Por que você precisa se atualizar para sobreviver no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 5 minutos

Antes de começar a ler esse texto reflita calmamente a seguinte pergunta:

Como era o mundo há 5 anos?

Acho que temos um consenso que o mundo sofreu grandes mudanças e com uma velocidade gigantesca. Hoje, com um clique no seu celular um carro aparece na sua porta para te levar para onde você quiser. E muitas vezes por um custo mais acessível e com serviço de qualidade superior.

uber

Também estamos presenciando operadoras de telefonia brigando na justiça para limitar o uso da internet, pois já perceberam que isso é o futuro (ou melhor, era futuro, hoje isso é uma realidade), tudo isso pra tentar preservar um modelo de negócio que já se provou ultrapassado.

telefonia

O Netflix acabou de vez com o império das emissoras de TV aberta e fechada, que veem suas audiências despencarem a cada mês. Junto com elas Locadoras de vídeo estão em extinção.

Netflix

Você acha que no mercado imobiliário é diferente?

O mundo mudou

O mundo mudou

Só pelos exemplos acima,já podemos perceber o quanto o mundo mudou. A tecnologia destruiu diversos modelos de negócio e ainda há empresas que se recusam a se atualizar sobre tudo isso. Se recusam a inovar, pensar, criar e sair da sua zona de conforto.

E não paramos por aí. Você se lembra da KODAK, aquela que tinha quase que um monopólio do mercado de fotografia? Quase foi a falência por não inovar no seu mercado de foto de filme/revelar, e deixou empresas como Sony, Canon e outras tomarem seu mercado com as câmeras digitais.

A questão não é se você gosta ou não gosta de mudanças. Encare a verdade nua e crua: As mudanças vão continuar acontecendo e numa velocidade cada vez maior. Cabe a você decidir se vai ficar pra trás ou se vai se atualizar a essas mudanças a tempo.

E o mercado imobiliário?

E o mercado imobiliário

No nosso mercado não é diferente. As mudanças vieram muito rápidas e infelizmente não foram todas as imobiliárias que conseguiram entender essa dinâmica. As imobiliárias e corretores que perceberam essas mudanças, adaptaram as suas estratégias e conseguiram largar na frente, e consequentemente melhoraram exponencialmente seus resultados. Veja alguns exemplos de mudanças recentes e importantes no mercado imobiliário:

  • O Classificado de Imóveis praticamente acabou nas grandes capitais, dando lugar aos anúncios na internet. Quando nos referimos a internet é um mar de opções que talvez não dominemos nem 10%. Estamos falando de Google, SEO, Blog, Site, Facebook, Instagram, Youtube, Google Ads, Google Analytics, enfim, várias outras fontes e canais que precisam ser compreendidos rapidamente;
    inserir post anuncio internet
  • Fichas e pastas de imóveis deram lugar a sistemas modernos de gestão de imóveis;
  • Arquivos estão sendo substituídos pela nuvem (Cloud);
  • Computadores estão sendo substituídos por Smartphones;

Além desses, a mudança mais significativa foi o comportamento do consumidor. Este está muito mais bem informado, mais exigente, mais antenado. Então, você tem que trazer informações relevantes para ele, pois ele já viu todas as informações e fotos no seu site.
Será que você está se atentando a isso?

  • O que você traz a mais para o seu cliente?
  • Qual experiência ele tem durante seu atendimento?
  • Em quanto tempo você responde um e-mail?

Divulgação do endereço do imóvel

Divulgação do endereço do imóvel

Ainda sobre comportamento do consumidor e internet, podemos dizer que um dos grandes dilemas que o mercado está enfrentando é se disponibiliza ou não o endereço do imóvel em seu site e portais.

Em entrevistas com alguns players do mercado imobiliário, identificamos que existem os pontos que incentivam e os que desmotivam: Se quiser ver a entrevista clique aqui.

Incentivam

  • O Lead chega mais qualificado, pois ele já sabe o endereço e assim tem condições de definir se há interesse ou não;
  • O cliente fica mais satisfeito, pois de fato TODOS eles DESEJAM muito ter acesso ao endereço;
  • Como a tecnologia está caminhando para o Mobile, a geolocalização é um fator muito importante;
  • Você economiza tempo com os “curiosos de plantão”.

Desmotivam

  • Até mesmo por uma questão de segurança: O cliente (locador e vendedor) quer que o endereço dele seja divulgado?;
  • O concorrente pode usar o site da outra imobiliária para captar mais imóveis, pois ele já possui o endereço;
  • Cliente pode tentar comprar ou alugar o imóvel direto com proprietário, desvalorizando o trabalho do corretor na tentativa de “economizar” com a comissão;
  • Entregar todas as informações do imóvel para o cliente antes dele estabelecer um contato;
  • Diminuição de número de Leads (Vale ressaltar que, no entanto, a qualidade pode se converter ainda mais).
Leia também  [INFOGRÁFICO]: Corretor 1.0 x Corretor 2.0

Conclusão:

Seja você corretor de imóveis, dono de imobiliária ou até mesmo um profissional de outro setor, entenda: Ou você se adapta as mudanças ou você vai desaparecer, e não podemos prever se será em 1 ano, 5 anos ou 20 anos.

Por isso é importante se manter atualizado, participar de eventos da área, ler, estudar, pesquisar e ter muita disposição para continuar progredindo no mercado.

Para ajudar e facilitar a compreensão das mudanças que estão ocorrendo, indicamos dois projetos que você poderá acompanhar em primeiríssima mão:

Minuto Imobiliário: Tem o objetivo de explicar de forma simples e objetiva, através de vídeos, os principais conceitos, termos e até gírias utilizadas no mercado imobiliário. Você certamente nunca viu um dicionário tão fácil e dinâmico!

Corretor 2.0: Série de vídeos com o objetivo de te ajudar a entender quais são as mudanças que estão acontecendo no mercado imobiliário, para que você possa também se adaptar o quanto antes. Conheça o novo perfil de corretores de imóveis, o Corretor 2.0.

Para receber as novidades desses projetos em seu e-mail, inscreva-se no canal do Youtube!

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