Tempo de leitura: 4 minutos
Inicialmente desenvolvidos para o serviço militar, os drones invadiram o mercado e caíram no gosto da população, para diversos fins. A popularidade do equipamento cresceu no final dos anos 2000, quando começaram a ser bastante utilizados pela população em geral para fins de entretenimento. Hoje é um dos principais objetos de desejo das crianças, mas também é usado de forma profissional, principalmente por fotógrafos e cinegrafistas que desejam capturar as melhores imagens e cenas.
E por que não utilizar esta tecnologia no mercado imobiliário? Sim, é possível e já é realidade.
Afinal, o que são drones?
Drones são veículos aéreos não tripulados, controlados a distância por meios eletrônicos e computacionais, sob comando de seres humanos. Na prática, são equipamentos que usam uma tecnologia similar aos dos clássicos veículos de controle remoto.
Drone é uma palavra inglesa que significa “zangão“, na tradução literal para a língua portuguesa. Os drones também podem ser chamados de VANT (“Veículo Aéreo Não Tripulado”) ou VARP (“Veículo Aéreo Remotamente Pilotado”), siglas que foram criadas a partir do inglês Unmanned Aerial Vehicle – UAV.
Como os drones podem ser utilizados no mercado imobiliário?
Algumas empresas do ramo imobiliário no Brasil já utilizam os drones em diversas etapas do processo de construção, venda e até pós-venda de um imóvel. Veja algumas sugestões de como utilizar esse equipamento a seu favor:
- Construção: Na construção de um empreendimento, um drone com câmeras de alta definição acopladas, poderá ser utilizado para a fazer a medição do terreno, de forma mais precisa e prática, e ainda possibilitar o estudo de viabilidade do terreno previamente. Como sugere Luiz Dalbelo, gerente de vendas da Santiago & Cintra, há ainda a possibilidade do uso de drones em inspeções. “Além de câmeras fotográficas e de vídeo em alta resolução, os drones podem utilizar outros sensores de captação de informação. Um deles seria, por exemplo, um sensor termal, que poderia ser utilizado na inspeção de equipamentos e estruturas. Caso o operador detecte pontos com excesso de calor, ele pode tomar uma ação corretiva para sanar algum possível defeito da estrutura ou do equipamento utilizado”.
- Venda: Estudos comprovam que a qualidade e diversidade de imagens de um produto aumenta a afinidade do cliente em relação ao produto e melhoram as chances de conversão em venda. Os drones permitem imagens e até vídeos em alta resolução, de ângulos diferentes (que não seriam possíveis através de fotos tradicionais). Além disso, sua empresa traria uma experiência de compra diferenciado ao comprador, o que aumenta ainda mais suas chances de sucesso no negócio e contribuem para a imagem da sua imobiliária. É algo que impressiona seus clientes e ainda pode ajudar na captação de empreendimentos.
- Pós-venda: Os drones podem ser utilizados também para coleta de imagens e vídeos do andamento da obra, no caso de imóveis comprados na planta, para que os compradores acompanhem a evolução das obras. É a união da tecnologia com relacionamento com cliente. Mais do que isso, é pensar na experiência do usuário.
Antes de começar a pensar que esta só é uma realidade para grandes empresas, veja este vídeo, gravado por um corretor de imóveis americano:
Qual o investimento necessário para utilizar um drone?
Muito legal, mas isso deve custar mais do que posso pagar. Será?
O preço de um drone pode variar muito, de 1,5$ a 150mil dólares, dependendo da tecnologia empregada, recursos, etc.
Clique aqui para ver o guia de compra de drones no Brasil da TechTudo.
Obs: Existem também empresas especializadas em serviços com drones, como a Doctor Drone e a Movie Drone, que oferecem um serviço especializado para o mercado imobiliário.
Regulamentação
A Força Aérea Brasileira e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão trabalhando na regulamentação federal do uso militar e civil de aeronaves remotamente pilotadas, ou seja, os drones. De acordo com a Anac, no caso de uso profissional, quanto mais pesado o equipamento, maiores serão as exigências para operá-los. Até o momento, ainda não existe uma regulamentação vigente aprovada.
Conclusão
Por ser uma tecnologia relativamente nova, e pouco usada ainda no mercado imobiliário, as empresas que começarem a utilizar o drone em seus negócios se destacarão como pioneiras, criando um diferencial competitivo de grande relevância no mercado.
Existem diversas formas de agregar valor à sua empresa utilizando a tecnologia dos drones, e em praticamente todas elas o foco está no cliente e na experiência que ele terá com sua marca.
O que você acha do uso de drones no mercado imobiliário? É uma tendência ou realidade? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários.
Link permanente
Muito bacana a matéria. Realmente de muita serventia ao mercado.
Link permanente
Olá Somos a Super Drones, Uma Empresa de captação de Imagens Aéreas com Drones. Também atuamos no Mercado Imobiliário, Produzimos Videos e Fotos Aéreas de alta qualidade, Full HD e 4k. Além de Criar um Tour Virtual 360º em seu Empreendimento. Estamos disponível para uma apresentação sem compromisso aos interesados.
http://www.superdronessaopaulo.com.br
superdrones@superdronessaopaulo.com.br
facebook.com/superdronessaopaulo
” Veja por cima, veja com a Super Drones”
Link permanente