Entenda o que é rentabilidade de imóveis

Tempo de leitura: 2 minutos

Mesmo não estando nos melhores cenários do mercado imobiliário, alguns investidores afirmam que ainda é possível lucrar. Para isso, claro, é necessário fazer uma compra bem feita, assessorada por corretores capacitados.

Por isso, hoje vamos tratar do assunto que mexe com a cabeça de qualquer investidor do mercado imobiliário: rentabilidade.

O que é rentabilidade?

O que é rentabilidade

Rentabilidade é basicamente o que a maioria dos investidores do Mercado imobiliário busca ao investir em um imóvel.

Para encontrar a rentabilidade que um determinado imóvel produz, basta dividir o valor do aluguel pelo valor do imóvel. Veja como é simples:

Valor do aluguel: R$1.000,00

Valor do Imóvel: R$300.000,00

Nesse caso, a rentabilidade deste investimento é de 0,33%.

Rentabilidade de Imóveis residenciais

Rentabilidade de Imóveis residenciais

Os imóveis residenciais costumam ter uma rentabilidade menor do que a de imóveis não residenciais, por esse motivo investidores no mercado imobiliário preferem comprar imóveis comerciais, como lotes,  lojas, salas, andares, etc ou até mesmo industriais, como galpões.

Não há uma regra de rentabilidade, e depende muito da região, mas em média a rentabilidade de um imóvel residencial pode variar de 0,2% a 0,4%.

Rentabilidade de Imóveis comerciais

Rentabilidade de Imóveis comerciais

Esses são os mais procurados por investidores no mercado imobiliário, por ter uma rentabilidade maior, na maioria das vezes, e dar menos trabalho e manutenção para administrá-los.

Estes, por sua vez, costumam variar de 0,4% a 0,8%. Há quem diga que este investimento pode atingir a casa de 1,0%, mas é muito raro.

Para se calcular uma rentabilidade não necessariamente o imóvel precisa estar alugado. Há muitas construtoras que vendem imóveis vislumbrando um valor futuro de locação, assim [e possível de se calcular a rentabilidade com o valor real de aluguel ou com um valor pretendido. E claro que o valor real e atual e muito mais seguro do que uma previsão.

E você, consegue identificar rapidamente na sua carteira de imóveis a rentabilidade que cada um gera?

Com o dinamismo do mercado os profissionais do mercado imobiliário precisam ficar atentos a isso e criar uma maneira rápida e pratica de buscar imóveis pela rentabilidade.

Os investidores chegam com um valor para investir e pedem ao corretor: “Quero imóveis para aluguel que estejam rendendo acima de X%”.

Então, caso você não tenha esse valor já calculado e informado em seu sistema, terá que fazer essa conta manualmente e imóvel por imóvel. Já imaginou o trabalhão?

 

Quero um sistema que faça busca por rentabilidade


Importante:
Além da rentabilidade trazida pelo aluguel o imóvel se valoriza com o passar dos anos e essa valorização deve ser levada em consideração na hora de se investir no mercado imobiliário. E a combinação de rentabilidade com aluguel + valorização que faz do investimento em imóveis um excelente e seguro investimento.

Ficou com alguma dúvida? Deixe pra gente nos comentários abaixo!

3 Comentários


  1. Excelente . Eᥙ estava verificando constantemente eѕte blog е Eu sou
    impressionado! Ꮇuito úteis informação especificamente a última
    partе 🙂 Еu me importo com tаl informaçã᧐ muіto.
    Eu estava procurando isto pɑrticular informação pɑra um muito tеmpo.
    Obrigado e boa sorte .

    Responder

    1. Obrigado pelo feed back João Enzo. Feliz que esteja realmente aproveitando o nosso conteúdo. Grande abraço e sucesso

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *