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O que é Transformação Digital
O mercado imobiliário está se modificando a cada momento, e dentro de todas essas mudanças surgiu o termo: Transformação Digital.
A transformação digital é um processo na qual as imobiliárias se submetem a uso de novas tecnologias para resolver diversos problemas quanto a alcance, operação, desempenho e resultados. Lembrando que a Transformação Digital é um processo estrutural e cultural, ou seja, não depende apenas da tecnologia, o processo depende das pessoas e do modelo de negócios da empresa.
Tipos de Imobiliária
Existem 3 níveis que diferenciam o estágio de transformação digital de cada Imobiliária, esse níveis são divididos entre: Nativas Digitais, Em transformação e Analógicas.
Nativas Digitais: São empresas que já nasceram digitais e que entregam produtos ou soluções de forma digitais. A maioria dessas empresas são consideradas Startups por possuírem modelos de negócios escaláveis, serem eficientes em seus processos e crescerem de forma rápida. Exemplos: Quinto Andar, Lockey e EmCasa.
Em Transformação: São empresas que nasceram no meio analógico e estão no processo de mudança, fazendo a transformação de seu modelo de negócios e evoluindo seus processos. Exemplos: Casa Mineira, Brognolli, Beiramar, Casa Grande, Newville, Lar Imóveis e Souza Gomes.
Analógicas: São empresas que nasceram no meio analógico mas não estão prontos para fazer essa mudança por isso ficam estabilizados e vão perdendo seu espaço dentro de sua região de acordo com o tempo. Saiba quais são os 5 fatores que impedem uma imobiliária de se transformar digitalmente
Pilares da Transformação Digital
A transformação digital pode ser dividida em 4 principais pilares dentro de sua imobiliária. Eles são separados em: Cultural Organizacional, Modelo de Negócios, Relacionamento com Cliente e Processos Operacionais.
Cultura Organizacional: A Cultura Organizacional nada mais é do que “o rosto” da empresa, a mudança deve começar pelas pessoas. Sua Imobiliária deve se posicionar e tentar abrir a cabeça de seus colaboradores para que eles tenham visões diferentes sobre seu negócio e possam agregar ainda mais.
A abordagem ideal para uma empresa que busca a transformação digital é uma abordagem mais humanizada e focada nas pessoas, muitas vezes separar as pessoas em projetos para que consigam desempenhar melhor suas funções.
Esse pilar pode ser construído de forma 100% orgânica, a mudança vai começar dos líderes propondo novas atividades e buscando a opinião de seus colaboradores sobre o negócio, ficar antenado nas mudanças do comportamento do seu consumidor e fazer pesquisas mensais ou trimestrais para saber como está o clima e o ambiente de trabalho, e claro o que pode ser feito para melhorar.
Caso o líder queira aprimorar a autoestima e o desempenho dos seus funcionários é recomendado que sejam feitos treinamentos, esses treinamentos não precisam de ser externos, muitas vezes os treinamentos são feitos pelos próprios diretores ou gerentes. Como por exemplo fazemos na Universal Software, frequentemente temos treinamentos internos onde falamos sobre novidades do mercado e técnicas que podem ajudar os colaboradores. Além disso é recomendado tirar um tempo para analisar o desempenho de cada funcionário e ver quais são as maiores dificuldades em sua função, e descobrir como você pode diminuir essas dificuldades.
Modelo de Negócios: O Modelo de Negócios é um modelo criado onde você descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de sua empresa. Sua Imobiliária deve estar atenta ao modelo de negócio e constantemente atualizando ele de acordo com as necessidades de seus clientes.
Temos que pensar que o mundo está cada vez mais digital, e por isso sua imobiliária está se submetendo a um processo de transformação digital. Logo você deve pensar em diversos pontos, que geram mais valor ao seu cliente. Uma coisa tem que ficar clara, quanto maior valor sua Imobiliária gera para o cliente, maior é seu ticket-médio e a satisfação com sua empresa.
Esse pilar também é construído de forma 100% orgânica, você pode pensar em diversas alterações e implantações em seu modelo de negócio para fazer com que sua imobiliária otimize seus processos, aumentando seu desempenho e consequentemente seu resultado.
Essas alterações podem começar por:
- Diversificação de Canais de Comunicação
- Crescimento do Alcance através do meio digital
- Aumentar o número de parcerias-chave
- Ampliação de Produtos ou Serviços
- Programas de Fidelidade ou bonificações
- Meios novos para relacionamento com cliente
Relacionamento com Cliente: Como dito anteriormente o mercado está se mudando a cada momento, e junto a essa “onda” o comportamento do consumidor vem mudando a cada momento. O cliente está cada vez mais criterioso, logo ele quer soluções menos burocráticas, mais dinâmicas e se possível a um preço menor.
Com a transformação digital acontecendo, você deve ficar ao lado do seu cliente para entender sempre a sua real necessidade e como você pode melhorar desde sua solução até processos dentro de sua empresa. Você deve pensar em uma via de mão dupla, onde sua empresa entrega valor para o cliente, o cliente entrega dinheiro para sua empresa e pontos que podem aprimorar a experiência dele dentro da empresa.
Esse pilar você deve começar a construir ele de maneira 100% orgânica, caso sua imobiliária faça uma venda de um imóvel após a venda envie um questionário para seu cliente para ver como foi sua experiência, o que pode ser melhor em uma possível próxima compra. Caso seja uma locação, tente fazer esses questionários de forma frequente já que sua imobiliária na tese está prestando um serviço recorrente, saber como está a satisfação de seu cliente é muito importante.
Um questionário é apenas um exemplo de várias formas que podem ser aplicadas para saber como o cliente está se sentindo, existem sites especializados onde os clientes dão sua opinião sobre uma compra na sua empresa, e você pode utilizar até de sites de reclamação, como o ReclameAqui por exemplo. Ter um bom perfil no ReclameAqui pode ser uma boa estratégia não apenas para coletar feedbacks de seus clientes, mas também para gerar prova social e confiança para futuros clientes.
Outro fato muito importante que tenho que lembrar é que um cliente satisfeito, além de ter uma grande chance de fazer outras compras na sua empresa, vai servir como Marketing para sua empresa. A pessoa inconscientemente vai fazer um marketing boca-a-boca para amigos, familiares ou conhecidos, e isso pode ser usado para sua imobiliária de diversas maneiras. Algumas Imobiliárias estão fazendo uma estratégia de Marketing de Indicação, ou seja, pegam seus atuais clientes e eles indicam a imobiliária para alguém, caso a venda ou locação seja concretizada eles ganham uma porcentagem sobre a venda ou locação.
Por outro lado, se o cliente não estiver satisfeito com sua Imobiliária e você não trabalhar para ter um alto grau de fidelização dentro de sua Imobiliária, esse cliente insatisfeito vai fazer um Marketing boca-a-boca de forma negativa, não recomendando sua imobiliária para seus conhecidos e dependendo do caso pode até entrar em sites como o próprio ReclameAqui e acabar denegrindo a imagem da empresa.
No mais esse parágrafo deve servir para conscientizar que sua empresa não é nada sem o cliente, e que o cliente deve ser tratado da melhor forma possível, lembre quanto maior valor agregado para o cliente, maior a possibilidade de rentabilização sobre esse cliente.
Processos Operacionais: Os processos operacionais nada mais são do que um conjunto de atividades que são feitas de uma maneira logica dentro de sua imobiliária que podem ser realizadas tantos por pessoas quanto por um computador com objetivo de transformar conhecimento, informações, insumos, ect em produtos, soluções ou vendas concretizadas.
Nos processos dentro de sua imobiliária inicialmente, você consegue fazer uma gestão 100% manual e sem gastar nada, a gestão é feita a base de planilhas no excel, documentos no papel, computação de métricas através do word e outros meios. Só que o grande problema é que todo esse processo é muito demorado, além de na maioria das vezes gerar um retrabalho enorme para o gestor e seus colaboradores.
Por isso existem ferramentas como Softwares que otimizam praticamente todos seus processos dentro de sua Imobiliária, e assim você consegue focar no que realmente importa para sua Imobiliária. Hoje a única empresa que tem um software imobiliário completo e único em uma plataforma é a Universal Software, dentro do Imoview existem módulos de Pré-Venda, CRM, ADM, FIN, Pós-Venda, além de sites para sua imobiliária conseguir vender mais e aplicativo para ter um maior controle e facilidade para inserir e consultar dados no sistema.
Como dito anteriormente, os processos devem cada vez mais serem simples e rápidos para os clientes, você com um Software vai poder ter uma comunicação mais rápida com seu time, começar a tomar decisões baseadas em dados, acessar todas suas informações em apenas um clique, automatizar praticamente todas as atividades que eram feitas de forma manual, otimizar o tempo de sua equipe, ter uma maior organização dentro de sua empresa e conseguir acompanhar o desempenho de seu time.
Conclusão
A Transformação Digital de sua Imobiliária não vai acontecer porque você não tem dinheiro ou o investimento é muito alto, a transformação digital não acontece por as Imobiliárias na maioria das vezes se sentirem comodas nos lugar que estão, não saberem por onde começar ou até mesmo não ter conhecimento o suficiente para essa transformação.
A ideia desse post é mostrar que a transformação vai começar de dentro de sua Imobiliária através de pessoas e dos 4 principais pilares, 3 deles são feitos de forma totalmente gratuita, basta começar a abrir a cabeça para novas ideias, estudar as novas tendências e começar a dar mais valor para o que seus clientes falam.
Seguindo esses 3 pilares de forma totalmente gratuita e conseguindo facilitar os processos operacionais de sua empresa através de um bom software de gestão imobiliária, tenho certeza que sua Imobiliária vai conseguir entrar nessa onda de Transformação, e assim conseguir ter mais clientes, aumentar o domínio na sua região e ter resultados fora do comum. A mudança só depende de você …