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- O que é fluxo de cadência?
- Para que serve o fluxo de cadência?
- Contribui para a organização das ações
- Aumenta o desempenho dos corretores
- Reduz eventuais desperdícios de recursos
- Como usar o fluxo de cadência na sua imobiliária?
- Entenda o funil de vendas?
- Determine os canais utilizados
- Realize o fluxo de cadência
O mercado imobiliário vem ficando mais competitivo a cada dia e tanto profissionais autônomos quanto as empresas sediadas no ramo precisam encontrar maneiras estratégicas de conseguir mais destaque dentro do setor. Pensando nisso, preparamos um post explicando melhor o que é fluxo de cadência e como aplicá-lo na sua rotina.
Investir em organização e estrutura é sempre uma boa ideia, pela qual os resultados poderão ser observados por meio de um melhor atendimento aos clientes, ampliando o relacionamento e fidelizando cada vez mais as pessoas que demonstraram interesse pelos seus produtos. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!
O que é fluxo de cadência?
Podemos definir o fluxo de cadência como uma sequência de abordagens que devem ser feitas de maneira estratégica aos clientes, visando aproveitar ao máximo as possibilidades de atração, conversão e fidelização à empresa. Logicamente, as etapas e escolhas variam de acordo com o segmento, os produtos oferecidos e as características do público-alvo.
Na prática, é uma espécie de planejamento do contato, que coordena as ações e organiza os passos necessários para conquistar mais conversões no chamado funil de vendas. Via de regra, o fluxo de candência deve atender a alguns pontos fundamentais, como os canais utilizados, o tipo de aproximação e o momento no qual ela deve ser realizada.
Para que serve o fluxo de cadência?
Agora que você já conheceu melhor o conceito de fluxo de cadência, chegou a hora de entender como ele pode contribuir para o seu dia a dia, tendo em vista que suas vantagens vão além da simples otimização do funil de vendas. Alguns benefícios, inclusive, podem gerar retornos imediatos, enquanto outros surgem mais em longo prazo. Veja!
Contribui para a organização das ações
Um dos maiores benefícios que o fluxo de cadência pode proporcionar para a vida de uma empresa sediada no setor imobiliário é contribuindo para uma maior organização das ações. Afinal, sabemos que a rotina no ramo é pesada e as tarefas não param de chegar, sobretudo quando há um elevado volume de clientes e informações.
Nesse contexto, determinar as etapas e saber quando fazer a abordagem pode ser essencial para o sucesso do contato e a efetivação de mais negociações. O fluxo de cadência acaba funcionando como uma ferramenta para estruturar os trabalhos, indicando com quem falar, quando falar e de que maneira falar para ser mais efetivo.
Aumenta o desempenho dos corretores
Outra das vantagens que o fluxo de cadência pode oferecer é aumentar o desempenho dos corretores da empresa. Isso ocorre porque o planejamento otimiza a produtividade e facilita muito a vida de quem tem uma rotina tão atribulada e está envolvido com negociações importantes para a vida dos clientes, que envolvem milhares ou até milhões de reais.
Por isso, o contato com qualquer cliente merece a elaboração de um roteiro especial, até para que haja um final feliz, não é verdade? O fluxo de cadência evita confusões e permite que as etapas sejam seguidas adequadamente, tornando o trabalho dos profissionais da imobiliária muito mais rápido, simples e resolutivo.
Reduz eventuais desperdícios de recursos
Um dos temas mais debatidos da sociedade atual é a sustentabilidade, não é mesmo? O mercado imobiliário e a construção civil, muitas vezes, estão no cerne desta discussão, uma vez que são ramos potencialmente poluentes e que geram grandes impactos ao meio ambiente. Portanto, qualquer medida nesse sentido parece ser bastante acertada.
O fluxo de cadência evita desperdícios em todos os sentidos, reduzindo deslocamentos, economizando combustível e tempo dos profissionais. Os contatos serão feitos da maneira certa, com abordagens assertivas e sem exageros. A estruturação permite usar os canais mais indicados para cada fase, permitindo que muitos trâmites sejam feitos virtualmente.
Como usar o fluxo de cadência na sua imobiliária?
Pronto! Se você chegou até aqui, é bem provável que esteja ansioso por usar o fluxo de cadência no contexto da sua imobiliária. Porém, para ter os melhores resultados, é imprescindível que você adote determinadas medidas e siga alguns passos essenciais. Acompanhe abaixo o que fazer.
Entenda o funil de vendas?
O primeiro passo para usar o fluxo de cadencia na sua imobiliária é entender o funil de vendas. Se você ainda não sabe do que se trata, saiba que pode estar perdendo tempo e dinheiro. Ele nada mais é do que uma metodologia que conduz os clientes desde que eles iniciam suas buscas por informações sobre um imóvel até o fechamento da transação.
Para isso, você precisa compreender quem vai prospectar, fazendo uma lista com indicações, contatos, compradores antigos, leads perdidos e assim por diante. Depois, basta estruturar as formas pelas quais fará abordagens e as propostas que serão enviadas, por meio de comunicação estratégica, materiais ricos, anúncios e assim por diante.
Determine os canais utilizados
Uma vez que você já entendeu melhor o funil de vendas e definiu qual será o seu público-alvo nessa estratégia, chegou a hora de determinar quais serão os canais de comunicação utilizados para isso. O ideal é que você disponha de alternativas diferentes e alternância de opções, oscilando entre ligações, aplicativos de comunicação, e-mail e redes sociais, por exemplo.
Também é importante refletir sobre a intensidade da sua prospecção, analisando a quantidade e os estilos dos contatos realizados. Enquanto as cadências que usam muitas ligações tendem a ser mais incisivas e diretas, aquelas mais espaçadas podem se aprofundar mais no conteúdo. É importante segmentar e atender a demandas distintas de forma específica e pontual.
Realize o fluxo de cadência
Como você viu, o fluxo de cadência é a organização e a execução de todo esse planejamento. Tendo em mãos os clientes e os canais que serão utilizados, você pode elaborar o ritmo das tentativas de contato e os intervalos entre tais atividades. Você pode, por exemplo, começar a prospecção via WhatsApp no dia 1, mandar um e-mail no dia 3 e fazer uma ligação no dia 5.
No entanto, não se esqueça que você deve saber a melhor hora para cada passo. Por um lado, pode ser recomendável não incomodar o seu público de manhã cedo, quando ele estiver se preparando para o trabalho, bem como nas horas das refeições. Foque em horários que você tenha mais chances de ser atendido e que minimizem as chances de objeções.
Como você pôde ver, o fluxo de cadência pode ser uma ferramenta muito útil para sua imobiliária, especialmente se você souber como organizar as informações e centralizar os dados dos clientes. Por isso, o uso de um bom software imobiliário pode ser extremamente vantajoso para os seus resultados no final do mês!
Gostou de aprender mais sobreo fluxo de cadência? Então, que tal compartilhar o post em suas redes sociais?