Marketing Digital Para Imobiliárias: Conheça as Estratégias!

Tempo de leitura: 9 minutos

O que é Marketing Digital para imobiliárias?

Trabalha no setor imobiliário e quer melhorar os resultados? Então, você precisa considerar investir no Marketing Digital para imobiliárias. Com essa estratégia, será possível alcançar um número maior de pessoas interessadas em comprar ou alugar um imóvel.

Afinal, a cada ano, aumenta o percentual de brasileiros com acesso à internet. Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2023, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 84% dos lares no Brasil têm acesso à internet.

Portanto, é fundamental ter uma presença forte nas plataformas digitais, evidenciando a importância de investir em uma estratégia de Marketing Digital imobiliário para conseguir captar e fidelizar cada vez mais clientes. Saiba mais sobre o assunto, a seguir!

Afinal, o que é Marketing Digital para imobiliárias?

O Marketing Digital para imobiliárias é um conjunto de ações e estratégias com o objetivo de atrair potenciais clientes às plataformas e aumentar o número de vendas e de aluguéis de imóveis. 

Ao criar uma presença online forte, as pessoas encontrão sua imobiliária, assim como os imóveis que você deseja vender ou alugar, com mais facilidade.

Outra vantagem é que, por meio desses canais digitais, será possível ter um contato mais próximo com as pessoas interessadas em comprar ou alugar imóveis. Dessa forma, será mais fácil fazer ofertas personalizadas e negociar com os seus clientes.

Como fazer Marketing Digital imobiliário?

O primeiro passo para quem quer fazer Marketing Digital para imobiliárias é conhecer muito bem o público-alvo da sua empresa. Para isso, é necessário definir para quem você oferecerá os seus imóveis.

Por exemplo, o seu público-alvo pode ser composto por pessoas na faixa dos 30 aos 45 anos, com renda mensal de, aproximadamente, R$ 25 mil, residentes nos bairros nobres da sua cidade e que desejam adquirir um imóvel de alto padrão e com vista para o mar.

Ao entender quem é seu público-alvo, será muito mais fácil definir quais estratégias deverão ser empregadas para atingir essas pessoas e fazer com que elas se interessem pelas propriedades do seu portfólio.

Como implementar a estratégia de Marketing para imobiliárias? 

Agora que você já sabe o que é Marketing Digital para imobiliárias e qual é a importância de ter uma presença forte no ambiente online, confira como aplicar essas estratégias para ter um negócio bem-sucedido e aumentar as suas vendas. 

Crie um site

O primeiro passo para implementar uma estratégia de Marketing Digital é criar um site para a imobiliária. Dessa forma, será possível mostrar que o seu negócio é sério e tem credibilidade no mercado. Além disso, você pode usar a sua página como uma vitrine para mostrar os imóveis disponíveis no seu portfólio.

Para facilitar a relação com potenciais clientes, mantenha o seu site sempre atualizado. Portanto, quando um imóvel for alugado ou vendido, remova-o da página. Da mesma forma, quando chegar uma nova propriedade no seu portfólio, procure adicioná-la ao seu site quanto antes.

Também é importante ter uma seção de contato, para as pessoas fazerem perguntas sobre um determinado imóvel e agendarem uma visita com facilidade e praticidade.

Produza conteúdo

Para o seu site ter mais relevância e sua empresa ser vista como uma autoridade no setor imobiliário, é fundamental produzir conteúdo de qualidade sobre assuntos relacionados à área. 

A produção de conteúdo ainda ajudará a trazer novos visitantes para a sua página, que podem vir a se tornar clientes em algum momento.

Na hora de produzir esse conteúdo, é importante analisar as principais dúvidas do público-alvo para fazer materiais que ajudem a resolver essas questões.

Por exemplo, se o seu público tem muitas dúvidas relacionadas a como funciona a Lei do Inquilinato, você pode produzir textos que abordam as principais normas relacionadas a essa legislação.

Caso você prefira, saiba que também é possível produzir vídeos ou conteúdos em formato de áudio abordando essas questões. Contudo, independentemente da maneira como você fará esses materiais, saiba que é essencial produzir conteúdos de qualidade e com uma linguagem acessível.

Esteja presente nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais também é importante para quem deseja investir em Marketing Digital para imobiliárias. O Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários de redes sociais do mundo, perdendo apenas para a Índia e para a Indonésia.

Sendo assim, quem quer captar mais clientes precisa estar presente nas principais redes sociais. Segundo a pesquisa Digital 2023, as três redes sociais mais usadas no Brasil são: WhatsApp, Instagram e Facebook.

Vale a pena criar um perfil no Instagram e no Facebook para divulgar os imóveis do seu portfólio e, assim, conseguir atingir um maior número de possíveis clientes. O WhatsApp, por sua vez, pode ser usado para facilitar o contato, aproximando o seu potencial cliente.

Além disso, uma das vantagens de usar as redes sociais profissionalmente é que, por meio delas, é possível se beneficiar do marketing de indicação. Isso quer dizer que, caso uma pessoa que não está interessada em comprar ou alugar um imóvel no momento veja a sua publicação, pode enviar o seu post para algum amigo que está procurando uma nova propriedade para morar.

Diante desse cenário, fica claro que quem quiser alavancar as suas vendas precisa estar presente nas redes sociais.

Exemplos de estratégias de Marketing Digital

Para ajudar você a ter uma presença online mais forte e a alcançar mais clientes, mostraremos alguns exemplos de estratégias de Marketing Digital que podem beneficiar tanto as imobiliárias quanto os corretores independentes.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como principal objetivo atrair o maior número de pessoas possível para os seus canais digitais. A ideia central desse mecanismo é fazer com que você não precise ir atrás dos clientes, e sim que eles comecem a procurar os seus serviços.

Essa estratégia consiste em produzir e disseminar conteúdo para um público específico. Isso ajuda a atrair mais pessoas para as suas páginas e a fazer com que mais indivíduos se interessem por comprar ou alugar uma das propriedades que você está anunciando.

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, contrapõe-se diretamente com o Outbound Marketing, que é uma estratégia composta por um conjunto de ações nas quais os vendedores vão atrás dos clientes, como contatos via telefone, por exemplo.

E-mail Marketing

Outra estratégia de Marketing Digital que costuma gerar muitas vendas é o E-mail Marketing, uma forma de comunicação direta e personalizada com um público específico e selecionado.

Geralmente, o E-mail Marketing é composto por conteúdos informativos e anúncios promocionais. Caso você já tenha uma boa base de clientes, saiba que pode ser uma boa opção criar uma comunicação desse tipo para apresentar uma nova propriedade que acabou de entrar no portfólio da sua imobiliária, por exemplo.

Muitas pessoas acreditam que não faz mais sentido usar e-mails em uma estratégia de Marketing, por conta do grande número de usuários das redes sociais e de outras plataformas digitais. No entanto, os e-mails ainda são um canal de comunicação importante, contando com cerca de 4,3 bilhões de usuários no mundo.

Para aplicar uma estratégia de E-mail Marketing eficiente, você pode utilizar ferramentas de disparo de e-mails em massa e acompanhamento. Dessa forma, não será preciso perder tempo digitando cada endereço de e-mail da sua lista, e você ainda terá dados sobre abertura, cliques, entre outros. 

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que visa deixar os sites bem posicionados nos mecanismos de busca, como o Google. Quem quer ter relevância no ambiente digital e captar mais clientes, precisa investir em SEO.

Para trabalhar com SEO da maneira correta, é necessário realizar várias ações para fazer com que o seu site seja encontrado com mais facilidade pelos mecanismos de busca. Entre elas estão:

  • criar conteúdo de qualidade e focado na experiência do usuário;
  • usar palavras-chave relevantes;
  • colocar as palavras-chave nos títulos, meta title, meta description e na URL da página;
  • criar URLs amigáveis;
  • melhorar a velocidade de carregamento do site;
  • contar com Certificados SSL, para mostrar que o seu site é seguro;
  • deixar o seu site compatível para o uso em dispositivos móveis.

Caso você não tenha muita familiaridade com o SEO, saiba que é possível contar com o serviço de agências especializadas para melhorar a performance do seu site nos mecanismos de busca.

Redes sociais 

Um bom exemplo de estratégia de Marketing Digital para imobiliárias para usar nas redes sociais, especialmente no Instagram e no TikTok, é transmitir o seu conteúdo por meio dos vídeos curtos.

Os conteúdos nesse formato estão sendo cada vez mais consumidos pelas pessoas. Um dos benefícios desses materiais é que eles têm um grande apelo visual, o que pode ser ótimo para quem quer mostrar os principais aspectos de uma propriedade.

Contudo, é preciso ter cuidado ao produzir os vídeos, para criar materiais realmente atrativos, impactantes e que ajudem a aumentar o seu número de clientes. Além de produzir os vídeos, também é importante pesquisar as hashtags mais relevantes do seu nicho, pois isso ajudará a alcançar mais pessoas.

Investir em Marketing Digital para imobiliárias é fundamental para todos que querem se destacar no mercado de imóveis e ampliar a sua base de clientes.

Para facilitar ainda mais os seus processos, confira a nossa Plataforma Imobiliária, uma solução para gestão de vendas para imobiliárias, e tenha mais controle sobre as suas transações.

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