Taxa de administração imobiliária: O que é, como cobrar e qual a importância?

Tempo de leitura: 13 minutos

A taxa de administração imobiliária é uma cobrança feita aos proprietários dos imóveis administrados para cobrir gastos operacionais e administrativos.

Por aqui, costumamos dizer que essa taxa é o coração da imobiliária, pois ela é a principal fonte de receita recorrente desse mercado e, portanto, um dos grandes pilares da sustentabilidade dos negócios.

Neste artigo, abordamos esse assunto em profundidade e explicamos, ponto a ponto, o que você deve se atentar para garantir uma cobrança justa, bem gerida e que também seja atrativa para seus clientes. Siga conosco!

O que é taxa de administração imobiliária?

Como dito, a taxa de administração é uma cobrança feita pelas imobiliárias para cobrir os custos com a gestão e administração de um imóvel, ou seja, é uma forma de remunerar as imobiliárias pelos serviços prestados aos seus clientes.

Essa taxa é cobrada mensalmente do proprietário, dependendo das condições estipuladas no contrato, e pode incluir despesas com limpeza, segurança, manutenção de áreas comuns, entre outros serviços.

É importante que os valores e a lista de serviços incluídos na taxa de administração sejam claramente definidos e explicados antes da assinatura do contrato.

Qual a diferença entre a taxa de administração de imóveis e a taxa de intermediação?

Não devemos confundir a taxa de administração com a taxa de intermediação, que também está envolvida nesse tipo de negócio.

A taxa de intermediação é um valor cobrado por uma imobiliária ou corretor de imóveis como pagamento pelo trabalho de intermediar a negociação entre o comprador e o vendedor de um imóvel.

O pagamento é único e é cobrado após a finalização da negociação. É uma forma de remunerar serviços como busca, negociação, análise e fechamento da transação imobiliária.

A taxa de administração, por sua vez, é cobrada pelas imobiliárias mensalmente para cobrir os custos relacionados à gestão e à manutenção do imóvel.

popupadm

Por que as imobiliárias devem cobrar a taxa de administração?

As imobiliárias devem cobrar a taxa de administração para cobrir os custos do gerenciamento do imóvel e também para garantir o bom funcionamento do negócio.

Isso inclui despesas como manutenção do prédio, custos operacionais, pagamento de salários de funcionários, marketing, entre outros. Além disso, a cobrança recorrente permite à imobiliária aumentar a qualidade dos seus serviços e oferecer condições mais atrativas aos proprietários e inquilinos.

É, portanto, uma forma de garantir a rentabilidade da empresa e também viabilizar serviços adicionais aos clientes, como suporte ao locatário e ao proprietário, pagamentos de contas, facilidades na divulgação de imóveis, reformas, softwares de gestão imobiliária, entre outros.

É importante lembrar que, por princípio, a taxa de administração é uma forma de compensação pelos serviços prestados pela imobiliária e, por isso, é cobrada de forma justa e regulamentada por lei.

taxa de administração imobiliária

Como a taxa de administração pode ajudar a imobiliária a crescer?

Além de cobrir os custos operacionais da empresa, parte da taxa de administração de imóveis pode ser aplicada em melhoria da infraestrutura, novas tecnologias e processos mais eficientes capazes de melhorar os serviços prestados.

É, portanto, um meio de aprimorar e ampliar as atividades desempenhadas pela imobiliária, como otimizar sites e aplicativos, melhorar o sistema de atendimento ao cliente e aumentar a conversão na divulgação de imóveis.

O maior objetivo, porém, é garantir que a imobiliária tenha recursos suficientes para oferecer um serviço de alta qualidade aos seus clientes e se manter competitiva no mercado imobiliário.

Qual a importância da taxa de administração imobiliária para os clientes?

Sob a ótica dos clientes da imobiliária, a taxa de administração é também importante porque permite que os proprietários e inquilinos tenham acesso a um serviço profissional de gerenciamento de imóveis.

Isso gera uma série de benefícios como aumento da rentabilidade do imóvel, resolução rápida e eficiente de problemas no imóvel e maior segurança na gestão e nas transações realizadas entre todas as partes.

Para os locatários, os serviços básicos e adicionais contribuem para o seu bem-estar e, consequentemente, para maior atratividade dos imóveis. Para os proprietários, confere maior segurança na operação e garante a preservação do seu investimento.

A qualidade da experiência do cliente só é possível, porém, se a imobiliária contar com recursos para manter uma operação de alta qualidade e uma equipe suficiente e capacitada para atender todas as demandas dos clientes.

Como ela é definida e o que entra no cálculo?

A taxa de administração é definida pela imobiliária e pode englobar diversos fatores, como gastos gerais, pagamento de contas, salários, comissões, seguros, manutenção do imóvel, despesas de transações, impostos, reparos programados, entre outros.

É importante que a imobiliária detalhe o cálculo para o proprietário do imóvel ou para o inquilino, para que ambas as partes tenham pleno conhecimento do que está sendo cobrado.

Além disso, é recomendável que a taxa seja revisada periodicamente, para garantir que o valor cobrado esteja de acordo com as despesas reais da imobiliária.

Os gestores também precisam levar em conta o tempo e o esforço envolvidos na administração do imóvel, bem como as despesas necessárias para cumprir suas responsabilidades.

Que serviços adicionais podem ser incluídos para tornar a taxa mais atrativa?

A imobiliária pode incluir serviços adicionais para melhorar a qualidade dos serviços prestados ou facilitar a vida do cliente, como:

  • gerenciamento de pagamentos de condôminos;
  • serviços de manutenção preventiva e corretiva de áreas comuns;
  • pagamento de contas de água, luz, gás e outras despesas;
  • limpeza e manutenção do imóvel e do condomínio;
  • controle de acesso de visitantes e moradores;
  • serviços de segurança e vigilância do imóvel;
  • recebimento de correios e entregas;
  • solução de problemas e negociações com inquilinos;
  • atendimento a emergências 24 horas;
  • manutenções de equipamentos de lazer;
  • organização de eventos comunitários;
  • serviços de tecnologia para facilitar a gestão e o acionamento de serviços.

A imobiliária também pode propor acordos específicos, como o “aluguel garantido”. Funciona como uma taxa adicional semelhante a um seguro, que garante ao proprietário o pagamento do repasse do aluguel mesmo quando há inadimplência do inquilino.

taxa de administração de imóveis

O que a legislação diz?

A legislação brasileira prevê que a taxa de administração de imóveis é uma quantia cobrada mensalmente pelas imobiliárias para cobrir os custos relacionados à administração dos imóveis.

Embora não existam definições específicas sobre valores e obrigatoriedades, a cobrança é regulamentada pela legislação brasileira, especificamente pelo Código Civil e pelo Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o Código Civil, a taxa de administração deve ser cobrada de forma justa e proporcional, e o valor cobrado deve ser destinado exclusivamente ao uso e manutenção do imóvel.

Já o Código de Defesa do Consumidor estabelece que a cobrança da taxa de administração deve ser claramente explicada aos condôminos, e que eles devem ter acesso às informações detalhadas sobre o uso dos recursos coletados.

Além disso, a lei determina que as imobiliárias devem fornecer um comprovante da taxa paga aos condôminos.

Qual o percentual máximo que pode ser cobrado?

A legislação não estabelece um percentual máximo para a taxa de administração. O valor é negociado entre a imobiliária, o proprietário ou inquilino do imóvel, e deve ser justa e razoável, levando em conta os serviços prestados e as despesas envolvidas.

Geralmente o valor gira em torno de 10%, em média, mas isso não é uma regra. Os valores podem ser influenciados por vários fatores, como localização, tamanho do imóvel e demanda da região, bem como pelo pacote de serviços oferecido pela imobiliária, que pode incluir pontos opcionais.

É fundamental que a imobiliária demonstre total transparência em seus cálculos e que também ofereça meios para o cliente entender melhor e negociar esses pagamentos, como estruturar planos fixos e de fácil escolha.

Como a tecnologia pode contribuir para a redução de custos e para o aumento da eficiência do serviço?

Reduzir custos é uma forma de tornar a taxa de administração imobiliária mais acessível para os clientes ou obter meios de investir na empresa, sem precisar aumentar a cobrança.

Nesse sentido, modernizar a gestão imobiliária é o melhor meio de tornar os processos mais eficientes, reduzindo o tempo e o custo de realização de tarefas. A tecnologia pode diminuir significativamente o número de etapas, erros, falhas ou omissões nas operações do negócio, contribuindo para a qualidade do serviço prestado.

Softwares especializados para gerenciamento imobiliário podem ajudar a otimizar os processos de locação, desde a análise de crédito dos inquilinos até a gestão de pagamentos.

Os recursos disponíveis hoje permitem até a realização de visitas virtuais aos imóveis, tornando o processo de divulgação e locação mais rápido e eficiente.

Para os locatários, a tecnologia é um meio de facilitar pagamentos, informar avarias e acelerar eventuais reparos e melhorias, além de tornar a comunicação com a imobiliária mais eficiente.

Como convencer o cliente de que ela é necessária?

O cliente precisa entender que a taxa de administração imobiliária é uma forma de garantir a manutenção e a preservação do imóvel, além de fornecer serviços adicionais relevantes que facilitam a resolução de problemas e questões burocráticas.

É importante destacar também a transparência e a responsabilidade da imobiliária na gestão dos recursos financeiros, garantindo a segurança dos investimentos dos seus clientes.

Como intermediadora, a imobiliária precisa deixar claro que a sua função é facilitar a vida de locadores e locatários, dispensando-os de tarefas e obrigações envolvidas na negociação e na manutenção de imóveis, além de tornar essa operação muito mais segura para ambas as partes.

popupcrm

Quais as principais vantagens da taxa de administração para os locatários?

Muito além de uma obrigação mensal, a taxa de administração cobrada pelas imobiliárias pode oferecer várias vantagens aos locatários, como:

  • facilidade em acionar serviços de manutenção: a taxa de administração pode incluir serviços de manutenção e reparo para os imóveis, tornando mais fácil para os locatários cuidar da propriedade;
  • segurança: a taxa pode incluir serviços de segurança e vigilância, garantindo mais segurança para os locatários e seus bens;
  • comodidade: os locatários podem ter acesso a serviços adicionais, como recepção, limpeza e jardinagem, sem precisar contratar empresas externas;
  • resolução de problemas: a equipe de administração pode ajudar a resolver problemas relacionados ao imóvel, economizando tempo e esforço em questões corriqueiras;
  • resoluções de conflitos: a imobiliária também pode atuar para tornar as negociações entre locador e locatário mais justas e amistosas, sendo um meio de recorrer em caso de discordâncias.

Quais são as principais vantagens para o proprietário?

Para o proprietário do imóvel, que tem mais responsabilidades na operação, o apoio de uma imobiliária pode simplificar a gestão de diversas formas. Veja!

Visitas e divulgação

A taxa de administração imobiliária oferece diversas vantagens para o proprietário do imóvel, como o controle da conservação e valorização do imóvel, a divulgação de anúncios em canais variados e a negociação com interessados.

Os recursos das imobiliárias podem ajudar a atrair inquilinos mais rapidamente e dispensam o proprietário de todo o trabalho envolvido nessas e em várias outras obrigações.

Análise de crédito e segurança financeira

Outro ponto importante é que as imobiliárias contam com recursos para análise de crédito e pendências fiscais, permitindo uma avaliação rigorosa e detalhada dos dados financeiros e do comportamento de compra de futuros locatários.

A tranquilidade não só existe ao selecionar e aprovar novos inquilinos que sejam comprovadamente capazes de cumprir com o pagamento das mensalidades, mas também nas cobranças mensais de aluguel e taxas. Tudo isso fica por conta da equipe da imobiliária.

Segurança jurídica

A taxa de administração oferece vantagens para o proprietário do imóvel, especialmente em relação à segurança jurídica. Uma imobiliária experiente possui conhecimento técnico e experiência no processo de locação, incluindo questões como quebra de contrato, inadimplência e despejo, o que pode minimizar o risco de problemas legais para o proprietário.

Além disso, uma imobiliária pode ajudar a seguir as leis locais e federais relacionadas à locação, garantindo assim uma transação segura e dentro da legalidade, sem imprevistos futuros.

Podemos concluir, portanto, que a taxa de administração imobiliária é uma cobrança justa pelos diversos serviços realizados por ela e também um meio de melhorar a experiência dos clientes, sejam eles locadores, sejam eles locatários.

Por fim, dada a sua importância para a sustentabilidade dos negócios, é fundamental contar com a tecnologia para aumentar a transparência da gestão e garantir o cumprimento dessa e de outras responsabilidades.

Aproveite que chegou até aqui e conheça as diversas soluções que a Universal Software tem a oferecer para a sua imobiliária!

2 Comentários


  1. Pode ser cobrado o primeiro mês e os 10% de manutenção?

    Responder

  2. Eu tenho um imóvel pra alugar, construi agora, gastei 500.000,00, o aluguel vai atingir 3.500,00, ou seja, 0.7%, do capital investido, ai vem a imobiliária, que é uma empresa, ela tem que ter, sede, funcionários, veículos, enfim, todo suporte para fazer a locação, nada mais justo, toda empresa precisa disso, mas me cobrar 8% mensal, mais metade do primeiro aluguel, não me parece nada justo, tanto é que dou a casa para qualquer imobiliária idônea, e ela me paga só 2% ao mês, pode fazer o que quiser com a casa, até vender, negociar a grana na bolsa de valores, mediante contrato é lógico!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *