Controle Financeiro para Imobiliárias

Tempo de leitura: 6 minutos

O controle financeiro é crucial na gestão imobiliária e, por consequência, impacta diretamente o crescimento do negócio. Usar as ferramentas adequadas é crucial nesse sentido, pois ajuda, entre outras coisas, na identificação rápida de falhas e pontos de ineficiência na operação.

Neste artigo, vamos abordar as principais boas práticas na hora de fazer um controle financeiro online. Nosso objetivo aqui é ajudar você a entender como esses procedimentos contribuem na melhor gestão da imobiliária, de modo que o empreendimento apresente potencial de crescimento no médio e longo prazo. Boa leitura!

O que é controle financeiro?

No âmbito geral, o controle financeiro consiste em sistematizar as atividades que lidam com as entradas e saídas em um negócio. Para isso, são empregados relatórios de dados contábeis, fiscais e patrimoniais, no intuito de informar aos gestores como está a real situação do empreendimento.

Além de ser um componente indispensável na gestão, o controle também possui relação direta com o planejamento financeiro. Trazendo para o contexto das imobiliárias, a sistematização de tais atividades é ainda mais passível de cuidados. Isso porque estamos falando de um setor que costuma oscilar bastante, em comparação a outros segmentos do mercado.

Um dos principais motivos para a falência das imobiliárias no início da operação está justamente na falta de um bom controle financeiro. Portanto, estar atento a todos os indicadores financeiros é essencial, visto que ajudará também os gestores a visualizarem e aproveitarem melhor as oportunidades futuras do setor.


Quais as principais boas práticas do controle financeiro online?

Com base nos contratos ativos, se consegue mensurar, entre outras coisas, a lucratividade da imobiliária e a taxa de inadimplência dos clientes. Dito isso, as principais atividades a serem feitas para controle financeiro são:

  • fazer recibos;
  • emitir boletos;
  • pagamento de seguros;
  • recebimento de aluguéis;
  • fazer cobranças;
  • cumprir garantias locatícias;
  • fazer conciliação bancária;
  • verificar contas;
  • emitir notas fiscais, entre outros.

Uma vez que existem diversos procedimentos e estes requerem cuidado, vamos listar a seguir as principais boas práticas para um controle financeiro eficiente. Acompanhe!

controle financeiro

Fazer e acompanhar o fluxo de caixa

Pode parecer clichê falar sobre o fluxo de caixa, mas a sua confecção e devido acompanhamento não devem ser negligenciados. Uma vez feito, ele também ajudará os gestores a planejar de forma cada vez mais estratégica o negócio.

Mais do que registrar pagamentos e recebimentos, a ideia do fluxo de caixa é verificar como anda a geração de receitas e se os gastos estão sob controle ou não. Dito isso, é bastante recomendado atualizar diariamente as informações do fluxo de caixa.

Fazer orçamento e projeção de custos

Tudo que envolve dinheiro na imobiliária requer definição de orçamento e projeção de custos. Dessa forma, fica mais fácil promover a gestão estratégica do negócio, de modo que o empreendimento possa crescer sem desequilíbrios financeiros.

Ter um fundo de reserva financeira

Dada a oscilação no mercado imobiliário, existirão momentos propícios para acumular um fundo e cobrir eventuais imprevistos. Geralmente, isso ocorre quando as vendas estão acontecendo em grande volume, sendo crucial separar uma parte dessas receitas para os momentos de menos vendas e maior instabilidade no setor. Também pode acontecer, por exemplo, de algum equipamento da imobiliária apresentar problemas e precisar ser consertado ou até mesmo trocado.

Evitar endividamentos

Quando se tem um bom controle das entradas e saídas da imobiliária, o risco de dívidas desnecessárias tende a ser menor. Mesmo assim, é crucial ter um acompanhamento rígido e jamais gastar um valor maior do que se ganha, independentemente do propósito. Ainda que seja a aquisição de um novo computador, por exemplo, tudo deve ser feito segundo um planejamento e o auxílio do contador da imobiliária.

Negociar com credores e fornecedores

Saber negociar é uma habilidade fundamental para gestores de imobiliárias. Isso porque garante melhores prazos e condições de pagamento junto a credores e fornecedores, de modo que o caixa da empresa fique sempre bem abastecido.

Não atrasar o pagamento das contas

Aproveitando o que falamos há pouco, uma excelente maneira de negociar melhores condições é pagando as contas de forma antecipada. Além de indicar que a imobiliária tem organização financeira, credores e fornecedores terão a percepção de que o negócio possui credibilidade e honra os seus compromissos.

Caso não seja possível, por algum motivo, pagar as contas antes da data, o ideal é não atrasá-las. Com o devido controle, a imobiliária terá mais chances de tomar crédito quando precisar, caso queira expandir as suas operações.

Se houverem débitos, a prioridade é quitar aqueles que têm um grau de urgência maior. Mesmo nesses cenários um pouco desconfortáveis para a imobiliária, negociar junto a fornecedores e credores não deixa de ser uma boa escolha.

Gerencias Riscos

Quando a imobiliária gerencia riscos, significa que ela está preparada não só para imprevistos, como momentos de turbulência no setor. O controle financeiro ajuda o negócio a lidar com 4 tipos de riscos, que são:

  1. Risco operacional: é referente a processos ineficientes e falhas internas dos colaboradores, por exemplo;
  2. Risco de mercado: diz respeito às oscilações e incertezas do setor;
  3. Risco de liquidez: ocorre quando a empresa não consegue honrar os seus pagamentos por falta de dinheiro no caixa, tendo que recorrer a empréstimos e outros meios para quitar suas contas;
  4. Risco de crédito: é quando o fornecedor ou o cliente não honra os seus compromissos por algum motivo. Portanto, é o oposto do risco de liquidez.

Usar um bom software

Todas as boas práticas que citamos até aqui podem ser gerenciadas pelo uso de um bom software. Como estamos falando de controle financeiro online, o uso de soluções na nuvem traz muitos ganhos à imobiliária, a destacar:

  • centralização de dados;
  • agilidade no acesso à informações;
  • redução de erros operacionais.

O controle financeiro, quando feito com o auxílio da tecnologia, impacta diretamente o crescimento do negócio. A Universal Software pode ajudá-lo nesse sentido, por ser uma solução que ajuda a promover a transformação digital das imobiliárias, por meio da centralização de dados e automação de processos.

Entre em contato para saber mais a respeito de como a Universal Software pode auxiliar a sua imobiliária a controlar suas finanças com eficiência e tecnologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *