06 Dicas para ser um bom líder de imobiliária

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Para nós da Universal Software, o bem mais importante de uma empresa são as pessoas. Por isso é tão importante falarmos sobre liderança e gestão de pessoas. Primeiro, vamos entender o conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos, que é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Ou seja, é uma forma de valorizar, capacitar e desenvolver o capital humano de sua empresa, e precisa ser encarada como uma solução para o crescimento da organização.

A gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança. Por isso, para ajudar gerentes e diretores de imobiliárias com essa desafiadora tarefa de liderança, listamos algumas dicas que podem te ajudar no dia a dia.

Ame o que você faz

Ame o que você faz

Colocar paixão naquilo que faz certamente muda sua postura profissional. Para ter sucesso no mercado imobiliário você precisa ser apaixonado pelo mercado imobiliário.  Ao colocar paixão nas atividades que você desempenha, com certeza você será um profissional de destaque, pois as outras características de um bom líder serão desenvolvidas com mais facilidade. A paixão inspira outras pessoas, te motiva a seguir em frente e te da autoconfiança, Além disso, fazer algo que gosta te deixa feliz e traz um grande senso de realização.

Busque aprendizado contínuo

Aprendizado constante

Um bom líder tem humildade suficiente pra entender que ele sempre terá algo para aprender. Por isso, buscar o aprendizado contínuo só irá contribuir para sua formação e desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. Se você tem um papel de liderança em uma imobiliária precisa acompanhar tendências do mercado, o que muda na legislação, notícias sobre a economia, novas estratégias de marketing, enfim, uma série de coisas que são rotina em uma imobiliária. Claro que não é fácil, mas não assuma o papel de “já trabalho com isso há muito tempo, já sei tudo”. Todo mundo tem algo a prender e a ensinar. Que tal começar a observar sua equipe e aprender com eles? Tenha sempre a mente aberta para ouvir novas opiniões e ideias, e aceitar as mudanças do mercado.

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Saiba dar feedbacks

Saiba dar feedbacks

Agende reuniões periódicas para conversar sobre o desempenho da sua equipe. Saiba como dar retornos negativos, dos pontos que os corretores da sua equipe precisam melhorar, de forma amigável e que fique claro que é um feedback construtivo. Para isso evite comparações, seja objetivo e sempre de um novo retorno caso o feedback tenha surtido efeito.

Por outro lado, lembre-se também de parabenizar os corretores de imóveis pelo trabalho que eles vem desempenhando, gerando reconhecimento pelas suas ações.  Em ambos os casos, se necessário, faça reuniões individuais.

Preocupe-se com sua equipe

Preocupe-se com sua equipe

Se você tem um papel de liderança, é também responsável pela sua equipe. Preocupar-se com as condições de trabalho, oferecendo uma estrutura básica de trabalho, incluindo os plantões de venda externos é fundamental para que os resultados venham.

Lembre-se também de deixar que eles participem das escolhas da imobiliária que afetam diretamente o dia a dia deles. Por exemplo, ao escolher o sistema que será utilizado, deixe que eles opinem. Se você tentar contratar um sistema sem que eles sejam consultados, correrá o grande risco de não conseguir convencê-los a usar com efetividade.

Para ajudar com a motivação, promova campanhas de vendas e invista em ações de endomarketing. Garanto que, um planejamento de endomarketing bem estruturado resultará em funcionários engajados, mais produtivos e satisfeitos com o ambiente de trabalho. E isso, claro, afetará diretamente nos resultados da imobiliária.

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Saiba delegar

Saiba delegar

Um gestor tem a função de gerenciar as ações, e se ficar dedicando-se à tarefas operacionais, perderá tempo e não conseguirá fazer seu principal papel de gerir as pessoas. Por isso, saber delegar tarefas é muito importante. Se você chegou em um cargo de liderança, certamente foi com muita bagagem no mercado imobiliário e faz tarefas operacionais com maestria. Porém, ao invés de gastar tempo atendendo clientes ou confeccionando contratos, treine sua equipe para que eles aprendam a fazer isso tão bem quanto você e dedique-se ao gerenciamento. Foque seus esforços na gestão da equipe, e potencialize os resultados da empresa.

Compartilhe experiências e conhecimento

Compartilhe experiências e conhecimento

Não guarde o conhecimento só para si. Se você teve a oportunidade de participar de um grande evento da área, como por exemplo o ConectaImob, volte e separe um tempo para apresentar os conhecimentos adquiridos para sua equipe. Se você fez um curso interessante, e não foi possível que sua equipe também comparecesse, também liste o que aprendeu e se reúna com sua equipe para transmitir o conhecimento. Descobriu um blog interessante sobre o mercado imobiliário? Envie para seus corretores também acompanharem as tendências.

A imobiliária será mais forte e competente se toda a equipe andar junta e com os mesmos objetivos alinhados.

Conclusão

Para alguns liderar é talento, para outros é técnica. Eu particularmente acredito que é uma soma dos dois, acrescido de uma boa dose de empreendedorismo e proatividade. Desenvolver estas habilidades com certeza fará de você um profissional melhor e impactará no desempenho da sua equipe e da imobiliária como um todo.

Gestão de pessoas pode até parecer não ser assim tão difícil e desafiador, mas para quem vive isso na pele, sabe que é extremamente delicado e exige muito conhecimento.

Como você tem feito para desenvolver habilidades de liderança? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários abaixo.

 

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