Tendências do Mercado Imobiliário 2022

Tempo de leitura: 6 minutos

Tendências do Mercado Imobiliário para 2022

Praticamente todos os setores da economia sofreram com as recentes demandas de isolamento social, o que fez com que o mundo experimentasse perdas consideráveis, mas também se deparasse com excelentes oportunidades. Por isso, resolvemos falar sobre o mercado imobiliário 2022 e explicar quais as principais perspectivas para o próximo ano.

O fato é que as medidas mais severas foram sendo reduzidas e as projeções são cada vez mais otimistas, fazendo crer que possamos contar com os benefícios da adoção de novas tecnologias no segmento com uma elevada demanda por boas negociações. Continue sua leitura e aprenda mais sobre algumas tendências do ramo!

Imóveis com ambiente de home office

Definitivamente, os imóveis com escritório de home office estão entre as tendências que vieram para ficar no mercado imobiliário 2022. As exigências e imposições de muitos governos locais em termos de isolamento e distanciamento social fizeram com que várias pessoas começassem a trabalhar de casa e isso deve permanecer assim, ao menos parcialmente.

As vantagens são tremendas e incluem economia de tempo, recursos e maior qualidade de vida. Por isso, os arquitetos e as maiores empresas da construção civil já estão considerando essa nova realidade em seus projetos, criando ambientes específicos para o trabalho, com mobília própria, isolamento acústico e outros diferenciais.

Aumento na taxa Selic

Você já deve ter ouvido falar muito sobre a famosa Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Ela é a taxa básica da nossa economia e utilizada para referenciar os principais juros que são cobrados no Brasil. O mesmo acontece com o mercado imobiliário, sobretudo nos financiamentos bancários voltados para a aquisição de propriedades.

Com as recentes altas da inflação por aqui, as oscilações políticas e as incertezas fiscais que vemos experimentando em todo o mundo, é possível que a Selic retorne à casa dos dois dígitos em 2022. Embora isso possa ser interessante para alguns investidores, quem está pensando em comprar casas, apartamentos ou terrenos não deve perder tempo.

Boas oportunidades de negócio

Diante do aumento da taxa Selic e das incertezas da economia mundial, o cenário é negativo para quem deseja investir no ramo imobiliário em 2022? Não necessariamente. Além de ser um segmento que oferece muito mais segurança e estabilidade diante de crises, o momento conturbado também costuma esconder boas oportunidades de negócio.

Há um otimismo em relação a vários setores e as grandes empresas da construção civil estão tocando diversos empreendimentos, precisando se capitalizar e fazer caixa. Como se não bastasse, muitos proprietários estão precisando de dinheiro e podem aceitar ofertas sólidas, ainda que com descontos ou valores um pouco abaixo do mercado.

mercado imobiliário 2022

Utilização de bots na corretagem

Mesmo que você não saiba, existem enormes possibilidades de que você já tenha conversado com um bot esse ano. Por mais que isso possa soar como ficção cientifica para muita gente, os atendimentos de muitas empresas ou sites já é feito por mecanismos automatizados de inteligência artificial, que vão resolvendo os problemas mais imediatos e comuns no contato.

Na prática, isso ocorre quando você tenta cancelar o plano da sua operadora, solicitar um novo pacote de TV a cabo ou quando visita o site de uma imobiliária. Aquele chat que abre automaticamente no canto da sua tela é uma solução de atendimento, cujo objetivo principal é o de atuar diretamente na rapidez de resposta e solução de seus problemas.

Alta demanda por áreas de lazer

Com as necessidades de distanciamento e isolamento social que foram impostas durante a recente pandemia, as pessoas passaram a ter demandas diferentes em relação ao local em que vivem. Logicamente, isso deve impactar o mercado imobiliário 2022, resultando tanto na construção quanto na valorização de imóveis que contenham áreas de lazer disponíveis.

Na realidade, estamos vendo um crescimento nos empreendimentos residenciais que oferecem estruturas de trabalho em seus próprios ambientes internos, que são chamados de coworking. Além disso, compradores e locatários anseiam por quadras poliesportivas, pistas de caminhada, espaços verdes, salas de ginastica, piscinas, parquinho infantil e assim por diante.

Maior uso de tecnologias digitais

Não é novidade para ninguém que os últimos tempos levaram o uso de tecnologias remotas a outro patamar e muitas delas foram incluídas nos trâmites tradicionais de compra, venda e locação. Aliás, para as empresas sediadas no segmento, o uso de um bom software imobiliário passa a ser imprescindível, ajudando a lidar com o enorme volume de dados do dia a dia.

A assinatura digital, por exemplo, ajuda a resolver uma das reclamações mais constantes no setor, que é a burocracia e a necessidade de pegar filas demoradas em Cartórios locais. Até mesmo as idas à imobiliária são minimizadas, pois é possível enviar contratos pelo smartphone, fotografias em alta definição e resolver muita coisa, sem sequer sair de casa.

mercado imobiliário 2022

Mais sintonia com a sustentabilidade

Um dos temas mais debatidos na sociedade, mesmo muito antes do surgimento da pandemia, estava relacionado com os impactos que as pessoas e empresas têm no meio ambiente. A sustentabilidade já era uma exigência para muitas pessoas e, com os recentes acontecimentos, não dá para postergar mais a adoção de medidas que reduzam os danos causados à natureza.

Para o mercado imobiliário 2022, ser sustentável está em alta. Isso quer dizer que devem ser priorizados locais que usem energia limpa, reaproveitem a água da chuva e tenham coleta seletiva. Até a construção civil, um dos ramos mais poluentes que existem, está apostando em medidas nesse sentido, com projetos que usem cimento verde e outras soluções do tipo.

Como você pôde ver, o mercado imobiliário 2022 promete ser bastante movimentado e será palco de boas oportunidades de negócio para quem tiver olhos atentos para o setor. Com grandes investimentos e a perspectiva de deixar a crise para trás, esse pode ser o momento perfeito para quem deseja investir no crescimento e na modernização da sua empresa.

Gostou de conhecer quais são as principais perspectivas para o próximo ano? Ainda ficou com alguma dúvida ou quer deixar sua opinião sobre o que deve acontecer no mercado imobiliário 2022? Então, não deixe de fazer o seu comentário aqui no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *