Tempo de leitura: 6 minutos
Quem trabalha no setor imobiliário conhece a importância de diversificar os investimentos e explorar novos mercados nessa área. Entre as diversas oportunidades, uma modalidade que tem chamado bastante a atenção é o coliving. O que antes era apenas focado a fim de atender os estudantes, agora se estendeu para um público mais amplo.
Por conta disso, o formato de moradias ao estilo coliving representa uma nova tendência que deve ganhar cada vez mais espaço. Desse modo, adiantar-se e conhecer mais sobre ela é fundamental para realizar bons investimentos e potencializar seus resultados. Com a intenção de ajudar em sua jornada, organizamos um post completo sobre o assunto. Continue a leitura e confira!
O que é o coliving?
O coliving representa uma forma de moradia compartilhada na qual os indivíduos procuram um senso de comunidade, redução de custos e uma forma de vida sustentável. O surgimento desse formato remonta às vilas compartilhadas, os condomínios e também as repúblicas de estudantes. Contudo, existem algumas diferenças entre tais conceitos.
Atualmente o coliving busca oferecer praticidade, conforto e segurança aliados a um bom preço que apenas é possível por meio do rateio de custos entre os moradores. Desse modo, quem opta por essa modalidade dispõe de diversos recursos que seriam inviáveis de manter por conta própria.
Como funciona o coliving?
Os espaços de coliving são projetados e organizados por empresas especializadas nesse formato. Geralmente os ambientes são separados em alguns espaços privados e de acesso restrito e outras com áreas de uso comum.
Esse conceito também pode ser explorado em projetos imobiliários que já são desenvolvidos dentro dessa metodologia, ou seja, contam com apartamentos pequenos, mas que compensam com áreas comuns amplas e diversos recursos para lazer ou entretenimento.
Muitos deles já são equipados com uma cozinha comunitária, lavanderia e até um coworking a fim de atender os estudantes ou indivíduos que trabalham na modalidade de home office. Desse modo, esse formato de moradia representa uma grande tendência por conta de seus benefícios.
Quais são as vantagens do coliving?
Entender as vantagens do coliving é um passo importante com o intuito de entender se vale a pena investir nesse tipo de empreendimento para a sua imobiliária. Com o objetivo de lhe ajudar, apresentamos abaixo os principais benefícios desse modelo de moradia.
Acessibilidade
O coliving tem como uma de suas grandes vantagens a facilidade de acesso aos estabelecimentos mais procurados pelo público que ele pretende atingir, ou seja, de shoppings, universidades, meios de transporte e outros locais importantes.
Assim, se você investe nesse tipo de empreendimento, pode utilizar isso como propaganda a fim de atingir mais interessados. Desse modo, as chances de um imóvel ficar parado na imobiliária são bem menores em comparação a outros com menor acessibilidade.
Redução de custos
Além da acessibilidade, o coliving é muito procurado por pessoas que querem reduzir custos, como é o caso de estudantes. Como é um modelo de moradia compartilhada, é possível dividir com outros moradores e aproveitar a estrutura oferecida por um valor menor.
Essa característica pode ser um ponto importante para que o nível de inadimplência não suba em sua imobiliária. Com despesas menores, torna-se mais fácil para os locatários manterem os compromissos em dia e, desse modo, a imobiliária garante um bom fluxo de caixa.
Socialização
Outro ponto positivo do coliving se dá pela facilidade de socializar e conhecer novas pessoas. Isso porque em um espaço como esse as chances de fazer amizade com indivíduos com culturas diferentes, idades distintas e outras características é bem grande.
Portanto, vale procurar um empreendimento que ofereça bons locais para que os moradores socializem. Assim, você consegue apresentar aos potenciais clientes mais esse benefício, o que proporciona uma probabilidade maior de fechar negócios e aumentar o lucro da imobiliária.
Além da oferta tradicional para estudantes e também pessoas que precisam de mais acessibilidade, nos últimos tempos cresce a demanda desse tipo de empreendimento por indivíduos da terceira idade, pois, por meio do coliving é possível ter mais interação e diminuir a solidão. Portanto, se a faixa etária do seu público é essa, pode ser uma boa alternativa investir nele.
Design moderno
Em geral, imóveis com design moderno agregam valor e facilitam na hora de convencer o seu cliente de que vale a pena fazer o investimento. Nesse sentido, o coliving apresenta boas soluções e oferece o que há de melhor no mercado.
Esses empreendimentos apresentam um belo visual, com soluções que facilitam a vida de quem faz a opção por ele. Assim, quem observa o imóvel tende a se encantar e, consequentemente, fechar o contrato.
Empreendimento sustentável
Nos dias atuais, existem vários valores que precisam ser atendidos pela imobiliária na intenção de encantar o público e conquistar mais clientes e, um deles, é o investimento em soluções sustentáveis. Nesse sentido, o coliving pode ser uma ótima alternativa para o seu negócio.
Por exemplo, pelo fato da acessibilidade o coliving reduz a emissão de gases na atmosfera e também o trânsito das cidades. Além disso, por meio do coliving ocorre o compartilhamento de diversos itens que podem ajudar a diminuir o consumo de energia. Portanto, se está procurando empreendimentos sustentáveis com o objetivo de atender seu público, essa pode ser uma ótima opção.
Quais são as desvantagens do coliving?
Entender as desvantagens do coliving é importante na intenção de definir se vale a pena o investimento. Nesse sentido, o principal ponto que você deve compreender o perfil do cliente da sua imobiliária.
Por exemplo, se o seu público é de pessoas mais introvertidas ou que tem alguma adversidade para o convívio coletivo, então pode ser melhor encontrar empreendimentos mais organizados e tranquilos.
Dessa forma, você conta com opções adequadas com o objetivo de garantir a satisfação do consumidor e evitar dificuldades com os imóveis disponíveis na imobiliária.
Entendeu como funciona o coliving, quais são as vantagens desse tipo de empreendimento e como definir se ele é adequado para o seu negócio? Ao compreender tais pontos você consegue oferecer soluções adequadas ao público-alvo e, desse modo, otimiza a lucratividade do negócio.
Gostou deste artigo e quer ter acesso a mais conteúdos de qualidade? Então, siga nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro das novidades!