perturbante, principalmente quando já estamos acostumados com o mesmo cenário por muitos anos. Você está inseguro com tantas mudanças que ocorreram, e estão ocorrendo, no mercado imobiliário, e principalmente com a velocidade em que essas mudanças vieram? Então esse post é pra você, pois poderá ajudá-lo a entender quais foram essas mudanças, para onde o mercado imobiliário está indo e os motivos dessas mudanças terem sido tão rápidas e repentinas. Afinal, ao entendermos as mudanças, fica mais fácil lidar com elas e principalmente nos adaptarmos, não é mesmo?
Então, vamos lá:
Quais as mudanças no mercado imobiliário?
Foram várias as mudanças que aconteceram no mercado imobiliário, mas quase todas elas convergem para uma palavra: tecnologia. A tecnologia mudou a forma de como fazemos as coisas em nossas vidas, mas não duvide, ela veio pra ajudar. Veio pra melhorar a vida das pessoas, torná-las mais produtivas e reduzir custos de operações longas e manuais.
Antes de aprofundarmos em cada uma delas, veja a imagem abaixo e reflita sobre quais foram realmente as mudanças:
.
Veja, esse é um momento histórico, onde os católicos param para ver o Papa na praça de São Pedro, no Vaticano. Temos um paralelo entre 2005 x 2013, e podemos concluir que passados 8 anos, as pessoas continuam a ter a mesma ação e tradicionalmente lotam a praça para ver o Papa na mesma praça de São Pedro. No entanto, há uma diferença gritante: a forma com que eles veem o Papa mudou! E é exatamente para isso que quero chamar a atenção, para traduzirmos quais foram as formas de mudanças no mercado imobiliário.
A tecnologia está presente em quase tudo que fazemos hoje e quem não se adaptar e aceitar essas mudanças certamente ficará para trás. Trazendo agora para o mercado imobiliário, as pessoas continuam a comprar, vender e alugar imóveis, correto? As imobiliárias e corretores de imóveis continuam a intermediar essas transações e administrar locações também, certo?
Mas a forma com que o cliente busca informações mudou, a forma em que as imobiliárias administram imóveis mudou, quase tudo mudou!
- Máquinas de escrever foram substituídas por computadores;
- O jornal foi substituído pela internet (Google, sites, portais de anúncios);
- As pastas dos corretores foram substituídas por smartphones, notebooks e tablets;
- Formulários e fichas de cadastros foram substituídos por softwares;
- As fotos impressas foram substituídas por fotos digitais que são exibidas nos sites das imobiliárias;
- Arquivos físicos que antes ocupavam muito espaço nas imobiliárias foram substituídos pelos HD’s e pelo Cloud (nuvem).
Veja só esse vídeo de como a tecnologia impactou a agricultura:
A atividade de colher rabanete continua. No entanto, ela está muito mais produtiva do que antigamente. Certamente o custo com pessoal reduziu substancialmente, pois o processo está muito mais eficiente.
Por que foi tão rápido?
As mudanças no mercado imobiliário ocorreram numa velocidade absurda, mas não se preocupe, isso aconteceu em todos os mercados e no mundo inteiro, a sociedade como um todo está sentindo esses impactos.
Esse vídeo do Ricardo Guimarães, fundador da Thymus, empresa de consultoria estratégica, explica perfeitamente o contexto dessas mudanças no mundo e porque aconteceram tão rapidamente.
Para onde o mercado imobiliário está indo?
Não precisa ser nenhum vidente para entender que a tecnologia está tomando conta da vida das pessoas e das empresas, e tornando-as mais eficientes, reduzindo seus custos, aumentando seus resultados e tornando-as assim mais lucrativas e rentáveis.
Um exemplo disso é a startup paulista Quinto Andar, que inovou no processo de alugar apartamentos, de uma forma mais rápida e reduzindo ao máximo a burocracia. A empresa apostou em cheio na tecnologia para deixar seu processo mais eficiente, mais rápido e com isso tem um custo mais enxuto. Essa é uma excelente amostra de como um mercado tão tradicional quanto o mercado imobiliário pode sim se adaptar e inovar nos processos.
Minha única ressalva aqui é: muito cuidado para não se deixar seduzir em uma área que você não domina. O mercado funciona como uma luta, uma luta livre. Imagine um combate entre um lutador de capoeira contra um lutador de Jiu-Jitsu. Naturalmente, cada um deles vai querer levar a luta para onde ele é melhor:
Hoje, temos imobiliárias com uma boa carteira de clientes e de imóveis tentando se reinventar e se adaptar as novas tecnologias. Do outro lado, temos imobiliárias e profissionais novos entrando no mercado agora, já familiarizados e preparados para as novas tecnologias e nova maneira de fazer marketing, mas que sonham em ter os clientes e imóveis que as imobiliárias “antigas” possuem para conseguir atingir seus resultados. Na verdade é um de olho na grama do vizinho do outro. Mas é muito mais fácil e rápido acontecer o processo inverso: A imobiliária já estabelecida conseguir fazer alguns ajustes e nadar de braçada.
Conclusão
Basta um lampejo de olhar crítico para perceber o quanto a sociedade, o comportamento das pessoas e as empresas mudaram nos últimos anos. O primeiro passo para conseguir lidar com essas mudanças, certamente é aceitá-las e entendê-las. Não adianta entrar em negação e pensar “sempre fiz assim, não vou mudar agora”. Isso só vai te afastar de clientes e parceiros.
Ao contrário, arregace as mangas e estude: Participe de cursos e eventos, leia notícias, acompanhe o que está acontecendo e analise como pode aplicar isto em sua imobiliária no dia a dia.
Quer entender de forma simples alguns conceitos e termos que invadiram o mercado imobiliário nos últimos anos? Assista ao vídeo abaixo e entenda nossa série de vídeos “Minuto Imobiliário”: