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Há alguns anos, quando a tecnologia não era acessível para a maioria das empresas, os processos e rotinas em uma imobiliária eram muito trabalhosos e geravam grandes transtornos devido a falta de informatização das informações.
Felizmente este cenário mudou e a tecnologia chegou ao alcance de todos, tornando possível otimizar muitos processos e tornar mais fácil a vida dos gestores imobiliários. Ainda assim, com a correria do dia a dia, acabamos conduzindo e repetindo alguns desses processos da maneira “antiga”, sem perceber que poderíamos fazer diferente e ter um retorno muito mais positivo, tanto na redução de custos e economia de tempo, como no aumento da produtividade, e consequentemente, receita.
Para te ajudar a tornar sua imobiliária mais eficiente, listamos 06 dicas para que você pode aplicar em diversas áreas da sua empresa, e com pouco investimento.
Faça o sistema trabalhar para você
Ter um sistema de gestão é fundamental para qualquer imobiliária que deseja se organizar e tornar seus processos mais eficientes. Porém, apenas ter um sistema, não resolve seus problemas. É necessário que todos utilizem e que ele devolva indicadores importantes. Além disso, um bom sistema é capaz de economizar bastante o seu tempo e de sua equipe, assumindo tarefas que, se feitas manualmente, tomariam o dobro de tempo.
Se alimentado de informações corretamente, um sistema poderá:
- Te avisar de renovação de contratos, seguros a vencer, etc;
- Ter uma agenda integrada com todos os seus compromissos;
- Auditar todas as ações de funcionários dentro do sistema;
- Poupar o tempo que você leva fazendo gráficos e relatórios, já te entregando tudo pronto;
- Outras funcionalidades que tornarão sua imobiliária mais eficiente.
Baixe aplicativos úteis
O smartphone está ao alcance de todos, 24h por dia, com mil utilidades. Eles se tornam ainda mais úteis com as milhares opções de aplicativos disponíveis, tanto pagos quanto gratuitos.
Alguns destes aplicativos podem ser usados por corretores de imóveis, tornando sua imobiliária mais eficientes.
Por exemplo: O Google Maps e o Waze podem agilizar as rotas de visitas, o Magic Plan substitui a trena, permitindo medir os cômodos e criar uma planta virtual com muita facilidade, o Pixrl Express poderá te auxiliar no tratamento das fotos dos imóveis, e assim por diante. Existem dezenas de aplicativos, a maioria deles gratuitos, que poderão ser extremamente úteis para sua imobiliária.
Automatize processos
Uma coisa que gestores imobiliários precisam ter em mente é que, para tornar a empresa mais eficiente, é necessário automatizar processos. Isso quer dizer que, você deve buscar ao máximo substituir processos manuais por tecnologia.
Por exemplo, ao invés de gastar horas enviando os boletos aos locatários, você pode investir em uma área do cliente, e deixar os boletos disponíveis para que eles mesmos acessem os boletos.
Outro exemplo é, ao invés de cadastrar seus imóveis um por um em cada portal que você anuncia, utilizar um sistema integrado com portais, e fazer apenas um cadastro.
Existem diversas rotinas imobiliárias que podem ser automatizadas através da tecnologia, basta que você pesquise e busque uma empresa que ofereça este tipo de soluções.
Utilize ferramentas de comunicação
A falta de comunicação é um dos principais problemas encontrados na maioria das empresas. A comunicação falha pode trazer sérias consequências à equipe, impactando no desempenho e na produtividade dos profissionais e, obviamente, interferindo diretamente no negócio da empresa.
Você já deve ter presenciado algum tipo de problema causado pela falta, ou falha, de comunicação entre sua equipe. Por isso, melhorar a comunicação dentro da sua imobiliária, também poderá impactar na eficiência da mesma.
Para isso, existem algumas ferramentas gratuitas, como o skype ou até o mesmo o whatsapp.
Agilize o atendimento
Um dos principais pontos de ineficiência dentro de uma imobiliária é o atendimento. Uma pesquisa realizada pelo departamento de Inteligência do portal VivaReal, e apresentada pela Mariana Ferronato, diretora de marketing, apontou que 71% das pessoas que buscam imóveis afirmam que não receberam resposta pelo menos 1x. Além de quase não responder, essa mesma pesquisa indica que o tempo médio de resposta das imobiliárias é de um dia, sendo que o recomendável é que se entre em contato com o cliente em até 05 minutos, quando ele ainda está no calor da emoção.
Estes dados são muito preocupantes, pois mostra o quanto as imobiliárias ainda precisam melhorar a eficiência do atendimento.
Para resolver este problema, você também pode contar com a tecnologia. Procure por sistema de CRM integrado com seu site, de preferência que integre também com portais de anúncios, e para aqueles que já estão em um nível mais avançado, com plataformas de nutrição de e-mail, como o RD Station.
Produza vídeos
Os vídeos são uma excelente forma de compartilhar informações de forma precisa e didática, Você pode utilizá-los de duas formas:
- Para sua equipe: Que tal criar vídeos treinamentos para os novatos? Assim, na próxima contratação, você já tem o conteúdo pronto para passar pra eles, e pode direcionar seu tempo para outra atividade. Além disso, investir em vídeos, mais do que uma maneira fácil e didática de salvar informações, é uma forma de deixar seus colaboradores mais engajados.
- Para seus clientes: Você também pode criar vídeos com conteúdos úteis para seus clientes. Por exemplo, você pode fazer um vídeo simples explicando as principais dúvidas sobre financiamento, assim, quando um cliente solicitar esse tipo de informação, você pode enviar o vídeo ao invés de gastar tempo explicando a mesma coisa várias vezes.
Importante: Claro que o vídeo não substitui o trabalho e atenção do corretor de imóveis, mas será muito útil e produtivo no seu dia a dia.
Conclusão
Da comunicação entre os membros da sua equipe à treinamentos e processos de atendimento, a tecnologia está presente em todos os aspectos da empresa e pode ser uma grande aliada para tornar sua imboiliária mais efiiente.
Percebeu como simples dicas podem facilitar muito seu dia a dia?
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