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Na hora de comprar um imóvel, a maioria das pessoas investe uma parte do tempo apenas pesquisando. Muitos consumidores têm optado por aguardar momentos de grandes promoções para finalmente fazer o investimento. A Black Friday é uma dessas grandes oportunidades para a venda de imóveis.
Nos últimos dois anos, o mercado imobiliário vêm lutando para sobreviver, criando várias alternativas e ações para alavancar as vendas, especialmente no final de ano. Para ambos os casos, a Black Friday é uma excelente aposta: tanto para o cliente que pesquisou o ano todo e está aguardando as promoções para fechar o negócio, quanto para as imobiliárias que querem e precisam vender.
A Black Friday está chegando, e por isso separamos algumas dicas de como vender imóveis nesta data:
O que é Black Friday?
Primeiro, vamos te contextualizar e explicar um pouquinho sobre o que é a Black Friday e como ela chegou ao Brasil:
Black Friday é uma expressão em inglês, que significa Sexta Feira Negra. É a sexta feira depois do dia de Ação de Graças. Este termo teve origem nos Estados Unidos, sendo caracterizado pelo dia em que lojas faziam grandes descontos, e as pessoas compravam os presentes para o Natal.
O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online, reunindo apenas empresas do segmento varejista. Com a repercussão e lucros obtidos, nos anos seguintes empresas de diversos segmentos aderiram a Black Friday, em busca de aumentar também seu faturamento, inclusive o mercado imobiliário.
Black Friday no mercado imobiliário
Em 2012, o segundo ano de Black Friday no Brasil, apenas grandes construtoras se arriscaram a participar do evento. Aos poucos, com o apoio maior da mídia, mais e mais empresas foram entrando e adaptando as promoções para a venda de imóveis.
Muitas imobiliárias acreditavam que Black Friday não era para o mercado imobiliário, mas se pararmos pra pensar, elas já faziam grandes promoções como os feirões, promoções de 13º, etc. Ou seja, o Black Friday é apenas mais uma ferramenta para promover a venda de imóveis, inclusive em uma época do ano que é não é lá das melhores.
Em 2014, por exemplo, os descontos entre construtoras, imobiliárias e portais imobiliárias chegaram em até 250 mil, e para disponibilizar mais tempo de oferta aos clientes, a “Black Friday” virou “Black Week”, ou seja, ao invés de um dia de desconto, os clientes tiveram uma semana. Além disso, os imóveis disponíveis para locação também tiveram ofertas exclusivas.
Dicas para vender imóveis na Black Friday
Separamos algumas dicas para te ajudar a ter sucesso:
- Tenha bom senso nos descontos: Não tente enganar o consumidor com descontos ridículos. Como imóveis são bens de alto valor, não é qualquer desconto que vai atrair clientes. Mas também não seja tão agressivo a ponto de gerar prejuízo. Calcule os gastos, comissões e veja o desconto real que pode ser aplicado.
- Informe as condições da oferta: Na hora de criar qualquer tipo de promoção, transparência é fundamental. Por isso, deixe bem claro as condições da oferta, como exceções, condições de pagamento, etc. Atrair clientes com falsas promessas não trará nenhum resultado positivo para sua imobiliária.
- Faça um treinamento especial com sua equipe: Sua equipe precisa estar treinada e alinhada para atender os clientes, explicar as promoções e saber conduzir essas negociações específicas. Ajude-os a driblar eventuais objeções que podem surgir e não esqueça de instruí-los sobre como oferecer imóveis que não estão em promoção, mas que são interessantes para a imobiliária.
- Utilize as redes sociais: Para divulgar sua campanha, utilize as redes sociais. Vale também utilizar outras mídias que você já utiliza e te dão bons resultados. Os grandes portais também costumam fazer campanhas de Black Friday específicas, e você pode consulta-los para participar.
E mais
- Tenha um bom site: Utilize também seu próprio site para divulgar suas ofertas. É importante que seu site ofereça uma boa experiência para quem acessá-lo e não fique fora do ar. Outra coisa importante é checar se seu formulário de contato está funcionando, para não correr o risco de você não estar recebendo os contatos. Vale também fazer fotos 360º dos imóveis que estão em oferta, criando um diferencial para quem está procurando imóveis.
- Utilize a própria imobiliária para atrair clientes: No dia ou semana oficial do Black Friday, você pode decorar sua imobiliária para atrair clientes que passam na sua porta. Lembre-se que sua fachada também pode ser uma ferramenta de divulgação. Um uniforme especial para sua equipe, banners ou até balões com as cores da campanha chama atenção de possíveis compradores.
Exemplos Black Friday de imóveis
Confira abaixo algumas peças de campanhas realizadas em anos anteriores, por empresas do mercado imobiliário:
E você, já participou da Black Friday? Pretende participar este ano? Conta pra gente nos comentários abaixo!
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Boa Noite
Quero parabeniza-los e agradecer pelos conteúdos enviados ao meu email gosto muito!
Vânia
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Olá Vânia!
Muito obrigada por nos acompanhar. Fico feliz de estar contribuindo com sua empresa através de nossos conteúdos.
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