Gamificação para Imobiliária: Saiba como usar a técnica para vender mais

Tempo de leitura: 14 minutos

De aplicativos fitness a programas de fidelidade, a gamificação está em toda parte! Incorporar elementos de jogos em situações não relacionadas a jogos tornou-se parte de nossas vidas diárias, e por um bom motivo: a gamificação desperta o desejo das pessoas de atingir os objetivos especificados.

Em uma imobiliária, ela pode ajudar os corretores de imóveis a obter mais vendas, as equipes a criar uma melhor coesão e informar os líderes e corretores exatamente como está o desempenho de seus negócios.

Mas, como isso pode ser implementado na prática e quais são os benefícios reais para os negócios? Acompanhe neste artigo!

O que é gamificação e como ela surgiu?

A gamificação é uma técnica usada para tornar eventos, aplicativos, organizações, entre outros, mais interessantes e envolventes, incorporando elementos de jogos.

As soluções de gamificação podem ser aplicadas a qualquer coisa, desde o treinamento de funcionários e programas de fidelidade do cliente à estimulação de equipes de vendas.

Embora o termo tenha sido cunhado em 2002, o conceito remonta ao século 20, quando as lojas de varejo introduziram programas de recompensas para fortalecer a fidelidade do cliente e os gerentes industriais encorajaram os trabalhadores da fábrica a se verem em competição uns com os outros.

Em 1984, Charles Coonradt publicou The Game of Work, um livro sobre sua experiência em ajudar empresas da Fortune 500 a aumentar o engajamento dos funcionários e os resultados, combinando o local de trabalho com uma mecânica de jogo, como metas claramente definidas, melhor pontuação e feedback frequente.

A gamificação pegou um vento favorável no boom digital dos anos 2000. Surgiu toda uma indústria de agências de consultoria e empresas SaaS especializadas, ajudando as empresas a adicionar pontos, insígnias e tabelas de classificação.

Quais as bases da gamificação e como ela funciona?

Existem dezenas, senão centenas, de mecânicas e conceitos derivados de jogos que são usados para gamificar atividades e ambientes cotidianos. Aqui estão alguns dos elementos mais comuns vistos em produtos de sucesso.

Propósito

O objetivo é incutir a sensação de que você foi especialmente escolhido para uma missão épica e está contribuindo para algo maior do que você mesmo. Isso geralmente é comunicado por meio da narrativa.

Progresso

Progresso refere-se a uma indicação de que você está superando obstáculos e se aproximando de seu objetivo. Isso geralmente assume a forma de pontos, níveis, batalhas contra chefes e barras de progresso.

Pressão

A pressão é criada promovendo a urgência de agir, o medo de perder ou a sensação de que você não pode voltar atrás agora. Cronômetros de contagem regressiva, sequências e itens colecionáveis escassos são exemplos de pressão em ação.

Posição

A posição na gamificação significa que existe uma maneira de mostrar suas realizações e competir — ou comparar-se com — outros colegas ou jogadores. Ele aparece nas atividades por meio de prateleiras de troféus, distintivos e tabelas de classificação.

O que está por trás da gamificação?

A gamificação funciona porque usa técnicas psicológicas poderosas para motivar os usuários e direcionar suas energias. Ela usa uma compreensão profunda da mente humana para direcionar sutilmente o comportamento do usuário. Aqui estão algumas das técnicas psicológicas que fazem a gamificação funcionar.

Traz à tona a competição entre os usuários

Uma das técnicas de gamificação mais comuns é usar pontos e tabelas de classificação para concluir tarefas ou níveis. Muitos aplicativos permitem que os usuários concorram com sua base global de usuários, amigos e colegas de equipe.

Em muitas organizações, o local de trabalho digital é configurado para permitir que os funcionários compitam com seus colegas. A gamificação funciona bem aqui porque traz à tona o espírito competitivo entre seus usuários. Mesmo que não haja recompensas para os vencedores, apenas estar no topo do jogo motiva os usuários a dar o melhor de si.

Aciona os centros de recompensa em nossos cérebros

Ganhar pontos ou ver seu nome no topo da tabela de classificação aciona os centros de recompensa ou prazer no cérebro dos usuários. Essas são as mesmas regiões que nos fazem sentir felizes quando vemos nossos entes queridos, comemos bem ou ganhamos um prêmio. Essas regiões desencadeiam uma onda de serotonina e dopamina, dando-nos uma sensação de felicidade e mais energia.

Esses hormônios fortalecem as conexões dentro de nossos cérebros e nos fazem associar a felicidade à conclusão de uma tarefa ou à vitória em uma competição. Isso faz com que os usuários desejem mais dessas recompensas e os motiva a trabalhar para eles.

As pessoas adoram saber quando estão indo bem

A gamificação impulsiona e motiva os usuários, dando-lhes um tapinha nas costas. Por exemplo, em muitos aplicativos de e-learning, os usuários recebem uma estrela ou um token sempre que concluem uma lição. Mesmo aplicativos de pagamento como o Google Pay recompensam os usuários quando eles fazem um pagamento.

A melhor parte é que os aplicativos podem oferecer suporte e encorajamento logo após a conclusão de uma tarefa ou conquista. As recompensas instantâneas são uma das razões pelas quais muitas empresas usam aplicativos para motivar seus funcionários, em vez de realizar competições de um mês.

Permite que os usuários se conectem com outras pessoas na mesma jornada

Muitos aplicativos criam comunidades ou permitem que os usuários compartilhem suas realizações com outras pessoas. Isso é comum em muitos aplicativos fitness, como Strava e Samsung Health. Aplicativos como o Google Pay incentivam os usuários a compartilhar cupons com seus amigos.

Ao conectar os usuários, esses aplicativos criam um senso de comunidade entre eles. Além da competição, também motiva os usuários com o desejo de fazer parte de algo maior do que eles. O mesmo motivo que estimula o usuário a aderir às tendências nas redes sociais o faz querer concluir atividades ou atingir metas.

gamificação para imobiliária

De que forma a gamificação para imobiliária pode te ajudar a vender mais?

A gamificação para imobiliária é fácil de implementar e os benefícios podem ser surpreendentes quando bem-feitos. Se você ainda não está convencido da ideia de gamificação, considere estes benefícios.

Maior foco nos KPIs

Quando feita corretamente, a implementação da gamificação de vendas motivará os números individuais e coletivos. Por ter uma tabela de classificação consistente e prêmios ocasionais, você está fornecendo incentivos para que sua equipe se concentre em KPIs específicos de geração de receita que eles controlam.

Isso pode ajudar sua equipe de vendas a se concentrar nas prioridades gerais da equipe e dar-lhes a motivação para investir em seus próprios KPIs individuais. O resultado final: mais representantes atingem a cota e o número geral da equipe de vendas aumenta.

Adoção e uso de CRM Imobiliário

Uma luta constante que ouvimos repetidamente dos gerentes de vendas é a dificuldade de fazer com que seus representantes usem o CRM corretamente. É comum encontrar representantes calculando números e fazendo anotações por conta própria, fora do CRM da equipe. Mas uma das vantagens de usar um software de gamificação para imobiliária de vendas é que ele se integra diretamente ao seu CRM.

Se seus representantes não o estiverem usando ativamente, eles não poderão competir contra seus colegas de equipe. Ao adicionar uma motivação competitiva aos números de vendas de seus representantes, você fornece um incentivo extra para que eles se mantenham atualizados com os dados de CRM.

Cultura da equipe

Adicionar um senso de competição amigável não apenas aumenta a motivação pessoal, mas também contribui para algumas das áreas mais importantes da cultura da equipe.

Adicionar uma competição consistente e uma tabela de classificação naturalmente abre vários canais de comunicação para sua equipe. Quando gerenciada corretamente, a gamificação de vendas pode dar um impulso positivo à cultura de sua equipe.

Quais os benefícios de aplicar a gamificação em sua imobiliária?

Adicionar mecânica de jogo a uma infraestrutura de vendas existente transforma seu processo básico em um desafio interativo e motivacional que pode dar à sua equipe o impulso necessário para gerar melhores resultados e alcançar o sucesso.

A implementação da gamificação na sua imobiliária pode produzir muitos benefícios, incluindo:

  • mudar o foco para as atividades de maior retorno que levam à obtenção de vendas e sucesso sem focar estritamente na venda;
  • transformar atividades mundanas em atividades emocionantes, fornecendo recompensas, pontos e níveis para a conclusão desses trampolins básicos, mas críticos;
  • fornecer mais gratificação instantânea e motivação para os “jogadores”, incentivando um indivíduo a fazer um esforço extra para ultrapassar seus pares na tabela de classificação e ver esses resultados em tempo real;
  • concentrar-se no sucesso de curto ou longo prazo com base em como você prioriza a pontuação no jogo;
  • aumentar a adoção de CRMs existentes ou outros sistemas legados, exigindo o registro da atividade de ganho de pontos nesses sistemas.

Para você se inspirar, trouxemos 3 exemplos de grandes empresas que implementaram estratégias de gamificação com resultados muito positivos.

Cisco

Injetar uma rotina de trabalho com gamificação pode ajudar as empresas a melhorar significativamente o engajamento dos funcionários, otimizando os processos de negócios.

A Cisco ajudou os funcionários a obter sua certificação no Programa de treinamento em mídia social usando um sistema de nivelamento com desafios. Com três níveis de certificações e desafios de equipe dentro da organização, mais de 650 colaboradores já foram certificados.

L’Oréal

A L’Oréal é a maior empresa de cosméticos do mundo. Eles precisavam de uma solução melhor para treinar e se comunicar com seus Consultores de Beleza (BAs). Isso foi um desafio, pois esses BAs estavam espalhados por 18 países. Eles também falavam mais de seis idiomas diferentes.

A empresa criou um aplicativo móvel gamificado para treinamento e compartilhamento de conhecimento. Em outras palavras, permitiria que seus BAs em todo o mundo aprendessem, se conectassem e se envolvessem uns com os outros. Os recursos incluíam uma redação, comunidade social e uma biblioteca cheia de conteúdo de microlearning. O sistema também incorporou o aprendizado combinado, que facilitou o treinamento online e offline.

Omnicare

A Omnicare é a maior fornecedora de serviços farmacêuticos para instituições de cuidados de longo prazo da América.

Em 2013, o suporte técnico da empresa lutou com longos tempos de espera e altas taxas de abandono. Por isso, a empresa precisava de uma forma de melhorar o desempenho de sua equipe de atendimento. Eles então procuraram gamificar seus procedimentos de atendimento ao cliente.

Elementos baseados em jogos, como pontos e recompensas, foram implementados para motivar seus funcionários. Uma tabela de classificação foi usada para rastrear e destacar os melhores desempenhos. As conquistas foram reconhecidas com vales-presente da Amazon e ingressos de cinema.

Como implementar a gamificação para imobiliária?

Se você deseja ajudar a melhorar a motivação e o desempenho da equipe, aqui estão três maneiras de implementar a gamificação para imobiliária.

Defina metas ou objetivos

O núcleo de todo jogo é a busca de um objetivo ou meta. Este é o passo mais simples da gamificação. Sem metas claramente definidas, sua equipe não terá nada pelo que competir (seja como indivíduo ou como equipe).

Para definir metas para sua equipe, você pode usar tabelas de classificação ou metas individualizadas que os agentes precisarão tentar atingir.

Os objetivos podem ser mais do que simplesmente metas de receita e podem incluir:

  • alvos de prospecção;
  • porcentagem de crescimento da carteira de imóveis;
  • aumento nas taxas de conversão;
  • número de visitas realizadas;
  • novos contratos assinados;

Implemente programa de níveis

Os níveis são outra mecânica central do jogo. Eles permitem que você meça a quantidade de desafio que você fornece a um jogador para maximizar sua motivação e sentimentos de realização.

O objetivo aqui é fornecer o nível ideal de desafio para recompensar. Para definir níveis, você pode criá-los em torno de seus alvos com base na capacidade do agente ou simplesmente por objetivos estratégicos da equipe, como aumentar o número de novas chamadas de prospecção feitas para uma área.

Exemplos incluem:

  • estabelecer níveis diferentes para agentes novos, plenos e seniores em sua equipe;
  • criar torneios para todos os membros da equipe para gerar novas ideias ou abordagens;
  • motivação a partir de pontos, distintivos e recompensas desbloqueadas.

Forneça recompensas

Muitos jogos fornecem motivação ao longo do caminho para alcançar o objetivo final. Essas micro recompensas fornecem um estímulo adicional para ajudar a manter seus jogadores no caminho certo e continuar.

As recompensas monetárias costumam ser a principal recompensa como parte do seu plano de comissão; no entanto, existem outras possibilidades que também podem ser usadas após a conclusão de determinados níveis para motivar sua equipe.

Ironicamente, a oportunidade de enfrentar desafios mais importantes também pode ser uma recompensa em si, como liderar um novo território ou um projeto desejável no escritório.

Exemplos de recompensas incluem:

  • prêmios de escritório e reconhecimento por passar em um nível, programa ou meta;
  • manutenção de uma pontuação pública das principais métricas;
  • fornecimento de desafios adicionais de alto nível;
  • tempo extra de orientação ou cursos de treinamento.

Em resumo, a gamificação é uma maneira interessante e potencialmente divertida de motivar sua equipe, com alguma ciência interessante para comprovar sua utilidade. Para ter sucesso, certifique-se de alinhar seus esforços de gamificação para imobiliária com seus objetivos gerais de negócios como parte da estratégia dos membros de sua equipe.

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