Oferta ativa de imóveis: descubra como conquistar novos clientes

Tempo de leitura: 19 minutos

Confira 18 dicas de oferta ativa de imóveis para vender mais

É comum cada corretor ou imobiliária ter seu próprio jeito de encontrar novos clientes, porém, uma estratégia tem ganhado destaque: oferta ativa de imóveis.

Em vez de esperar que os interessados venham até você, a ideia é ser proativo e ir atrás dos potenciais compradores ou locatários. Isso aumenta as chances de fechar negócios mais rapidamente e ajuda a construir um relacionamento mais sólido e personalizado com os clientes.

Neste post, explicamos como esse tipo de geração de leads transforma suas táticas de vendas, apresentando dicas práticas e estratégias para conquistar novos clientes de maneira assertiva. Continue a leitura e saiba mais do assunto!

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O que é oferta ativa de imóveis?

No fim das contas, o que faz o setor imobiliário funcionar é a captação de novos clientes. E, como comentamos no início, a oferta ativa de imóveis é uma abordagem proativa para atrair esses compradores. Ou seja, em vez de esperar que compradores ou locatários venham até você, o que eventualmente ocorre, essa estratégia envolve o contato direto e intencional com potenciais interessados.

Ela deve ser feita por meio de diversos canais, como e-mails, mensagens de texto e redes sociais, sempre com o objetivo de apresentar oportunidades que atendam às necessidades específicas de cada cliente.

A oferta ativa é uma ótima opção porque é capaz de personalizar a comunicação, destacando imóveis que realmente interessam ao potencial comprador ou locatário.

Ao entender melhor o perfil e as preferências do cliente, o corretor consegue entregar opções mais relevantes, aumentando as chances de fechamento do negócio. Dessa forma, essa abordagem demonstra um alto nível de serviço e dedicação, o que melhora o relacionamento e fideliza o cliente.

Assim, há a possibilidade de atingir um público mais amplo e diversificado. Ao utilizar esses diferentes canais de comunicação e estratégias, é possível alcançar clientes que talvez não tivessem considerado a compra ou locação de um imóvel. Essa proatividade costuma ser o diferencial necessário para se destacar frente aos concorrentes.

Por que a oferta ativa é importante?

Para entender o funcionamento do mercado é necessário observá-lo pela ótica do cliente. Certamente, um cliente interessado em um tipo de imóvel gostaria de receber uma mensagem sobre a disponibilidade de um com as características exatas e a um preço que realmente está disposto a pagar. No mínimo, pensaria ser o destino ficar com aquela propriedade.

Quer saber mais sobre os benefícios da oferta ativa? Observe:

  • proatividade — em vez de esperar que o cliente venha até você, a oferta ativa coloca o corretor na posição de buscar ativamente os interessados, aumentando as chances de negócio;
  • personalização — é possível personalização da comunicação, oferecendo imóveis que realmente atendem às necessidades e preferências do cliente, o que aumenta a relevância da oferta;
  • agilidade — a oferta ativa é capaz de acelerar o processo de venda ou locação, já que o corretor está constantemente em busca de novas oportunidades e em contato direto com potenciais compradores;
  • construção de relacionamento — demonstrar proatividade e interesse pelo cliente melhora o relacionamento e cria uma base de clientes fidelizados e satisfeitos;
  • competitividade — com tantos concorrentes no mercado, ser proativo é o diferencial que destaca sua marca, pois alcança um público mais amplo e diversificado, explorando diferentes canais de comunicação;
  • feedback imediato — o contato direto faz com que o corretor receba feedback imediato sobre as ofertas, ajustando rapidamente a estratégia de acordo com as respostas e preferências dos clientes;
  • melhor aproveitamento de oportunidades — a oferta ativa proporciona ao corretor identificar e aproveitar rapidamente as melhores oportunidades de mercado, antes que a concorrência o faça.

Quais as consequências de não fazer oferta ativa?

Perder uma oportunidade é sinônimo de perder relevância de mercado, perder potenciais clientes que poderiam indicar seus serviços e, principalmente, um sinônimo de perder dinheiro. Não adotar a oferta ativa traz várias consequências negativas:

  • diminuição de visibilidade — sem a oferta ativa, sua imobiliária ou serviço passa despercebido, já que você não está se posicionando proativamente no mercado. Isso resulta em menor visibilidade perante os potenciais compradores ou locatários;
  • menor engajamento — clientes esperam um nível de personalização e proatividade nos dias de hoje. Se você não está engajando com eles, há uma grande chance de que procurem concorrentes que ofereçam esse tipo de serviço;
  • perda de mercado para concorrentes — corretores que não utilizam a oferta ativa perdem terreno para concorrentes que são mais proativos, visto que aqueles que implementam essa estratégia são mais propensos a captar leads antes de você, dominando o mercado;
  • falta de informações atualizadas — a oferta ativa faz com que você esteja constantemente atualizado sobre as preferências e necessidades dos possíveis compradores. Sem ela, você deixa de ter percepções importantes sobre o mercado, dificultando a adaptação às tendências e demandas atuais;
  • ineficiência operacional — depender apenas de clientes que vêm até você geralmente resulta em tempos de espera mais longos e menor produtividade. A oferta ativa, por outro lado, otimiza o processo de captação de leads, tornando suas operações mais produtivas;
  • redução na taxa de conversão — sem a personalização e o engajamento da oferta ativa, a taxa de conversão de leads em clientes efetivos será significativamente menor. Isso impacta diretamente no volume de negócios fechados;
  • desvantagem competitiva — corretores que não adotam a oferta ativa encontram-se em desvantagem competitiva. O mercado exige agilidade e personalização, e não utilizar essas estratégias significa ficar para trás;
  • dificuldade em criar relacionamentos — a oferta ativa facilita a construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes. Sem ela, a interação se torna mais esporádica e acaba não gerando fidelização dos leads.

Como fazer oferta ativa de imóveis?

Utilizar a estratégia de oferta ativa de imóveis parece complexo à primeira vista, mas não é tão complicado assim. No entanto, é importante proceder com cuidado e estratégia para evitar a aparência de desespero ou pressão excessiva, o que costuma ter efeito contrário ao desejado.

A seguir, vamos explorar como você deve iniciar e aprimorar sua abordagem de oferta ativa, visando maximizar os resultados positivos e atrair novos clientes de forma profissional no mercado imobiliário em 18 dicas. Acompanhe!

Utilize as redes sociais

Segundo dados do Datareport, o brasileiro é o terceiro maior consumidor de redes sociais em todo o mundo, com cerca de 113 milhões de usuários no Instagram, em 2023. Aproveitar essa ampla base de usuários é essencial para a oferta ativa de imóveis.

Então, utilize o Instagram, Facebook e outras plataformas para destacar propriedades, compartilhar vídeos e fotos atrativas, e interagir diretamente com potenciais compradores e locatários.

Essa abordagem aumenta a visibilidade dos imóveis e facilita a comunicação direta, que é essencial para entender as necessidades dos clientes e trazer soluções personalizadas.

Utilize e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para a oferta ativa de imóveis porque permite alcançar potenciais clientes de forma direta e personalizada. Mas a linha entre uma campanha boa e um spam que será totalmente ignorado é muito sutil.

É necessário criar conteúdo relevante, segmentar sua base de dados e enviar mensagens no momento certo. Dessa forma, você mantém os potenciais compradores informados sobre novas propriedades e oportunidades, sem sobrecarregar suas caixas de entrada.

Tenha em mente que um e-mail marketing bem executado melhora sua marca, mantém um relacionamento próximo com os clientes e aumenta as chances de conversão de leads em vendas.

Faça parcerias com empresas locais

Ter a indicação de um bom profissional vindo de alguém que você confia é fundamental. Ao estabelecer parcerias com empresas locais, como construtoras, escritórios de advocacia ou empresas de reforma, você amplia sua rede de contatos e aumenta a credibilidade no mercado imobiliário local.

A confiança transmitida por essas parcerias é decisiva na hora de conquistar novos clientes, que se sentirão mais seguros ao saber que estão lidando com um corretor que possui suporte de outros profissionais reconhecidos na comunidade. Essa estratégia gera leads qualificados e consegue fortalecer sua posição como um corretor confiável e bem relacionado na região.

Organize eventos de lançamento

Organizar encontros para lançamento é uma boa estratégia para atrair potenciais compradores e gerar interesse imediato nos imóveis. Essa iniciativa é uma oportunidade única para os clientes conhecerem os imóveis pessoalmente, experimentarem o ambiente e se envolverem com a propriedade.

Além de promover a interação direta, os eventos de lançamento imobiliários criam um senso de urgência e exclusividade, incentivando a decisão de compra. Lembre-se de cuidar da organização e fornecer informações detalhadas, pois isso maximiza as chances de conversão de leads em vendas.

Use anúncios pagos nas redes sociais

Muito provavelmente seu cliente utiliza redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook para interagir e buscar informações. Por isso, vale muito a pena investir em anúncios pagos nessas plataformas para alcançar um público segmentado.

O ideal é usar ferramentas de segmentação para direcionar seus anúncios com base em interesses, localização geográfica e comportamento online, maximizando assim o retorno sobre o investimento (ROI) e aumentando a visibilidade dos seus imóveis.

Mantenha a mensagem clara e atrativa, destacando os benefícios e diferenciais dos imóveis para captar a atenção dos potenciais clientes durante sua jornada de compra.

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Crie conteúdo relevante no blog

Produza artigos e posts que abordem temas relevantes para seus potenciais compradores ou locatários. Quando você escreve artigos que discutem tendências do mercado imobiliário, dicas de decoração, guias de financiamento ou até mesmo histórias inspiradoras de clientes, você educa seu público-alvo e estabelece sua autoridade no setor.

Para alcançar bons resultados, use uma linguagem clara e acessível, acompanhada de imagens e vídeos de alta qualidade para enriquecer a experiência do usuário. Isso atrai visitantes para o seu site, consegue fortalecer o relacionamento com seu público gerando mais leads qualificados.

Utilize técnicas de SEO

SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de estratégias para melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de busca do Google e outros motores de busca.

Sendo assim, aplicar corretamente as técnicas no conteúdo do seu site e blog é o que atrai mais visitantes orgânicos, como o uso de palavras-chave relevantes, a criação de meta descrições atraentes e a otimização de imagens e links internos.

Também é preciso se certificar de que seu site tenha uma boa velocidade de carregamento e seja compatível com dispositivos móveis. Otimizar para SEO de forma adequada aumenta as chances de potenciais clientes encontrarem seu site ao buscar por imóveis, aumentando assim suas oportunidades de negócio.

Ofereça tours virtuais dos imóveis

Com essa tecnologia, os potenciais compradores podem explorar cada detalhe do imóvel sem sair de casa, o que é ainda mais útil para aqueles que vivem em outras cidades ou têm agendas lotadas.

Ao disponibilizar tours virtuais, os clientes visualizam o layout, a decoração e o estado geral da propriedade de forma detalhada e interativa. Outro benefício é que essa ferramenta costuma ajudar a filtrar os realmente interessados, economizando tempo e recursos tanto para o corretor quanto para os compradores.

Aposte em vídeos promocionais

Assim como os tours virtuais, os vídeos mostram o imóvel de forma dinâmica, ressaltando seus pontos fortes, como a iluminação natural, o espaço dos cômodos e os acabamentos.

Vídeos bem produzidos transmitem a sensação de estar no local, criando uma conexão emocional com os potenciais compradores. Então, compartilhe em em redes sociais, sites imobiliários e campanhas de marketing para alcançar um público maior.

Invista em fotografias profissionais

Principalmente no setor imobiliário, as fotografias têm um papel de extrema importância. Quando bem tiradas, de ângulos e iluminação ideais, mostram o imóvel em sua melhor forma, uma vez que capturam a amplitude dos cômodos e a qualidade dos acabamentos. Se possível, use equipamentos específicos, como câmeras de alta resolução e lentes apropriadas, para certificar imagens nítidas e bem iluminadas.

Por sua vez, a edição profissional aperfeiçoa o resultado ao corrigir imperfeições e realçar detalhes importantes.

Fotos de alta qualidade conseguem transmitir melhor o que o imóvel tem a mostrar, atraindo mais interesse e destacando-o em meio à concorrência. Esse investimento melhora a percepção do imóvel e demonstra ao cliente um comprometimento do corretor de imóveis com a excelência e o profissionalismo.

Faça campanhas de remarketing

Essa é uma estratégia de publicidade digital que consiste em exibir anúncios para pessoas que já visitaram seu site ou interagiram com seu conteúdo online. Sendo assim, faz com que você mantenha sua marca e seus imóveis em destaque na mente dos potenciais clientes, o que incentiva a retornar ao seu site e finalizar a compra ou locação.

Os benefícios incluem maior taxa de conversão, pois os anúncios são direcionados a um público que já demonstrou interesse em seus imóveis. Com essa estratégia é muito adequada em termos de custo, permitindo segmentar campanhas e ajustar lances para maximizar o retorno sobre o investimento.

Ao utilizar o remarketing, você aumenta significativamente as chances de conquistar novos compradores e fechar mais negócios no setor imobiliário.

Utilize chatbots em seu site

Clientes desenvolvem interesse com a mesma rapidez com que o perdem. Nesse sentido, conseguir respondê-los rapidamente é sinônimo de conversão de leads. Disponibilizar um chatbot em seu site é uma excelente forma de certificar que as dúvidas dos visitantes sejam respondidas prontamente, mesmo fora do horário comercial.

Isso ocorre porque esses robôs conseguem fornecer informações sobre imóveis, agendar visitas e até qualificar leads, identificando aqueles que estão realmente interessados em seus serviços. Eles oferecem uma experiência personalizada e imediata, e, por isso, melhoram a experiência do cliente.

Com um chatbot, você mantém o engajamento e evita a perda de oportunidades, aumentando a produtividade do atendimento e potencializando a captação de novos clientes no mercado imobiliário.

Realize ligações proativas

Sabemos que, com uso dos smartphones e das mensagens instantâneas, uma ligação pode soar um pouco forçada. Porém, se souber dosar o tom e os horários, é uma ferramenta poderosa para atrair compradores potenciais e mostrar dedicação e interesse.

Por mais simples que seja, a mensagem de texto ainda é um pouco impessoal. Ao ligar, você tem a oportunidade de oferecer informações detalhadas, esclarecer dúvidas em tempo real e estabelecer uma conexão mais próxima.

Essa abordagem consegue identificar as necessidades específicas do cliente e aproximar o cliente da empresa. Também oferece soluções customizadas que mensagens de texto ou e-mails não conseguem transmitir com a mesma produtividade.

Com uma ligação bem trabalhada e com o tom certo você consegue destacar sua iniciativa e profissionalismo, além de criar uma impressão positiva e aumentando as chances de conversão.

Promova ofertas exclusivas

Todo cliente gosta de ser bem tratado e sentir-se único. Desse modo, promover ofertas exclusivas é uma excelente maneira de conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Essas promoções incluem descontos especiais, condições de pagamento diferenciadas ou benefícios adicionais, como consultoria gratuita ou upgrades.

Essas vantagens atraem mais atenção e criam um senso de urgência, incentivando-os a tomar decisões mais rapidamente. Anuncie essas ofertas em diversos canais, como e-mails personalizados, redes sociais e mesmo durante visitas presenciais.

Ao entregar algo sob medida para o cliente, você demonstra cuidado e atenção às necessidades dele, o que desenvolve a relação e aumenta a satisfação.

Participe de feiras e eventos do setor

Ser visto faz parte do seu trabalho. Não adianta ter o melhor produto ou o melhor imóvel se ninguém o conhece. Participar de feiras e eventos do setor imobiliário é uma maneira produtiva de aumentar a visibilidade e melhorar sua rede de contatos. Nessas ocasiões, você tem a oportunidade de interagir diretamente com potenciais clientes, parceiros e outros profissionais da área.

Ao estar presente nesses locais, você mostra que está atualizado e ativo no mercado, o que gera confiança no seu público alvo. Essas ocasiões são ideais para trocar experiências, aprender sobre as tendências do setor e identificar novas oportunidades de negócio.

Lembre-se de que a confiança gerada por essas interações pessoais é fundamental para fechar negócios e construir relações duradouras com todos.

Incentive seus clientes a indicarem novos clientes

Entendemos que é muito difícil proporcionar descontos ou benefícios substanciais após a assinatura do contrato. No entanto, nada impede de presentear com pequenos mimos, como cadeiras de praia ou ingressos para eventos, caso um cliente feche negócio.

Mas, mais importante que isso, é se certificar de que ele está realmente satisfeito com o serviço prestado. Clientes felizes são naturalmente inclinados a recomendar seus serviços para amigos e familiares, o que gera uma rede de confiança que irá trazer novos negócios de forma orgânica.

Investir em um atendimento personalizado e em um pós-venda de qualidade é o diferencial que atrai novos compradores e os fideliza.

Mantenha um CRM atualizado

Um CRM, ou simplesmente sistema de gestão de relacionamento com o cliente, bem utilizado é capaz de registrar todas as interações com os clientes, desde o primeiro contato até o pós-venda. Ele organiza informações importantes, como preferências e histórico de compras e facilita o acompanhamento de cada lead ao longo do funil de vendas.

Outro benefício é que, com ele, é possível personalizar o atendimento, enviar comunicações relevantes no momento certo e certificar que nenhum cliente seja esquecido. O sistema também ajuda a identificar oportunidades de negócios e a ajustar estratégias de marketing e vendas com base em dados concretos.

Então, mantenha o seu CRM imobiliário atualizado para melhorar a gestão operacional e estreitar o relacionamento com os clientes.

Ofereça consultorias gratuitas

Entregar consultorias gratuitas vai além de simplesmente mostrar os produtos à venda. É uma estratégia poderosa para estabelecer confiança e demonstrar expertise no mercado. Ao dedicar tempo para entender as necessidades específicas dos clientes e trazer soluções personalizadas sem nenhum custo inicial, você constroi relacionamentos sólidos e duradouros.

Esse compromisso genuíno com o sucesso do cliente consegue resultar em vendas imediatas e em consumidores felizes que recomendam seus serviços a outras pessoas, ajudando a expandir sua base de clientes de maneira orgânica e sustentável.

Além de aumentar a relação com os compradores existentes, as consultorias gratuitas atraem novos interessados em entender melhor suas opções antes de realizar uma compra. Esse tipo de abordagem proativa diferencia sua empresa da concorrência e posiciona você como um parceiro confiável e comprometido com o sucesso deles.

Como você viu, a oferta ativa de imóveis é uma das melhores práticas para conquistar um novo público no mercado imobiliário. Então, use as estratégias que listamos, como consultorias personalizadas e campanhas direcionadas, pois isso ajudará você a atrair interessados, estabelecer confiança e diferenciar-se da concorrência. Isso se traduz em melhorias no nome da empresa se tornando referência do setor na região e em maior número de vendas!

Falamos sobre a importância de manter seu CRM atualizado como parte da oferta ativa de imóveis. Quer aprender mais sobre isso?

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