Você não PRECISA de um sistema imobiliário!

Tempo de leitura: 10 minutos

Você está em dúvida se realmente precisa de um sistema, ou está pensando em trocar o que você já usa? Então este artigo é dedicado exclusivamente a você. Aqui, te ajudaremos a encontrar a resposta para as seguintes perguntas:

  • Preciso ter um sistema?
  • Por que ter um sistema?
  • Quando preciso trocar de sistema?
  • Quem realmente precisa utilizar um sistema?
  • Onde encontro bons sistemas?
  • Quanto custa um sistema?

Então vamos por partes:

Preciso ter um sistema?

Preciso ter um sistema para imobiliária

NÃO! Você não PRECISA ter um sistema! Sejamos francos e honestos. Há anos a corretagem e administração de imóveis existe e desde o início era tudo feito manualmente, com organização e processos, não é mesmo? Além disso, contava com muito suor e trabalho duro de cada um que trabalhava nas imobiliárias.

Conseguir atender e administrar sem um sistema você até consegue, afinal, foi assim por anos e não poderia ser diferente agora, mas é a mesma coisa que responder se é possível ir a pé do Rio de Janeiro ao Amapá!

sistema para imobiliária

Sim é possível, mas com certeza não é a alternativa mais eficiente e confortável.

Então é isso, você não precisa ter um sistema! Mas ele pode sim te ajudar a ser mais eficiente, mais rápido, mais lucrativo e que o trabalho seja menos “sofrido”, sobretudo quando falamos das automações e facilidades que um sistema pode trazer pra você e sua equipe.

Logo, se você se sente bem trabalhando manualmente e sem um sistema, tudo bem. Mas se você está incomodado com a dinâmica de trabalho na sua imobiliária continue a leitura.

Então… Por que ter um sistema imobiliário?

Por que ter um sistema para imobiliária

Um sistema imobiliário pode trazer uma série de benefícios para você e sua equipe, veja algum deles:

  • Organizar processos e estabelecer um padrão: isso serve para um cadastro de imóvel, de clientes, de atendimentos, de negócios e contratos! Isso evita que cada pessoa que faça a atividade faça do seu jeito! Não que o lado humano e pessoal deixe de existir, mas a parte processual terá o jeito da sua imobiliária e não de cada funcionário.
  • Automatizar processos: envio de e-mails, avisos e alertas de vencimentos de exclusividades, de seguros, aluguéis, etc! Não precisa ter um controle manual e depender da cabeça ou eficiência de um funcionário pra que ele lembre, pois se ele esquecer, faltar ou estiver de férias algo grave pode ocorrer na sua imobiliária.
  • Melhores resultados e produtividade: como o sistema automatiza muitas atividades você consegue ser mais eficiente, e quando falo em eficiência me refiro em ALUGAR MAIS IMÓVEIS e VENDER MAIS IMÓVEIS! Sua equipe consegue focar mais nos atendimentos, relacionamentos e pessoas. Nessa parte, fique atento a essa verdade: NENHUM sistema vai alugar ou vender mais imóveis! Repito: NENHUM! O que acontece é que ele pode TE AJUDAR com ações que vão lhe proporcionar mais TEMPO para que você e sua equipe façam mais negócios! Te ajudar com lembretes, avisos e alertas que tem um imóvel para aquele cliente ou um cliente para aquele imóvel, sem deixar passar nada despercebido, o que o cérebro humano não é capaz de fazer.
.
  • Reduzir custos: Como sistemas automatizam muitos processos você é capaz de fazer mais com menos! Uma pessoa com a ajuda de um sistema consegue fazer mais do que 2 ou 3 pessoas “trabalhando manualmente”. Agora pense no salário dessas pessoas extras, férias, décimo terceiro, sem contar o risco trabalhista…
  • Métricas – ter a gestão da sua imobiliária na palma da sua mão:  É muito mais fácil e simples você acompanhar os principais indicadores do seu negócio. Alguns deles você certamente nem sonharia que seria possível medir e aqueles que fossem necessários você talvez demoraria horas ou dias para ter. Hoje existem tecnologias que te dão acesso a esses indicadores em até dois cliques .
  • Tempo: Particularmente esse pra mim é o mais importante.
    – Quantos negócios você deixa de fazer por falta de tempo?
    – Quantas dias da semana você fica na imobiliária até tarde pra conseguir entregar o trabalho?
    – Quanto tempo você não tira aquelas férias que tanto sonhou com sua família?
    – Seu marido, esposa ou filhos já te cobraram pela sua ausência porque está trabalhando demais?

Estamos falando de qualidade de vida! Pense nesses momentos de felicidade que pode passar a ter por trabalhar de uma maneira mais eficiente!

Quem e quando preciso ter um sistema?

sistema para imobiliária

Cada um no seu momento. Como falei anteriormente, não é necessário ter um sistema, então é você que vai sentir a melhor hora de ter um. Mas, para dar uma mãozinha vou dar um panorama das dificuldade e oportunidades que cada mobiliária, conforme o seu tamanho, enfrentam.  Essa é uma evolução natural das empresas e no caso de imobiliárias que, sem dúvida, vão crescendo com o tempo.

A) Imobiliária pequena

sistema para imobiliária

Uma característica forte desse tipo de imobiliária é ser nova no mercado e por ter uma equipe reduzida, tem um processo centralizador. Geralmente são corretores que se destacaram na sua carreira e resolveram empreender e para isso contratam alguns funcionários e corretores para serem os seus braços/tentáculos, mas que quase todas as decisões passam por ele.

  • Motivo para ter um sistema: já começa certo e preparado para crescer rápido e de forma organizada, além de todos os motivos citados no tópico anterior.
  • Motivo para não ter um sistema: não tem budget (verba) para arcar com o investimento de um sistema inicialmente, apesar dos valores serem bastante acessíveis, já que normalmente as imobiliárias pagam conforme o seu tamanho (número de usuários, contratos, etc).

B) Imobiliária média

sistema para imobiliária

A equipe já é maior, tem uma presença forte na sua região e maturidade grande na atividade. São essas as mais predominantes no mercado brasileiro. Apesar de ter uma equipe maior, o próprio diretor é quem cuida de gerenciar as equipes de venda e locação, algumas vezes estes contam com um grande apoio na locação:

  • Motivos para ter um sistema: Todos os motivos citados na parte porque ter um sistema.
  • Motivos para não ter um sistema: Não vejo motivo para isso, mas os que mais acontecem são:
  1. Por ser uma imobiliária mais consolidada, o dono não domina tecnologia e tem medo de perder o controle. Por isso, a imobiliária segue do jeito dele e não se adapta ao mercado atual;
  2. Não viu valor e os benefícios que a tecnologia pode trazer pro seu negócio. Com isso, não faz ideia do quanto um sistema poderia mudar a gestão da sua imobiliária.

C) Imobiliária Grande

sistema para imobiliária

São as líderes de mercado do seu bairro, região ou cidade. Em regra, tem anos de mercado, marca muito forte e conhecida, uma equipe boa e experiente.

  • Motivos pra ter um sistema: Todos os motivos citados na parte porque ter um sistema. Mas geralmente elas já utilizam de tecnologia e não é por acaso que são líderes de mercado.
  • Motivos pra não ter um sistema: Nenhum. Já enxergam os benefícios e utilizam sistemas. Algumas estão enfrentando outros questionamentos como: será que preciso trocar de sistema? Pois os que elas utilizam atualmente não acompanharam o seu crescimento e em especial para elas também daremos uma mãozinha!

Quando preciso trocar de sistema?

sistema para imobiliária

Essa deve ser uma pergunta que anda lhe atormentando ultimamente e realmente é uma decisão muito difícil. Trocar de sistema é um processo que pode ser traumático.

Acontece que, muitas imobiliárias cresceram tanto que o sistema pode não ter conseguido acompanhar esse crescimento e, para isso buscaram soluções secundárias como várias planilhas de Excel, outros sistemas complementares e isso gera uma falta de integração e alinhamento muito grande. Com isso, as dores dessas empresas que atravessam esse momento são outras e antes de tomar qualquer decisão importante como essa vale avaliar:

A empresa que você está pensando em trocar:

  • Tem experiência de mercado?
  • Tem um suporte de qualidade?
  • Quais são os clientes que ela atende?
  • O software é moderno e atual?
  • É online?
  • Ele é compatível para dispositivos móveis (tablets e smartphones)?
  • Como é o treinamento?
  • Tenho acesso a indicadores e métricas do meu negócio?
  • Gera conteúdo educativo para os meus funcionários?
  • Como é a segurança do sistema?
  • Quais soluções ela oferece para atender às minhas necessidade e acompanhar o crescimento da minha imobiliária?
  • É uma empresa inovadora que busca sempre oferecer novas soluções para seus clientes?
  • E o mais difícil e importante: É simples de usar? Se não for fácil e simples, todo seu esforço pode ir por água abaixo

Essas são perguntas obrigatórias que você tem que saber antes de tomar qualquer decisão precipitada de trocar de sistema.

Dica: Envolva sua equipe para tomar a melhor decisão. São eles que irão utilizar o sistema no dia a dia, então tê-los como aliados nessa mudança é fundamental.

Quem realmente precisa utilizar um sistema?

sistema para imobiliária

Todos envolvidos na imobiliária precisam utilizar o sistema de forma correta, para que estejam sempre alinhados e na mesma página. Só assim o sistema será eficiente e trará vários benefícios pra sua imobiliária.Se as pessoas que estão na ponta, no operacional (corretores, atendentes de locação, secretarias, etc) não utilizarem o sistema, você terá sérios problemas.

Onde encontro bons sistemas?

sistema para imobiliária

Na internet certamente você pode encontrar boas opções, mas pesquise bem. Procure saber nas redes sociais a reputação da empresa e ligue para clientes atuais para saber sobre a satisfação deles com a empresa. Cuidado com promessas infundadas e empresas que não provaram a que vieram ainda.

Leia também  [INFOGRÁFICO]: 8 Passos-chave para escolher o melhor sistema de locação de imóveis

Quanto custa um sistema para imobiliária?

Quanto custa um sistema para imobiliária

O preço pode variar bastante de empresa para empresa. Isso porque, cada uma oferece uma ferramenta com funcionalidades diferentes, serviços diferentes, etc.

Antigamente era comum imobiliárias comprarem sistemas (por um valor bem alto, o que limitava bastante o acesso à tecnologia). Isso mudou, e hoje quase 100% das empresas de software trabalham com o serviço por assinatura. Neste modelo, você paga uma mensalidade para empresa, e estes valores são bem mais acessíveis e um valor inicial a título de implantação, consultoria e treinamento.

Conclusão:

Esperamos que com esse post, tenhamos esclarecido muitas dúvidas para quem está pensando em contratar ou trocar de sistema. Assim, certamente você poderá tomar uma decisão mais segura e que será capaz de mudar os rumos do seu negócio. Se precisar esclarecer algum outro ponto ou de ajuda com sistemas para imobiliárias, conte com a gente.

Para conhecer nossas soluções e saber um pouco mais sobre como ajudamos imobiliárias a atingir os seus resultados e simplificar a gestão através da tecnologia, clique nos links abaixo:

Ter o controle total da imobiliária

Administrar imóveis com eficiência

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *