O que um site para imobiliária deve ter para alcançar o sucesso?

Tempo de leitura: 24 minutos

O que um site para imobiliária deve ter para alcançar o sucesso?

Se você está no mercado imobiliário há algum tempo já deve ter percebido que a concorrência é um dos fatores que mais influenciam este mercado. Não é incomum vermos mais de uma imobiliária na mesma rua ou corretores se trombando no mesmo imóvel numa visita ou captação.

Em um mercado como este, cada cliente é disputado de forma acirrada, e se torna peça fundamental para o crescimento saudável da empresa.

Se você está chegando agora, seja porque está inaugurando, lançando uma nova unidade ou um novo concorrente apareceu, também está procurando novos clientes.

Imagino que você já deve estar investindo em alguma forma de publicidade. Seja com uma fachada nova, classificados no jornal local, anúncio de rádio, panfletos na rua e vizinhança, cartões de visitas ou parcerias de redes. Não vamos discutir nesse post qual a melhor opção, mas sim levantar todas as vantagens de investir em um bom site.

Será que você está desperdiçando dinheiro ou perdendo alguma oportunidade?

Como um site para imobiliária pode impactar na aquisição de novos clientes para sua imobiliária?

Primeiro, vamos analisar sua situação:

Se você já tem um site para imobiliária é um bom começo.

Agora, se você não tem um site, sugiro que pare agora mesmo o que estiver fazendo e continue lendo esse post.

Qualquer negócio, por mais pequeno que seja, que atualmente não tem uma presença online (site, redes sociais e outros), além de estar escondido de potenciais clientes, provavelmente recebe telefonemas desnecessariamente (Pense: um tempo que poderia ser gasto com outras atividades mais produtivas).

Enquanto uma presença online efetiva requer um investimento inicial de tempo e dinheiro, a economia de tempo de um site bem desenvolvido vale a pena.

Vamos lá:

Como o site para imobiliária pode te ajudar a conseguir clientes?

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Conrado Adolpho tem uma frase que diz algo simples e prático: “A melhor forma de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele”. Lembre-se, seu site é sua vitrine de imóveis e as buscas começam pela internet, logo, ter um bom site é o ponto inicial para ser encontrado. Existem diversos motivos para que você tenha um bom site, mas o principal dele é ajudar a sua imobiliária a atrair mais clientes. Veja alguns itens que podem te ajudar:

Usabilidade

Se um possível cliente chegou a seu site para imobiliária, ótimo! Esta é a primeira impressão que ele está tendo de sua empresa. Um layout bem feito, agradável para navegar, com elementos organizados e um motor de buscas inteligente, deixará o usuário confortável para continuar no seu site, além de transmitir profissionalismo e contar pontos para seu posicionamento orgânico no Google.

Conteúdo

Não use seu site somente para oferecer produtos. Ofereça conteúdo útil e alto valor agregado. Tente escrever aquilo que as pessoas querem ler e responder as perguntas que eles procuram respostas. Por exemplo: Supomos que quem chega até seu site está procurando uma casa ou apartamento para comprar. Você pode fazer um vídeo ou um post com dicas de como escolher a casa nova, guias sobre decoração de ambientes ou sobre os bairros que você possui mais imóveis. Desta forma você ganha autoridade e aumenta suas chances de conquistar o cliente, além de capturar seu contato seus contatos..

Contato

Se um possível cliente deseja saber suas opões de contato, ele já deu um passo a frente em relação a compra. Você pode oferecer diversas formas de contato em seu site, e isso precisa estar bem claro. Seja apenas informando email e telefone, disponibilizando um formulário de contato, chat ao vivo ou até mesmo whatsapp. O importante é que todos os dados estejam corretos e o retorno seja eficiente.

Bem, aqui vemos a grande necessidade das empresas oferecerem treinamentos para os seus colaboradores e investir em múltiplos canais para se comunicar com o público. Não podemos esquecer que o cliente é a alma do negócio e precisamos sempre pensar na satisfação deles.

Principais erros de um site para imobiliária

1. Não é responsivo

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Se um usuário entra em site através de um tablet ou smartphone e ele não funciona bem, a

próxima ação é fechar a aba e procurar outra imobiliária. De acordo com uma pesquisa do portal VivaReal, 37% das buscas são feitas através de smartphones e esse número tem crescido exponencialmente a cada ano, portanto, invista em um site responsivo.

2. Layout poluído

Tentar colocar muitas informações de forma desorganizada em seu site, só vai cansar o leitor, que se sentirá confuso e não encontrará o que procura. Esqueça o excesso de cores, letreiros piscando e imagens de má qualidade. Procure um profissional que possa lhe ajudar com o design de seu site, de forma a torná-lo visualmente atrativo e fácil de navegar. Vale lembrar que desde 2012, o Google considera também layout da página, ou seja, sites que têm quantidade excessiva de anúncios podem receber punições e perder posições na página de resultados do buscador.

3. Motor de buscas que não funciona

site para imobiliária

Quem está procurando um imóvel entra em sites de imobiliárias justamente para checar os imóveis disponíveis e as informações sobre eles. Portanto, é primordial que seu motor de buscas seja fácil de usar e esteja realmente funcionado. Além disso, ele precisa estar em destaque em seu site, logo na primeira página. Não se esqueça de que os filtros de busca também precisam estar bem posicionados e organizados. Acredite, algumas imobiliárias ainda possuem um motor de buscas falho em site. Já imaginou quantos negócios estão perdendo por causa disso?

4. Formulário de contato que não funciona

sites de imobiliarias

Um possível cliente entra em seu site, se interessa por alguns imóveis e resolve entrar em contato. Ele clica na aba “Fale conosco”, onde você disponibiliza um formulário para que o interessado preencha seus dados e receba um contato de seus corretores. Porém, ao clicar em “enviar” da algum erro, ou não aparece mensagem de erro, mas os dados nunca chegam para sua imobiliária. Você acabou de perder uma oportunidade de negócio e ainda passou uma imagem ruim e de descaso para um possível cliente. Esteja ciente que seu formulário de contato é uma fonte importante de novo negócios e precisa funcionar muito bem.

Importante: Não se esqueça também de atualizar telefones, e-mails e endereços caso tenha alterado algum deles. Informar um telefone ou email errado é o mesmo que jogar um contato pelo ralo.

5. Carregamento lento

sites de imobiliarias

Matt Cutts, engenheiro do Google, explicou que os fundadores do Google têm como vontade que a busca na internet seja algo muito rápido, como se você folheasse uma revista. Ou seja, tempo de carregamento também um fator levado em conta pelo Google na hora de definir o rankeamento das páginas.

Imagine a situação: você tenta acessar um site e se depara com uma página que carrega de forma extremamente lenta, imagens pesadas, elementos não otimizados para web e layout não otimizado para o dispositivo em que está sendo visualizado. O que você faz? Perde a paciência e fecha a página.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Massachusetts, usuários perdem a paciência a partir de 2 segundos de espera. Como está o tempo de carregamento do seu site?

6. Não tem área do cliente

sites de imobiliarias

Além de ser uma vitrine de vendas, seu site também é um canal de comunicação com seus clientes. Se você ainda precisa atender locatários e locadores solicitando 2ª via de boletos, extratos, demonstrativo de imposto de renda e etc, está perdendo tempo e tornando seus processos ineficientes. Utilize uma área do cliente em seu site e automatize o envio desses documentos. Dessa forma, cada cliente entra em seu site com um login e senha e imprime sozinho os documentos que precisa.

Quanto tempo uma imobiliária perde por não ter uma área do cliente em seu site?

7. URL’s não amigáveis

sites de imobiliarias

Primeiro vamos deixar claro que URL é o mesmo que o endereço do site, como www.universalsoftware.com.br é uma URL, o endereço de Universal Software.

www.imobiliariaexemplo.com.br/contato é um exemplo de URL amigável.

Este nome se deve ao fato de ser amigável com os sistemas de busca e com o visitante que não precisa olhar para a URL de um link ou do navegador e ver coisas estranhas e complicadas de entender como essas:

http://www.imobiliariaexemplo/imovel/casa-para-aluguel-belvedere-belo-horizonte-mg/

Além disso, ajudam o usuário a compreender melhor a página que estão acessando e assim sintam-se mais confiantes em relação ao conteúdo apresentado, bem como a fechar um negócio posteriormente. Ah, claro, este é mais um fator analisado pelo Google.

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E por que você deve se preocupar em oferecer uma boa experiência a um possível cliente?

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Bem, imagine que Maria precisa alugar ou comprar um imóvel e começa a procurar na internet. Assim como você, Maria não tem tempo sobrando, está sempre ocupada e correndo para fazer todas as suas obrigações. Ela quer encontrar logo a melhor opção para sua compra, pois precisa se mudar logo.

Maria estava aguardando em uma fila enorme e para não perder tempo, começou a pesquisar imóveis pelo seu celular. Ela encontrou o site da sua imobiliária e tentou fazer uma busca pelo perfil de imóvel que está procurando, mas não conseguiu.

Como seu site não era responsivo. Maria não conseguiu preencher os campos da busca, pois precisava rolar para lateral e não deu certo. Impaciente! Maria fechou seu site e abriu outro. Neste momento você acabou de perder um possível negócio.

O que os números tem a dizer?

O que os números tem a dizer

Reunimos algumas pesquisas para te mostrar dados a respeito de acessos via celular e do comportamento do consumidor online:

Segundo dados de uma pesquisa da Comersite, realizada em 2013 com clientes de diversas áreas:

  • O Brasil registra quase 276 milhões de acessos mobile;
  • Sete em cada 10 usuários que acessam um site via celular espera no máximo 5 segundos para a página abrir;
  • A cada 10 usuários que tem dificuldades em acessar um site mobile, 4 afirmam que não voltariam a tentar;
  • O valor médio das compras via mobile chega a 13% a mais do que as compras feitas por computador.

Já uma pesquisa mais recente da Hubspot, afirma:

  • Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel.
  • No Brasil, 69% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel.
  • 61% das pessoas têm uma melhor opinião sobre as marcas quando elas oferecem uma boa experiência móvel.

Se estes números ainda não te convenceram, saiba que um site responsivo melhora seu posicionamento orgânico, já que o Google está priorizando sites responsivos em suas buscas desde abril de 2015. Os sites responsivos também são acessíveis a todos os navegadores (desde que atualizado), o que elimina a chance de seu site não abrir em algum navegador especifico.

Vantagens de um site para imobiliária responsivo

Vantagens de um site responsivo

Você já entendeu porque precisa investir em um site responsivo. Agora, veja quais são as principais vantagens:

  • Melhora sua imagem: Prezar pela qualidade da experiência que os seus clientes têm ao acessar seu site reflete a preocupação da sua empresa em prestar um bom atendimento, elevando assim a sua imagem frente ao mercado.
  • Redução de custos: Ao contratar um site responsivo você tem apenas um site que se adequa a diferentes dispositivos. Ao invés de ter duas URL´s distintas, uma para dispositivos móveis e outra para acesso via desktop, sua imobiliária passa a investir em um único site. Ou seja, você mantém seu site atualizado sem grandes investimentos, pois a manutenção é feita em uma única plataforma.
  • Satisfação de clientes: Além dos possíveis clientes que chegam ao seu site, aqueles que já são seu clientes e precisam entrar em contato com você também terão uma experiência melhor, o que contribui para mantê-los satisfeitos.

Relacionamento

Mais do que oferecer um bom atendimento (isso é obrigação de qualquer empresa que esteja pensando em satisfação de clientes), é necessário investir em relacionamento. Em muitas imobiliárias, o contato acaba assim que o contrato é assinado e isso está muito errado. Se um cliente te indicou e outro e você fechou o negócio por exemplo, não deixe de agradecer.

Mantenha contato! Lembre-se de aniversários, datas importantes, envie mimos, enfim, mantenha relacionamento, esteja à disposição e atenda-o prontamente.

Praticidade

Mesmo após fechamento do contrato, seu cliente precisará entrar em contato com você para resolver algumas coisas. Ter uma área do cliente em seu site pode facilitar muito a vida do seu cliente, e claro, a sua também. Disponibilizar facilmente 2ª via de boleto, declaração de imposto de renda e até mesmo a situação dos imóveis dele que estão em sua imobiliária, será um grande diferencial.

Se antigamente já dizíamos que tempo é dinheiro, hoje em dia essa máxima se tornou ainda mais verdadeira, Basta ao olhar ao redor que você vai perceber todo mundo correndo, atarefado e dizendo não ter tempo pra nada. Exatamente por isso, começaram a surgir novos produtos e serviços, que ajudam as pessoas a otimizarem seu tempo, como falamos nesse post sobre pay-per-use no mercado imobiliário.

A empresa que trabalhar se preocupando em economizar o tempo de seu cliente, certamente sairá na frente. Por isso, hoje vamos falar sobre uma ferramenta que pode ajudar muito nesse papel: a área do cliente.

Qual a importância da área do cliente em um site para imobiliária?

Entendendo a área do cliente

Primeiramente, vamos entender o que á área do cliente e o que normalmente a compõe:

A área do cliente é um espaço online, que pode ser acessado diretamente de seu próprio site, onde você disponibiliza informações para seus clientes, mediante login com senha.

Que tipo de informações você pode disponibilizar na área do cliente?

  • 2ª via de boletos: Possibilita gerar PDF ou impressão direta do boleto.
  • Status de imóveis: Mostra ao locador se o imóvel está alugado ou vaga, o valor e a porcentagem que pertence a ele (para o caso de imóveis compartilhados).
  • Demonstrativo de Imposto de Renda: Informações de valores recebidos pelo locador, para fins de Declaração de IR.
  • Extrato de locadores: Mostra o extrato de créditos e débitos entre a imobiliária e o locador, separados por mês.

Agora, vamos aos motivos para implementar essa ferramenta agora mesmo:

Facilita a vida do cliente

Facilita a vida do cliente

Esse por si só já é um excelente motivo para você providenciar uma área do cliente em seu site. Imagine que João, locador de 10 imóveis, queira verificar a situação de cada um deles. Sem a área do cliente ele precisaria ligar na imobiliária, falar com um atendente, informar os dez códigos de imóveis, esperar que verificassem um a um, para assim informarem se estão alugados, vagos, valor do aluguel, etc. Agora imagine Maria, locatária há 7 anos, todo mês perde o boleto e liga na imobiliária pedindo a 2ª via, e muitas vezes, ainda assim não recebe por e-mail.

Com a área do cliente, essas duas situações não aconteceriam mais, pois eles mesmos poderiam acessar seu site, a qualquer hora e lugar e obterem essas informações.

Economiza tempo da equipe e otimiza processos internos

Economiza tempo da equipe e otimiza processos internos

Se seu cliente economiza tempo, sua equipe também economizará. Portanto, ao invés de atender e enviar boletos um por um, seus funcionários poderão se dedicar a outras tarefas mais produtivas.

Com a automação desses processo, você também vai ver sua imobiliária de forma muito mais prática e eficiente. Certamente sua equipe também apoiaria essa ideia.

Transmite profissionalismo e modernidade

Transmite profissionalismo e modernidade

 

Oferecer um serviço visando conforto e praticidade ao cliente, certamente faz sua imobiliária mais profissional, garantindo assim uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Além disso, mostra que sua imobiliária está antenada à tendências, se modernizando e visando uma melhor experiência do usuário.

Este é um excelente motivo para as imobiliárias que estão começando agora ou recentemente, que precisam trabalhar bastante para conquistar a tão sonhada reputação. É necessário cuidar da imagem da empresa desde o começo, e o site é uma importante peça nesse processo.

Contribui para satisfação dos clientes

Contribui para satisfação dos clientes

Já dizia o célebre consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. As empresas realizam grandes esforços na captação de novos clientes, investindo milhões em estrutura física e em propaganda para chamar a atenção, porém, praticamente esquecem que vale muito mais a pena construir um relacionamento de longo prazo do que apenas realizar uma venda. Isso significa que, clientes bem atendidos e que recebem um serviço de qualidade da sua imobiliária tendem a permanecer mais tempo como clientes. Ou seja, se seu cliente vir a fazer novos negócios, ele vai procurar sua imobiliária. E o melhor, ainda o indicará para amigos e familiares.

Leia também  Satisfação de clientes em imobiliárias: 03 fatos que você não pode deixar de saber

Mitos sobre site para imobiliária

#Fato 01: Não preciso de um site para imobiliária

Não preciso de um site

Por incrível que pareça, ainda existe uma parcela de imobiliárias que não viram importância e não possuem um site. Acreditando que “imobiliária não precisa de site”, porém estão completamente equivocadas. Hoje a Internet é um meio de comunicação de massa e ter um site não é só sinônimo de empresa dinâmica, antenada com o futuro ou preocupada com a divulgação de seus produtos e com o seu marketing. É essencial como cartão de visitas online. É uma forma simples e eficaz de divulgar seus produtos e serviços. É como oferecer atendimento 24 horas sem ter um atendente na empresa.

#Fato 02: É muito caro fazer um site

site imobiliário

Muitas vezes, quando a imobiliária procura um profissional/empresa para desenvolver seu site, acha caro e acaba desistindo. Porém, é necessário levar em conta o retorno que um site pode trazer para sua empresa e medir o custo x benefício.

Desenvolver um bom site, que leve em consideração aspectos como layout, motor de busca, integração com sistema, portais, etc, requer tempo e conhecimento, por isso o investimento. Após o desenvolvimento, é cobrado um valor mensal referente a serviços como hospedagem do seu domínio, backup automático de arquivos (você não perde seus arquivos), atendimento para sanar suas dúvidas e o seguro do site.

Veja quanto conhecimento e trabalho desenvolver um site exige. Agora pense em quanto um site bem feito pode converter em contatos, e consequentemente em vendas, para sua imobiliária. Assim, você enxerga o quanto um site é um investimento e não um gasto.

#Fato 03: Preciso destacar meu telefone e minha marca o máximo possível

destacar meu telefone e minha marca o maximo possivel

Algumas imobiliárias ainda acreditam que o site é basicamente um endereço na internet para divulgar seu telefone. Assim, ao desenvolverem o site querem colocar a logo e o telefone ocupando quase meia página, ignorando a importância dos demais conteúdos. É claro, que seu logo e seu telefone precisam estar em destaque, mas isso não significa que precisa ser grande e desproporcional.

Em um site, a marca deve estar posicionada em locais estratégicos para a fácil identificação de quem o acessa. Uma boa sugestão é no topo, preferencialmente do lado esquerdo, pois é uma das áreas mais nobres do site (devido ao movimento que as pessoas fazem com os olhos ao acessar um site, seguindo o sentido da leitura). O telefone pode ficar no topo e/ou rodapé. Lembre-se que todo conteúdo deve estar em harmonia. E o foco do seu site é ajudar o cliente e não apenas autopromoção.

#Fato 04: Não preciso me preocupar com layout

site imobiliário

É comum encontrarmos diariamente diversos sites de imobiliária com uma estética confusa e poluída. Excesso de informações, fotos, diferentes cores e fontes, um verdadeiro carnaval. Tentar colocar muitas informações de forma desorganizada em seu site, só vai cansar o leitor, que se sentirá confuso e não encontrará o que procura. Esqueça o excesso de cores, letreiros piscando e imagens de má qualidade. Se você acredita que não tem conhecimento suficiente para fazer este trabalho, procure um profissional que possa lhe ajudar com o design de seu site, de forma a torná-lo visualmente atrativo e fácil de navegar. Vale lembrar que desde 2012, o Google considera também layout da página.  Sites que têm quantidade excessiva de anúncios podem receber punições e perder posições na página de resultados do buscador.

Um estudo realizado pela pesquisadora Elizabeth Sillence para a universidade de Nortúmbria (Newcaslte – UK), mostrou que 94% são as chances de um novo visitante não confiar em seu site “apenas” pelo seu design.

#Fato 05: Experiência do usuário não é pra mim

Experiência do usuário não é pra mim

Se você já ouviu falar em experiência do usuário e pensou que aquilo não tinha nada a ver com sua imobiliária, se enganou. Experiência no usuário é basicamente algo que envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um determinado produto, sistema ou serviço. Neste caso, é como a pessoa se sente ao navegar em seu site. Como falamos no tópico anterior, se seu site tem um layout “limpo”, bem feito e que facilita a navegação, a pessoa que o visita, tende a sentir satisfeita e permanecer navegando.

Outros dois fatores importantes que podem afetar a experiência do usuário são:

Tempo de carregamento: De acordo com um estudo feito pela Universidade de Massachusetts, usuários perdem a paciência a partir de 2 segundos de espera. Se seu site estiver cheio de imagens pesadas e outros elementos que o torne lento, provavelmente seu visitante não esperará e tentará acessar o site de outra imobiliária.

Mobilidade: Uma pesquisa recente do portal VivaReal, mostrou que 37% das buscas são feitas através de smartphones. Esse número tem crescido exponencialmente a cada ano. Basta olhar ao seu redor para perceber o quanto as pessoas utilizam o smartphone pra tudo. Por isso a importância de ter um site responsivo, que se adapta a diferentes tamanhos de tela, sem perder usabilidade.

#Faço 06: Meu sobrinho pode fazer meu site

Meu sobrinho pode fazer meu site

Motivados principalmente pelo fator “preço”, muitas imobiliárias deixam de desenvolver seu site com uma empresa especializada e entregam o projeto para um sobrinho, colega, primo, enfim, alguém que cobre mais barato. Como explicamos no segundo tópico, desenvolver e manter um site exige conhecimento, trabalho e profissionalismo.

Quando você contrata um profissional ou uma empresa só por que ela cobra mais barato, você analisa seu histórico? Pesquisa os trabalhos que ela já fez?

Pense também na segurança das informações: Quanto vale sua carteira? Somente uma empresa reconhecida e com reputação no mercado, pode garantir a segurança das suas informações. Lembre-se que o barato pode sair muito caro no final. Por isso, não entregue seu site nas mãos de qualquer pessoa.

Conclusão

Pequenas ações podem transformar os processos da sua imobiliária e elevarem o nível de satisfação de seus clientes. A área do cliente é uma delas.  Ao contratar uma área do cliente para seu site, fique atento e lembre-se:

  • Ela precisa ser integrada com o sistema de administração de imóveis;
  • Ser responsiva – Para que seu cliente possa acessar de qualquer dispositivo, sem prejudicar a experiência;  
  • Layout “clean” e de fácil navegação.

Um site eficiente pode ajudar muito sua imobiliária tanto na aquisição quanto satisfação do cliente, mas é importante destacar também o quanto as pessoas podem fazer a diferença. Corretores, gerentes, recepcionistas, financeiro, enfim, todos são peças fundamentais no processo de compra e retenção de clientes. Por isso, além de investir no desenvolvimento de um site que gere resultados, não deixe de investir também em treinamentos e na valorização dos profissionais da sua equipe.

Tem uma opinião sobre o assunto? Alguma dica pra compartilhar? Conta pra gente nos comentários.

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