Documentos Para Alugar Um Imóvel: Descubra Quais São!

Tempo de leitura: 13 minutos

Está pensando em se mudar e planeja pagar aluguel? Então, precisa saber quais são os documentos para alugar um imóvel. Apesar da volatilidade nos preços de aluguel de imóveis, essa continua sendo uma boa opção de moradia para quem não pode investir em uma compra.

Cada imóvel tem suas regras e requisitos de locação, porém, a documentação geralmente segue um padrão. Por isso, na hora de escolher um imóvel próximo ao local desejado, seja um local tranquilo, seja próximo ao trabalho ou universidade, o melhor é ter os documentos em mãos para agilizar o processo e não perder a oportunidade. 

Neste artigo, você vai conhecer os documentos necessários para alugar um imóvel e tudo o que você precisa saber na hora de apresentar os recibos para evitar que seu pedido seja indeferido. Confira o que temos reservado para você! 

 popupadm

Saiba quais são os documentos exigidos para alugar um imóvel

Para a locação de um imóvel, existe uma lista de documentos que devem ser apresentados separadamente à imobiliária para a apresentação dos documentos de aprovação e posterior requerimento para a elaboração do contrato. Listamos todos os documentos para alugar um imóvel, detalhando sua importância, necessidade e função no processo de locação. Confira!

Comprovante de renda

Entre os principais documentos para alugar um imóvel solicitado, o mais importante é o comprovante de renda. A comprovação de renda é necessária para demonstrar sua capacidade de pagar o aluguel. Geralmente, são exigidos três comprovantes de renda, que devem estar sempre atualizados. 

Não é a norma, mas as imobiliárias costumam pedir três vezes o aluguel. Pode ser um holerite ou um recibo de serviços prestados se você for autônomo. 

Muitas pessoas que pretendem alugar acabam tendo dúvidas sobre como comprovar a renda, principalmente se são autônomos ou trabalhadores da economia informal. Por isso, destacamos o que pode ser considerado comprovante de renda de diferentes formas. 

Assalariados: três últimos contracheques, imposto de renda com recibo de entrega, cópia de carteira de trabalho das páginas onde consta a foto, qualificação civil, contrato de trabalho; 

Autônomos e profissionais liberais: última declaração de imposto de renda com recibo de entrega, declaração de rendimentos atuais (DECORE), assinada por contador com CRC e firma reconhecida; Comerciantes ou industriais: contrato social e alterações da empresa em que é sócio, cartão de CNPJ da empresa, RG e CPF dos sócios, declaração de imposto de renda com recibo de entrega, declaração de rendimentos atuais (DECORE) assinada por contador com CRC e firma reconhecida, balanço e balancete; Agricultores ou pecuaristas: declaração de imposto de renda e DECORE; 

Aposentados, pensionistas ou Funcionários Públicos: três últimos contracheques, declaração de imposto de renda com recibo de entrega; 

Condutores autônomos de veículos rodoviários: declaração do sindicato da classe, certificado de registro do veículo, imposto de renda e recibo da entrega.

Identificação com foto e CPF

Documentos de identificação são exigidos em todos os lugares — é obrigatório andar com eles o tempo todo. Para alugar um imóvel não é diferente: é preciso apresentar documentos, como RG ou CNH, e um CPF para constar no contrato de locação. 

Certidão de estado civil

Outros documentos para alugar um imóvel necessários é a certidão de estado civil. A maioria das imobiliárias exige prova do estado civil do inquilino. Portanto, se você for casado ou viúvo, precisará apresentar documentos atualizados – geralmente até 90 dias. Aqui você deve consultar a empresa com a qual você será contratado.

Comprovante de residência

O comprovante de residência é essencial para qualquer serviço. A maioria deles exige este documento para provar que o requerente possui residência permanente.

Um detalhe que vale a pena lembrar: nem toda conta que recebemos em casa dá direito a um voucher – você tem que perguntar a quem você pede. 

Um adendo relativo à documentação é que a papelada pode variar dependendo do tipo de propriedade, bem como das políticas da imobiliária.

Principais garantias locatícias para alugar um imóvel

Entender os diferentes tipos de locação é crucial para aprender como alugar uma casa sem dores de cabeça. Aqui estão alguns dos principais tipos de locação com benefícios garantidos. 

Fiador

Ter um fiador é uma das formas de segurança mais comuns para quem quer alugar. Se o locatário tiver problema com o aluguel, o fiador arcará com ele para evitar prejuízos ao proprietário. 

Para ser fiador, a pessoa deve possuir um imóvel quitado, e esse imóvel pode estar localizado em qualquer parte do Brasil. Vejamos os documentos para alugar um imóvel necessários: 

  • cópia do RG e CPF do fiador e do cônjuge, caso seja casado; 
  • comprovante de residência e de renda; 
  • certidão de estado civil; 
  • cópia do registro de imóvel. 

Em relação à comprovação de renda, o fiador precisa comprovar um valor superior a três vezes o valor do aluguel. É a forma jurídica que responsabiliza terceiros em caso de inadimplência do locatário.

Caução

Outra forma muito comum de garantia é o seguro caução. Nesse caso, o locador pode exigir até três pagamentos adiantados de aluguel. Além disso, imóveis como imóveis rurais, residenciais ou comerciais podem ser oferecidos como garantia. 

As formas de pagamento podem ser negociadas diretamente com o proprietário, mas geralmente são pagas em dinheiro a partir de depósitos bancários. Guarde o recibo junto com o contrato até o final do contrato. 

Seguro fiança

Nem sempre é fácil encontrar uma pessoa que queira ou possa ser seu fiador. Nesse caso, você pode optar pelo seguro fiança. Para contar com ele, é preciso encontrar uma instituição financeira que ofereça esse serviço. 

O valor do seguro fiança varia. Portanto, o ideal é pesquisá-lo. Porém, não se preocupe, a garantia para os proprietários não passa de três aluguéis. Além disso, pode ser parcelado em até 12 vezes.

Título de Capitalização

Um título de capitalização pode ser definido como uma contribuição mensal de um determinado valor em troca de um prêmio em dinheiro ou outro tipo de sorteio por um período definido. Posteriormente, os recursos investidos poderão ser resgatados por meio de aditivo. 

Além de reunir os documentos para alugar um imóvel necessários, algumas pessoas não sabem, mas também é possível dar um título de capitalização como garantia na hora de alugar um imóvel. Funciona como descrito no parágrafo anterior. Neste caso, o dinheiro será devolvido no final do período de aluguel. 

Pontos a considerar antes de fechar um contrato de locação de imóveis

Antes de alugar um imóvel, é importante levar em consideração diversos fatores. Estes incluem os documentos necessários para alugar um imóvel e os tipos de garantia necessários. 

documentos para alugar um imóvel

Facilidade no processo de locação de imóveis

Facilidade é o que procuramos em muitas coisas, não é mesmo? O aluguel não é exceção. Afinal, ninguém quer passar por tanta burocracia para morar na casa ou apartamento que deseja.

Por isso, escolha uma imobiliária que simplifique o processo. Atualmente, existem diversos métodos que podem ajudar a agilizar o processo de entrega dos documentos para alugar um imóvel, como os contratos digitais.

Vale ressaltar que já existem imobiliárias que tem uma jornada de locação 100% digital através da implantação de uma Esteira Digital.

Reputação da imobiliária

Ao procurar um imóvel de sua preferência, você precisa saber se a imobiliária que está anunciando tem uma boa reputação no mercado.

Por isso, também é importante avaliar quem está anunciando. Lembre-se, todo o processo será realizado pela empresa, por isso é fundamental avaliar com quem você irá contratar. 

Existem formas simples de verificar a reputação de uma imobiliária como as avaliações no Google Meu Negócio ou o ReclameAqui.

Segurança do imóvel

Além de analisar a localização, que faz parte da segurança, outro ponto importante é avaliar a proteção do patrimônio. Ou seja, verifique trincos, fechaduras, portas, janelas, sistemas de monitoramento, interfones etc.

Todos esses fatores devem ser considerados ao alugar um apartamento. Mais importante ainda, você precisa substituir as chaves assim que sair. 

Itens a analisar na hora de alugar o imóvel

Com a ajuda da tecnologia virtual, muitas vezes é possível pesquisar imóveis para alugar pela Internet. A maioria das imobiliárias possui um site com todos os imóveis disponíveis para locação, separados por tipo.

Muitas das fotos são fiéis à realidade, mas há que ter em conta que é aqui que vai viver pelo menos um ano. Por isso, é importante levar em consideração alguns aspectos antes de assinar um contrato. Acompanhe!

Visita e verificação do estado do imóvel

Depois de reunir os documentos para alugar um imóvel solicitados, você também precisa fazer uma vistoria da propriedade. As fotos por si só não podem dar uma imagem completa de como esta propriedade foi mantida e como está pronta para se mudar.

Então marque uma visita e confira você mesmo todos os detalhes descritos no anúncio e se ele atende as expectativas.

Análise e conferência do relatório de vistoria

Entre a aprovação do formulário e a assinatura do contrato, ocorre a vistoria do imóvel, que é um relatório do corretor de imóveis detalhando o estado completo do imóvel entregue ao inquilino.

Ao término ou rescisão do contrato, o locatário deverá entregar o imóvel nas mesmas condições informadas na vistoria, ou seja, pintura, estado estrutural (portas, janelas, torneiras, pisos e trincos), chaves, controles remotos, entre outros.

Prazo do contrato

A duração média de um contrato de locação é de 30 meses, com algumas imobiliárias incluindo cláusulas de rescisão se multas não forem pagas após 12 meses.

Leia o documento na íntegra e certifique-se de estar de acordo com o que foi acordado para evitar problemas futuros e perdas financeiras.

popupcrm

Cláusulas que devem constar no contrato de aluguel

Nome, endereço e qualificação das partes: os dados do inquilino e do senhorio devem constar no contrato de arrendamento. Se houver um fiador, seus dados também vão para o arquivo — nome completo, estado civil, número do bilhete de identidade, caixa central de previdência e profissão;

Valor do aluguel e o índice de reajuste: o valor do aluguel deve ser informado no contrato de locação do imóvel. E quando o índice de ajuste e o valor mudarão. Vale ressaltar que o índice de reequilíbrio só pode ser aplicado sobre o valor do aluguel após 12 meses de contrato; 

Garantia de locação: caso o fiador não seja a garantia da locação, o formulário escolhido deverá indicar o método utilizado: caução ou seguro caução; 

Descrição das despesas: o contrato também deve listar as taxas que ficam a critério do inquilino, como: IPTU, condomínio e outras taxas; 

Destino do uso imóvel: o objetivo da locação deve estar claramente definido no contrato. Ou seja, se é um arrendamento residencial ou um arrendamento comercial. Vale ressaltar que o descumprimento desta cláusula pode acarretar no despejo do inquilino; 

Vigência do contrato: o prazo de locação também deve ser declarado no contrato. Vale ressaltar que, de acordo com a legislação vigente, o prazo de vigência do contrato de locação não pode ser inferior a 30 meses (dois anos e meio); 

Termo de vistoria: o contrato deve conter todos os detalhes sobre o estado do imóvel, como murais, janelas em bom estado, etc. 

Multa rescisória: se o inquilino deixar o imóvel antes do prazo estipulado no contrato, o valor da multa deverá estar especificado no contrato. Geralmente, o valor dessa multa equivale a três meses de aluguel. Vale ressaltar que a lei dispensa penalidades em determinados casos, como mudança de locador de cidade

por motivo de transferência profissional; 

Assinaturas: obviamente, todos os envolvidos devem assinar o contrato de locação do imóvel e assinar todas as páginas do documento.

Com uma lista abrangente de documentos para alugar um imóvel, fica muito mais fácil conseguir sua próxima moradia, concorda? Mas esteja ciente de que alguns deles podem variar de acordo com a imobiliária, portanto, verifique com antecedência, se possível. 

Conhecer os documentos necessários com antecedência garantirá um processo de locação mais ágil e tranquilo. Alugar não precisa ser um problema. A documentação do contrato de locação tem como objetivo dar segurança adicional a todos os envolvidos nas negociações. 

Por isso, é muito importante encontrar um profissional imobiliário experiente que lhe forneça todas as informações corretas e também o ajude a encontrar o seu imóvel ideal. 

Existem muitos detalhes para alugar, no entanto, esses detalhes devem ser atendidos para que o locatário se sinta mais confortável.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e mostre para seus amigos tudo o que aprendeu por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *