Descrição de imóveis: Como se diferenciar no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 12 minutos

A descrição de imóveis é o primeiro contato que os seus clientes em potencial terão com os produtos da sua carteira. Por isso mesmo, é fundamental garantir anúncios capazes de chamar a atenção e o interesse dos consumidores.

Isso porque é justamente a descrição que passa para as pessoas a primeira impressão sobre os imóveis. Tanto os textos quanto as fotos e os vídeos, por exemplo, são elementos essenciais que podem atrair ou não os prospects.

Quer entender qual a importância da descrição de imóveis para alavancar as vendas? Acompanhe a seguir e entenda!

A importância de uma boa descrição de imóveis

A descrição de imóveis consiste em uma apresentação completa dos detalhes e características dos imóveis, reunindo uma série de informações, como localização, quantidade de cômodos, metragem, entre outras. É por meio da descrição que os clientes tomam a decisão em visitar ou não o imóvel.

Ou seja, a atividade está diretamente relacionada às visitas. Para ter mais chances de aumentar as negociações, é necessário que os corretores desenvolvam anúncios de impacto, produzidos a partir de técnicas e de gatilhos mentais para que os consumidores se sintam mais instigados em marcar uma visita.

Uma boa descrição também pode ajudar as imobiliárias a se destacarem diante da concorrência, uma vez que as divulgações são feitas de forma segmentada para atingir o público-alvo. Isso é vantajoso porque diminui grande parte dos contatos improdutivos, que buscam atendimento apenas para tirar dúvidas.

A melhor descrição é aquela que destaca os possíveis pontos fracos, valoriza os pontos fortes e prevê as possibilidades que a unidade oferece. Ou seja, deve ser objetiva e clara, sempre com o objetivo de fisgar a atenção do comprador logo no início do anúncio.

Muitas pessoas ficam encantadas e dispostas a avançar na negociação ao ter determinadas informações na descrição do imóvel. Por isso, é fundamental que os corretores e as imobiliárias deem uma atenção especial a esta estratégia, trabalhando com foco e dedicação para detalhar as particularidades das propriedades à venda.

descrição de imóveis

Os benefícios de criar uma descrição de imóveis eficiente

Ter uma boa comunicação com o público-alvo por meio de descrições de imóveis eficientes traz uma série de benefícios. Ter um site responsivo ajuda não apenas a atrair clientes, mas também contribui para que a imobiliária ganhe mais credibilidade e autoridade, que são qualidades extremamente relevantes no ramo.

Veja, a seguir, quais são os diferenciais de criar uma descrição de imóveis de qualidade!

Ganho de autoridade

Sem dúvidas, uma das principais vantagens de investir em boas descrições é que isso ajuda a imobiliária a

ganhar autoridade na internet. Ter uma página oficial com a apresentação completa das propriedades à venda, portanto, é fundamental para aumentar o reconhecimento dos compradores.

Para isso, os gestores devem inserir as principais informações das unidades. Em pouco tempo, as chances de as pessoas chegarem ao site e aos anúncios de forma totalmente orgânica aumentam.

Maior acessibilidade

A internet é um local democrático, que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, estando disponível sempre que o cliente desejar. Uma descrição de imóveis completa oferece a possibilidade de o cliente em potencial encontrar o que procura mais facilmente.

Até mesmo outros canais de atendimento, como e-mail e redes sociais, por exemplo, podem ser identificados com mais eficiência, ajudando no contato entre corretores e prospects.

Aumento da efetividade profissional

Igualmente, investir em boas descrições também auxilia os profissionais e a imobiliária a ganhar em relação à produtividade. Os anúncios online proporcionam melhores resultados que os offline, por isso, ao adotar a estratégia, rapidamente pode ocorrer um aumento nas negociações.

Com isso, a efetividade dos gestores e corretores se eleva, permitindo que tenham mais tempo para se dedicar à melhora da experiência do atendimento ao público-alvo.

Mais comodidade

De fato, investir em técnicas para descrever as propriedades pode trazer muito mais comodidade para clientes e, também, para os corretores. Isso porque é possível disponibilizar no site toda a carteira de imóveis, explicando detalhadamente as características e particularidades de cada alternativa.

Assim, fica mais simples incluir fotos, vídeos, imagens, entre outras mídias que destacam os diferenciais dos imóveis. Com uma ferramenta de filtro, por exemplo, o visitante pode realizar buscas de acordo com seu interesse, realizando suas próprias análises e avaliações.

Principais estratégias para fazer uma descrição de imóveis eficiente

Criar boas descrições de imóveis é uma tarefa fundamental para o site de uma imobiliária. Afinal, ao pesquisar uma unidade na internet, o cliente deseja ter todas as informações necessárias para tomar a decisão por uma visita presencial.

Ou seja, é preciso trabalhar para cativar os compradores, realizando descrições completas. Felizmente, há uma grande variedade de fatores que podem contribuir para isso.

É pelos anúncios que os clientes em potencial decidirão se a oportunidade tem alguma chance de ser o que eles procuram. Por isso mesmo, veja a seguir algumas dicas práticas para criar descrições de imóveis eficientes e atrativos!

Elabore um título chamativo (Copy)

O primeiro passo é criar um título chamativo e diferenciado para destacar as características específicas da unidade. É interessante fazer um exercício e se colocar no lugar do cliente, imaginando como seria a descrição de um imóvel que ele compraria.

Essa também é uma ótima maneira de chegar ao público-alvo, já que é possível qualificar melhor as pessoas que realizam as buscas. Não cometa o erro de criar um título muito simples e corriqueiro. A indicação, portanto, é trazer elementos que destaquem os seus anúncios.

Seja claro na comunicação

Outro ponto fundamental é construir a divulgação das propriedades de forma bastante objetiva e clara. Isso porque o principal intuito da descrição é apresentar as particularidades, qualidades e demais detalhes do local. As primeiras linhas do anúncio, inclusive, são as mais importantes, já que ficam em destaque quando alguém faz a pesquisa.

Para chamar a atenção dos compradores, é interessante construir um texto instigante, que realmente converse e entenda as dores de quem lê. Para isso, você deve inserir as informações essenciais logo no primeiro parágrafo para ter mais chances de que o cliente permaneça lendo e marque uma visita.

Destaque os diferenciais do imóvel

Sempre que possível, trabalhe para destacar os aspectos que diferenciam o imóvel dos demais. Muitas vezes, os detalhes são justamente os motivos que conquistam os clientes em potencial. Por isso, liste os pontos positivos para convencer as pessoas de que a unidade é vantajosa.

Um bom exemplo é falar sobre alguns cômodos da propriedade, destacando seus elementos, como garagem coberta, closet, suíte, área de lazer, entre outros. Por menor que seja, uma particularidade já pode ser o suficiente para despertar o interesse do público.

Não cometa erros gramaticais 

Um requisito básico de toda descrição de imóveis é adotar uma escrita clara e gramaticalmente correta. Utilizando bem o português, você passa as informações nos anúncios e, com isso, tem mais chances de transmitir credibilidade para quem visita o seu site.

Erros de linguagem pode ser um motivo para alguém desistir da visita, uma vez que um texto mal escrito pode causar uma impressão e interpretação errada da unidade à venda. Por isso, preste atenção à coerência, à ortografia e à concordância, procurando sempre escrever frases que tenham conexão e sentido.

Apresente a localização do imóvel

Um dos pontos mais essenciais que os compradores notam ao buscar por um imóvel é sua localização. Boa parte dos clientes estão interessados no custo-benefício e, por isso, analisam um conjunto de fatores. A localização é, justamente, um dos pontos mais importantes.

O conteúdo dos anúncios deve trazer as informações completas sobre o bairro e a região em que o imóvel está localizado. Foque, por exemplo, nas facilidades e nas opções de lazer que o local oferece, assim como no acesso ao transporte público e à proximidade com centros comerciais.

Pesquisa descrições de imóveis da concorrência

Também vale a pena se inspirar nas descrições de outros anunciantes para diferenciar as divulgações da sua imobiliária. Ainda é interessante trazer informações que boa parte da concorrência não apresenta, pois assim os compradores ficarão mais motivados a entrar em contato para uma visita.

No mais, use e abuse da criatividade, e de referências na internet para fazer descrições atrativas e completas. Ao final do anúncio, sempre destaque os dados de contato de maneira objetiva para facilitar a aproximação dos potenciais clientes.

informações do imóvel

Como otimizar o processo de descrição de imóveis

Otimizar o processo de descrição de imóveis é muito importante para que os anúncios tenham o alcance esperado. A otimização reúne um conjunto de ações com o objetivo de melhorar os resultados. Nesse caso, tais estratégias podem auxiliar significativamente os corretores e as imobiliárias na rotina de trabalho.

Para isso, é interessante investir no uso de tecnologias e sistemas inteligentes, capazes de proporcionar diversos benefícios. A automatização de algumas operações, por exemplo, reduz a necessidade de realizar tarefas repetitivas, que demandam tempo e energia.

Em uma única solução, a imobiliária pode ganhar tempo e ter mais eficiência para se tornar mais rápida que os concorrentes. Um software de gestão comercial pode simplificar inúmeras demandas e atividades recorrentes, dando mais tempo para os corretores trabalharem de maneira personalizada na descrição dos imóveis.

A tecnologia é capaz de identificar pendências, emitir relatórios e acompanhar os anúncios, permitindo que os corretores tenham uma visão ampla sobre o seu próprio desempenho. Com isso, fica mais simples se dedicar na melhoria dos canais de divulgação.

Ou seja, o sistema ajuda nas vendas e nos resultados, já que aumenta a produtividade dos profissionais e fornece dados relevantes para o dia a dia. A possibilidade de integração do site da imobiliária com o software é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para otimizar as operações.

Isso porque todas as informações essenciais dos imóveis ficam organizados em um só local, facilitando sobremaneira a tarefa de criar as descrições das unidades à venda. A principal indicação para facilitar a rotina, portanto, é investir em tecnologia específica para atender às necessidades de gestão da imobiliária.

Universal Software

A Universal Software é uma empresa que oferece uma plataforma com um conjunto de sistemas para auxiliar os processos de gestão imobiliária. As soluções são ofertadas por meio de módulos, como CRM, Esteira Digital e Site, App para corretor e App para clientes, entre outros.

Além disso, o sistema disponibiliza integrações com os principais portais de anúncio do Brasil, sendo ideal para corretores autônomos, imobiliárias, administradoras de imóveis próprios, construtoras e incorporadoras. A plataforma é totalmente completa de ponta a ponta, facilitando significativamente a rotina de trabalho dos profissionais.

Fundada há mais de 30 anos, a Universal Software atua em todo o território nacional, contando com mais de 2 mil imobiliárias que utilizam diariamente sua plataforma digital na nuvem. A empresa tem colaboradores especializados em tecnologia, focados na pesquisa e desenvolvimento dos produtos e serviços para o mercado.

O intuito é auxiliar as imobiliárias tradicionais a se transformarem em empreendimentos digitais e se tornarem líderes em suas regiões. Como todas as soluções são entregues de forma online, a empresa consegue disponibilizar alto diferencial competitivo aos clientes.

Além de tudo, em 2021, a Universal Software foi considerada o melhor sistema para gestão imobiliária da América Latina pelo B2BAwards. A premiação é baseada em avaliações feitas pelos usuários, considerando a satisfação com os recursos da ferramenta e a popularidade pelo número total de reviews recebidos.

Com a Universal Software, é possível contar com uma série de vantagens, como:

  • melhor gestão do tempo;
  • melhoria no contato com os leads;
  • aperfeiçoamento da gestão comercial;
  • aumento da produtividade.

Em um mercado tão competitivo como o imobiliário, contar com a tecnologia no cotidiano pode ser um verdadeiro diferencial. Portanto, tenha em mente que os recursos tecnológicos podem auxiliar os empreendimentos a manter a proximidade com os clientes e, consequentemente, a alcançar excelentes indicadores nas vendas.

Você deve ter percebido o quão importante é planejar a descrição de imóveis para alavancar a quantidade de vendas na imobiliária, não é mesmo? A solução da Universal Software voltada para a gestão comercial, administrativa e financeira pode ser a melhor alternativa para o seu negócio chegar a outro patamar.

Quer conhecer mais sobre os diferenciais das ferramentas que a Universal Software oferece para as imobiliárias? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

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