Tempo de leitura: 18 minutos
- O que é a antecipação de aluguel?
- Como funciona o adiantamento de aluguel?
- Qual a função da antecipação de aluguel?
- Quais as vantagens da antecipação de aluguel para o locador?
- Como os proprietários de imóveis podem solicitar a antecipação de aluguel?
- Quais são as vantagens da antecipação de aluguel para as imobiliárias e corretores?
- O que diz a lei sobre antecipação de aluguel?
- A antecipação de imóveis é uma alternativa ao empréstimo pessoal?
- Em que momento oferecer a opção da antecipação de imóveis para os proprietários?
- Como melhorar os resultados da sua imobiliária com a antecipação de aluguel?
Atualmente, principalmente devido ao avanço tecnológico, podemos contar com diversas soluções financeiras voltadas a atender as particularidades de cada setor da economia. Nesse sentido, a antecipação de aluguel no mercado imobiliário surge como uma alternativa voltada para atender as demandas de proprietários que desejam conquistar uma liquidez financeira dentro de um espaço de tempo, ao mesmo tempo que torna a prestação de serviço das imobiliárias mais atrativa.
Essa solução traz diversas vantagens mas, para que todo processo ocorra de modo efetivo, é necessário o cumprimento da legislação que regulamenta essa prática e um conhecimento aprofundado sobre essa área. Por isso, criamos este artigo que explicará melhor o conceito de antecipação de aluguel, seus benefícios e como utilizá-lo.
O que é a antecipação de aluguel?
Um contrato de locação é um acordo firmado entre duas partes em que o locador da propriedade detém o direito do recebimento dos valores, que geralmente ocorrem mensalmente, pela disponibilização do imóvel para o locatário em um determinado período. Entretanto, desde que isso não ocasione nenhum dano ao inquilino, existe a possibilidade de executar os pagamentos de uma só vez e antes do período acordado, essa prática é denominada antecipação de aluguel.
Na prática, é preciso o locador venda o direito ao recebimento dos valores a uma empresa especializada pelo serviço, que, em troca, pagará o valor total do aluguel de uma determinada temporada, com desconto. Desse modo, a empresa assume os riscos por possíveis casos de inadimplência.
Como funciona o adiantamento de aluguel?
Para se efetivar o adiantamento, é necessário que a imobiliária ou administradora de imóveis firme uma parceria com a empresa prestadora do serviço. Além disso, o proprietário deve expressar o seu interesse em receber a quantia de modo antecipado.
Dessa forma, a empresa especializada realiza uma análise do contrato de locação, atendando-se às suas cláusulas, valores e condições. A partir daí, será elaborada uma proposta cujas quantias incluirão antecipações que podem variar a quantidade dos meses, ficando a cargo do locador essa decisão.
Assinatura do acordo e repasse do aluguel
Uma vez aceita a oferta, o dinheiro é depositado no mesmo ou em poucos dias após a realização da assinatura do acordo, que acontece virtualmente. É importante salientar que não se trata de um empréstimo, já que o proprietário do imóvel não contrai nenhuma dívida.
E, para os imóveis com mais de um locador, os valores pode ser calculado levando em consideração essa proporcionalidade. Por fim, à medida que os aluguéis forem quitados, a imobiliária, administradora ou corretor realiza os repasses para a empresa responsável pela antecipação.
Qual a função da antecipação de aluguel?
A antecipação de aluguel adianta o pagamento dos valores que só seriam quitados mês a mês até o fim do contrato. Ou seja, transforma essas parcelas em um único pagamento para o locador (imediatamente após a aceitação da proposta), alterando o fluxo financeiro por meio de uma concessão de crédito via contrato digital.
Quais as vantagens da antecipação de aluguel para o locador?
São inúmeras as vantagens de realizar a antecipação do aluguel. O recebimento do montante relativo ao período estabelecido do contrato, a ausência de preocupação com inadimplência e os benefícios ficais são algumas delas. Veja, a seguir, os principais benefícios dessa prática:
Agilidade
Por se tratar de um processo totalmente digital, a antecipação de aluguel acontece de maneira rápida, começando por uma simulação e, após alguns cliques, com bastante comodidade, é possível escolher o número de parcelas e o valor que deseja antecipar. O procedimento entre a simulação, análise e liberação do pagamento pode acontecer no mesmo dia.
Ausência de burocracia
Apesar das questões que envolve análise a assinatura de contrato costumarem ser bastante burocráticas, a antecipação de aluguel é muito ágil. Isso porque o contrato de aluguel já existente funciona como uma garantia, que já contém as cláusulas referentes aos pagamento.
Flexibilidade
A antecipação de aluguel pode ser um processo bastante flexível, acessível até mesmo para as pessoas com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito. Outro ponto positivo é a possibilidade dos donos de imóveis financiados, ou com dívidas em andamento poderem contratar esse serviço.
Menores taxas
Para fins de comparação, as taxas de antecipação de aluguel podem ser 50% menores do que aquelas cobradas nos empréstimos pessoais. Além de ser uma ótima alternativa em relação ao custo-benefício é isenta de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), tributo muito comum nas operações de crédito.
Antecipação de aluguel não se configura empréstimos
A prática se trata de um adiantamento, e, por isso, não influencia o crédito do proprietário no Banco Central.
Trata-se do recebimento de um valor ao qual o locador já teria direito e, portanto, não se configura empréstimo.
Controle do processo
Na antecipação de aluguel, o locador tem controle de todas as etapas que envolve o processo, podendo escolher entre as opções que mais se adapta às suas necessidades e à sua realidade financeira.
É importante lembrar que o proprietário do imóvel pode optar por antecipar só uma porcentagem do aluguel (80%, por exemplo) e continuar recebendo mensalmente o restante (20%).
Como os proprietários de imóveis podem solicitar a antecipação de aluguel?
A contratação do serviço de antecipação de aluguel é totalmente digital e, por isso mesmo, muito simples. Todo processo entre a simulação e a conclusão da análise pode levar menos de 24 h, em seguida, o proprietário já tem acesso aos valores devidos. Veja:
Simulação
A simulação serve para o proprietário escolher, entre as opções, qual a que mais atende as suas necessidades.
Nesse momento, é preciso informar quanto se deseja antecipar e qual o valor cobrado pelo aluguel ao inquilino.
Cadastro e documentação
Após a etapa de simulação, é necessário concluir o cadastro afim de enviar a simulação para o processo de análise. Nessa etapa são solicitadas algumas documentações pessoais para prosseguir a conclusão do processo. Para que todo o processo aconteça corretamente com aprovação do crédito ao final, é preciso que o proprietário tenha um imóvel alugado via mobiliária. Isso garantirá a segurança do contrato para todos os envolvidos.
É importante mencionar que não é necessário realizar a alienação do bem e, passadas todas as etapas, após o recebimento dos documentos, o adiantamento fica disponível em na conta do locador, em no máximo 24 horas. Empresas como a CashGo realizará todo esse trabalho de modo prático e transparente, pois é referência nesse ramo.
Quais são as vantagens da antecipação de aluguel para as imobiliárias e corretores?
Além dos proprietários de imóveis, os corretores, imobiliárias e administradoras de aluguel também podem se beneficiar da prática da antecipação. Ao firmar parcerias com as empresas que prestam esse serviço, podem desenvolver o seu negócio, tornando-o mais completo e atrativo para os potenciais clientes.
Ainda, com os recursos tecnológicos disponíveis, conseguem oferecer alternativas inovadoras, o que não apenas aumenta as chances de captar mais locadores, mas também potencializa a sua imagem diante de um mercado tão competitivo.
É importante salientar que a parceria firmada não é onerosa, pelo contrário, as imobiliárias recebem comissão, uma vez que consegue um locador que firme contrato de antecipação. Toda a ideia desse serviço é baseada em um sistema em que todos saiam ganhando. Veja outras vantagens:
Captação de clientes
O mercado imobiliário está cada vez mais concorrido e com proprietários bastante exigentes. Nesse cenário, é preciso que as imobiliárias estejam preparadas para oferecer soluções seguras e de qualidade para os clientes. Portanto, a antecipação de aluguel se torna uma ferramenta decisiva no processo de captação de clientes, uma vez que fornece a possibilidade do adiantamento de inúmeras parcelas do contrato de aluguel, o que é bastante atrativo para o locador no momento de decidir em qual imobiliária deixará o imóvel para locação.
Retenção de clientes
Tão importante quando captar clientes, é retê-los. A retenção garante resultados a médio e longo prazo e só é possível por meio da satisfação do público. O oferecimento de soluções práticas e úteis tem o poder de conquistar clientes e fortalecer um vínculo baseado em confiança e satisfação das suas necessidades.
Melhora dos resultados
A imobiliária pode lucrar a cada contrato de antecipação de aluguel por meio de uma comissão oferecida pela empresa parceira. Dessa forma, ela pode criar estratégias de marketing voltadas para a adesão ao serviço, potencializando as oportunidades de negócio.
Além disso, os colaboradores também podem sair lucrando a cada contrato assinado. Por isso, é importante que todos estejam bem informados e preparados para atender ao cliente interessado nessa solução.
Integração com Software
Um ponto importante de se mencionar é que o processo de antecipação caso seja feito de forma manual, está sujeito a erros e retrabalhos por parte da imobiliária.
Por esse motivo é importante buscar softwares de administração de imóveis, que tenham uma solução integrada para automatizar a parte operacional para a imobiliária.
Na Universal Software, por exemplo, temos uma integração com a CashGO onde 95% do processo é automatizado, fazendo com que a imobiliária não perca tempo com várias atividades e foque no seu core business.
O que diz a lei sobre antecipação de aluguel?
Segundo a Lei do Inquilino (nº 8.245), é vedado a antecipação do aluguel diretamente com o locatário quando o contrato assegura garantias como fiador, caução ou fiança. No entanto, quando realizada por uma empresa especializada, essa prática se torna possível — de acordo com o Código Civil —, já que ela que se encarregará a, mês a mês, recolher os valores devidos para o inquilino, se responsabilizando, inclusive, por possíveis inadimplências.
A antecipação de imóveis é uma alternativa ao empréstimo pessoal?
Quando alguém está passando por dificuldades financeiras, geralmente, a primeira opção que surge para sanar o problema é a solicitação de crédito por meio de empréstimo pessoal ou consignado. No entanto, as burocracias envolvidas nessa contratação, aliada aos juros altos, fazem as pessoas procurarem formas menos rígidas de quitar as suas dívidas.
Segundo um estudo publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cerca de 25% dos brasileiros não são capazes de quitar as suas contas mensais. Por conta disso, muitos deles acabam apelando para empréstimos, cheque especial, ou acumulam contas ao longo dos meses. No entanto, em vez de uma melhora na situação, o que acaba acontecendo é a formação uma “bola de neve” de dívidas para o consumidor.
Nesse contexto, a antecipação de aluguéis é uma ótima alternativa para donos de imóveis endividados ou com problemas financeiros que desejam reduzir a sua inadimplência. Como vimos, o Código Civil permite essa prática, pois se configura cessão de crédito e não cobrança antecipada, algo que é vedado pela Lei do Inquilino.
Ainda, a antecipação de aluguel se constitui um processo simplificado de cessão de crédito, realizada virtualmente, de modo rápido e com juros menores. Além disso, a quantidade das parcelas e o valor adiantado ficam submetidos às necessidades do proprietário, que poderá escolher, entre as opções, as mais vantajosas para a sua situação.
Em que momento oferecer a opção da antecipação de imóveis para os proprietários?
Sabemos que a prática da antecipação de imóveis traz inúmeras vantagens, seja para proprietários, seja para a própria imobiliária.
No entanto, é comum surgir a dúvida de quando e de que maneira oferecer esse serviço, para os clientes. Por isso, apresentaremos algumas alternativas que mostrarão formas eficazes de apresentar essa solução aos donos de imóveis. Veja:
No momento da captação de imóveis
A captação de imóveis é uma excelente oportunidade de apresentar o potencial da imobiliária, comunicando aos potenciais clientes que ela se dispõe em apresentar as soluções mais inovadoras e focadas nas necessidades do seu público.
Na assinatura do contrato
A assinatura do contrato é uma ocasião em que a imobiliária tem um contato direto maior com o proprietário, elucidando sobre as cláusulas e condições de toda a documentação. Assim, torna-se conveniente falar sobre a antecipação do aluguel, expondo ao locador os seus diversos benefícios e a possibilidade de contratar esse serviço.
Nas redes sociais
As redes sociais são, hoje, grandes plataformas de comunicação com o público e um ótimo meio de chamar atenção para as novidades de um negócio. Dessa forma, é fundamental realizar publicações esclarecendo sobre essa alternativa, seus benefícios, suas condições e outras informações de relevância para os potenciais clientes.
Além disso, é necessário se colocar à disposição para sanar possíveis dúvidas, indicando, além da redes sociais, outros canais de comunicação, visando a prestação de um atendimento de excelência.
Quando reformas e reparos são necessários
Um imóvel está sujeito a ações do tempo e a diversos outros imprevistos. Dessa forma, reformas e reparos fazem parte do processo de locação, exigindo que o proprietário disponha de determinada quantia para que sejam realizados esses trabalhos.
Assim, a oferta da antecipação de aluguel, nesse contexto, surge como uma excelente alternativa para cobrir esses gastos inesperados.
Na rescisão contratual
Essa opção é mais vantajosa pra quem tem mais de um imóvel alugado, pois quando um deles tem o contrato rescindido, o proprietário acaba ficando sem aquela renda. Então, oferecer a antecipação como forma de manter a sua capacidade financeira, acaba sendo uma solução ágil e eficaz.
Na renovação contratual
Outra ocasião ideal para apresentar ao proprietário a antecipação de aluguel é no momento da renovação de contrato. Abordar sobre todos os pontos, tirar todas as suas dúvidas e apresentar as vantagens do serviço, aumentam as chances do cliente permanecer com o imóvel na imobiliária.
Como melhorar os resultados da sua imobiliária com a antecipação de aluguel?
A antecipação do aluguel já é um método muito utilizado pelas mobiliárias para oferecer um atendimento diferenciado aos proprietários e inquilinos.
No entanto, para que o fornecimento desse serviço impacte positivamente os resultados do negócio, é crucial firmar boas parcerias, fazer bom uso das ferramentas tecnológicas disponíveis e prezar por excelência no atendimento. Veja outras ações que podem melhorar seus resultados:
Invista em divulgação
A antecipação de alugueis ainda é uma prática pouco conhecida pelos proprietários de imóveis. Dessa forma, o investimento em divulgação por meio dos diversos canais de comunicação disponíveis pode fazer com que uma imobiliária se destaque em relação às demais.
Para tanto, os meios de comunicação digitais oficiais da imobiliária (como blogs, redes sociais e sites) devem produzir artigos e realizar publicações a respeito do serviço, suas vantagens e os processos para a sua adesão. Oferecer informação relevante e objetiva para o público é essencial para que ele faça negócio com a empresa.
É igualmente importante, a partir do primeiro contato com o locador, deixar expressa a opção da antecipção como alternativa ao pagamento mensal, esclarecendo as possíveis dúvidas que venham surgir.
Busque parceiros que prezem pela qualidade e segurança
Para oferecer aos clientes um bom serviço de antecipação de aluguel é crucial firmar parcerias com empresas sérias, que não abrem mão da qualidade e segurança. A atuação de maneira regular, com soluções inovadoras, prezando pelo cumprimento da lei e transparência são características que farão diferença para os clientes e preservarão a imagem da imobiliária.
Além disso, a instituição precisa ter uma sólida capacidade financeira, atuação no mundo digital, processos padronizados e sem burocracia excessiva, a fim de tornar simples todo o processo para o proprietário.
Realize treinamento periódico para colaboradores
As imobiliárias precisam contar com times capazes de conhecer profundamente o serviço de antecipação de aluguel e as ferramentas que tornam ele possível, pois eles precisam estar prontos para orientar os locadores, tirando todas as suas dúvidas. Desse modo, a realização de treinamento periódicos, para mantê-los atualizados e capacitados aumentam as possibilidades de se fechar mais contratos e melhorar os resultados.
Divulgue as vantagens da antecipação de aluguel
A antecipação de aluguel é uma solução nova e, como toda novidade, pode gerar certa desconfiança por parte do público. Isso é bastante natural, uma vez que surgem dúvidas quanto a sua operação, dificultando a tomada de decisão. Portanto, é importante destacar para os locadores a respeito dos benefícios da contratação do serviço, demonstrando a facilidade, segurança e rapidez dos trâmites na cessão dos créditos. É igualmente importante evidenciar que não se trata de empréstimo, elucidando sobre as taxas que incidem nesse serviço, bem como as isenções de tributos.
A antecipação de aluguel é um modo prático, seguro e rápido para os locadores terem acesso aos créditos resultantes do contrato de aluguel de uma só vez. Essa opção é também uma grande alternativas para as imobiliárias firmarem parcerias e conquistarem cada vez mais clientes. No final, o procedimento gera vantagens para todos os envolvidos.
Gostou do nosso artigo? Então, continue por aqui e aprenda como vender imóveis mais rápido na sua imobiliária!