Como organizar sua carteira de imóveis?

Tempo de leitura: 7 minutos

Organizar a sua carteira de imóveis é uma tarefa que exige muita organização, disciplina e um padrão. Sem isso, dificilmente você conseguirá organizar seu cadastro de imóveis de maneira adequada.

Quando falamos em organização de imóveis, queremos que você encare-os como sua matéria prima, ou como o seu estoque.

Esqueça SISTEMA! Fazer e manter uma organização é como você ter um guarda roupas:

guarda-roupas

Um guarda roupas organziado não fica mais bonito? Não fica mais fácil de encontrar?

Por que preciso organizar minha carteira de imóveis?

Agora, quero que faça outra reflexão: Você está em um supermercado e precisa localizar um produto. Imagina se você se depara com um supermercado assim:

superercadp

Fica difícil encontrar o produto que você precisa, não é? Agora imagina a rotina do dono do supermercado para controlar o que vendeu, o que está faltando na prateleira, o que está vencendo ou até mesmo onde fica cada produto?

É por isso que quem trabalha nesse segmento de varejo precisa ter ORGANIZAÇÃO e uma GESTÃO extremamente eficiente, caso contrário, perderá muito dinheiro com sua desorganização.

Não é atoa que supermercados dão aula de gestão de estoque e organização de seus produtos. Aliás, é um excelente exemplo para o mercado imobiliário se espelhar.

Agora que entendemos a necessidade de organização do estoque de outros mercados e dentro da nossa casa, por que não trazer isso pro nosso negócio: MERCADO IMOBILIÁRIO?

Como era antes?

Vamos voltar ao tempo…

devolta para o futuro

Os corretores de imóveis e imobiliárias organizavam seus imóveis em pastas e fichários, tudo de forma muito manual. Porém, ainda assim havia uma organização. Geralmente organizavam (agrupavam e ordenavam) os imóveis da seguinte maneira:

  • Por Tipo de Imóvel
  • Por Bairro
  • E do mais barato para o mais caro

286794d

Você se lembra dessas? Então certamente você já tem larga experiência de mercado.

E se você já passou por isso, tem aqui a nossa admiração. Sabemos que não foi fácil:

  • Escrever manualmente cada descrição de imóvel;
  • Encontrar uma secretária com boa caligrafia (Sério, isso era um diferencial antigamente);
  • Datilografar na máquina de escrever (Quando errava não tinha <- Backspace, ctrz+Z, Delete. Tinha que fazer outro mesmo);

E quando não achava a ficha? Que dor de cabeça! Precisávamos revirar o arquivo ou até mesmo todo o escritório até achar. Mas, graças a Deus, esse tempo já passou, e espero de verdade que se você está lendo isso, não esteja passando por isso até hoje.

Como a tecnologia pode me ajudar?

tecnologia

 

Hoje, em pleno século XXI o mercado pede mais do que isso. Estamos em plena era do cliente, onde velocidade de informação é fundamental para realizar um negócio. Faz o negócio quem chega primeiro, o mais rápido e não o maior ou o mais antigo.

Com a evolução da tecnologia, surgiram os sistemas especializados em mercado imobiliário que vieram para facilitar a vida das imobiliárias e ajudá-las a organizar melhor a sua informação.

Com isso, excluiu-se a necessidade de se fazer um cadastro manual e as imobiliárias passaram a ter sua carteira de imóveis organizadas em um sistema e site, correto? Mas o mercado evoluiu tão rápido que agora é necessário mais do que isso. Precisamos ter a GESTÃO da carteira de imóveis, e para isso é fundamental que consigamos organizá-lo e ter acesso as seguintes informações, de forma RÁPIDA, FÁCIL e VISUAL:

Busca inteligente

Você pode buscar de forma simples e rápida, utilizando filtros básicos e/ou avançados dos imóveis que você deseja buscar. Quem ganha com essa facilidade é o corretor, que terá acesso a essas informações de forma bem mais rápida (e não vai passar as dores de quem fazia isso manualmente), e o seu cliente que terá um atendimento muito mais rápido.

As principais variáveis para busca de imóveis são:

  • Finalidade: Venda ou Aluguel;
  • Tipo de Imóvel: Casa, apartamento, sala, etc
  • Código: Cada imóvel possui um código (quando um cliente fala que viu um código 1023 no seu site ou algum portal de anúncio, por exemplo);
  • Cidade, Região e/ou Bairro: Belo Horizonte, Pampulha, Ouro Preto;
  • Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima (quando um cliente fala que viu uma placa na rua, por exemplo);
  • Valor: Até R$350.000,00;
  • Tamanho: Até 120 m²;
  • Quartos: a partir de 2 quartos;
  • Vagas: a partir de 1 vaga
  • Dezenas de outras variáveis.

É sério! Com um sistema você pode fazer uma busca com mais de 100 variáveis, poderia ficar o dia inteiro escrevendo todas as possibilidades de busca.

Dicas para organizar sua carteira de imóveis

dicas-para-organizar-sua-carteira-de-imoveis

  • Você pode integrar o seu sistema com o seu site cadastrando o imóvel APENAS 1 VEZ, deixando-os totalmente integrados.
  • Separe sua carteira conforme a finalidade:

Aluguel

Venda – Avulso

Venda – Lançamento

  • É importante separar venda avulso de lançamento para que você não contamine seus indicadores. Geralmente um é diferente do outro (comissão, volume de imóveis, etc)
  • Tenha em suas mãos os indicadores do seu estoque (Lembrando que o ideal é ter separado: Aluguel, Venda – Avulso e Venda – Lançamento)
  • Exemplos de indicadores:

Quantos imóveis disponíveis você tem?

Qual o valor total desses imóveis?

Qual é o seu ticket médio?

Desses imóveis qual o seu percentual de exclusividade?

Quando vence as autorizações de venda ou aluguel?

Quais imóveis estão dentro do preço de mercado?

Qual foi a última vez que você atualizou o cadastro?

Qual destinação (residencial, comercial, industrial, rural, etc) é predominante na sua carteira?

Qual é a comissão média negociada nesses imóveis?

Quais deles possuem placa e fotos? E quais não possuem?

Qual a qualidade das suas captações?

Onde estão localizados os seu imóvel (Cidade, região e Bairro)?

Conclusão

As imobiliárias que já possuem o nível de gestão que indicamos acima, alcançaram um excelente nível de profissionalismo e maturidade, e se diferenciam MUITO dos seus concorrentes. Elas possuem extrema facilidade de gerenciar o seu estoque e são capazes de:

  • Corrigir falhas: Conseguem monitorar e identificar erros operacionais com mais facilidade pois identificam facilmente o que está certo e o que está errado através de indicadores.
  • Estratégia: Conseguem ter acesso a informações de qualidade para traçar as melhores estratégias de Marketing, captação, venda e locação.
  • Velocidade: São extremamente rápidos pois com apenas um clique tem acesso a essas informações já processadas e de forma visual;
  • Tempo: Como não perdem o seu tempo fazendo buscas e análises complicadas, conseguem focar suas energias nas em coisas mais importantes como: seus clientes, atendimento e treinamento da sua equipe.

Como anda a gestão e organização da sua carteira de imóveis? Tem facilidade de fazer essas buscas e acesso rápido a indicadores de como está o seu estoque? Está com tempo para cuidar dos seus clientes e treinar sua equipe, ou está feito louco só cuidando de problemas? Conta pra gente nos comentários abaixo!

Quero organizar minha carteira de imóveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *