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Atravessamos, nos dois últimos anos, um dos piores momentos da economia brasileira, e que impactou diretamente na queda do mercado imobiliário. Com isso, vimos o faturamento de muitas empresas despencarem, o que as obrigou a dar atenção para algo que era deixado sempre como segundo plano: CUSTOS. Acompanhe aqui, nossas dicas de financeiro para imobiliárias.
Financeiro é um assunto que me fascina! Aliás, está entre os meus preferidos pois ele é alma de qualquer empresa. No fim das contas, é ele quem dita as regras e retrata a verdade nua e crua de tudo.
Nesse artigo você vai aprender algumas técnicas de como organizar o seu financeiro, de forma fácil e eficiente, para reduzir custos sem prejudicar o crescimento e desempenho da sua empresa.
Organizando o financeiro de sua imobiliária você conseguirá ter respostas precisas como:
- Qual é a minha receita?
- Qual é a minha despesa?
- Onde estou gastando mais dinheiro?
- Onde gasto errado?
- Minha imobiliária é lucrativa?
- No fim das contas, vale a pena trabalhar tanto para obter essa margem de lucro?
Se você está com o financeiro um pouco perdido, mistura contas pessoais com da empresa e está incomodado com isso, as dicas de financeiro para imobiliárias desse post é pra você!
Vamos começar?
1ª regra – Não misture as contas P.F com a P.J
É fundamental que você tenha isso em mente, e pratique essa ideia dentro da sua imobiliária. Por mais que a imobiliária seja sua e seja também sua única fonte de renda, isso tem que mudar. Pessoa física é pessoa física e empresa é empresa!
Essa deve ser a primeira regra de ouro para se cumprir e manter um mínimo de organização do seu financeiro.
2ª regra – Separe seus Centro de Custos
O conceito técnico de Centro de Custos são unidades dentro de uma organização, e geralmente são projetos ou departamentos de uma empresa. É uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio. Para simplificar o entendimento, vamos compartilhar o que acompanhamos durante anos, de como é feito os centros de custos para imobiliárias. É muito comum que eles sejam separados da seguinte maneira:
Por unidade/filial
Quando uma imobiliária possui filiais, cada unidade se torna um centro de custo, para que as despesas sejam alocadas em cada uma delas.
Exemplo: Despesas como aluguel, contas de água, ou de luz, são pagas por cada loja e alocadas em seus próprio centro de custo.
Já despesas como marketing, podem ser divididas – 50% para cada filial (esse percentual varia com o entendimento do gestor).
Por Setor
Também é comum separar os centros de custos entre setor de Venda e setor de Aluguel, por exemplo. Assim você poderá compreender qual setor gera mais receita e qual consome mais despesa.
Exemplo: Se uma imobiliária trabalha com venda e aluguel, ela pode dividir as despesas conforme cada setor utiliza ou usufrui desse custo, como:
Aluguel da empresa: Pode ser dividido em 50% para venda e 50% para aluguel;
Marketing: Pode ser dividido sendo os anúncios de venda, 100% para venda e os anúncios de aluguel, 100% para aluguel. No entanto, os anúncios institucionais podem ser divididos 50% para cada setor, ou o percentual que você achar adequado.
Dica: Caso você faça o controle das contas da sua pessoa física na sua empresa também, uma solução para separar as contas é criar um Centro de Custo chamado Pessoa Física, por exemplo.
3ª regra – Tenha Planos de Contas bem definidos
O Plano de Contas, também conhecido como Modelo Contas, Estrutura de Contas ou Elenco de Contas, é uma lista que apresenta as contas necessárias para que a empresa possa registrar todos os eventos e movimentações financeiras que acontecem durante suas atividades e operações.
A elaboração de um plano completo de contas bem estruturado é fundamental para a gestão financeira de qualquer empresa, pois é ele que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à imobiliária, além de servir de base para a elaboração das demonstrações contábeis (Demonstrativo de Resultados do Exercício – a famosa DRE).
Em muitos casos essa estruturação é realizada apenas para atender a legislação, porém, pode não atender as necessidades de análise da imobiliária. Para isto é possível elaborar um plano gerencial, que nada mais é do que um arranjo diferente das contas existentes, bem como inclusão ou exclusão de outras contas, visando atender as necessidades de análise dos resultados econômico, financeiro e patrimonial da empresa.
ATENÇÃO: Esse é um plano de contas GERENCIAL, não contábil, que por sua vez deve ser elaborado conforme exigências legais.
4ª regra – Cuidado com as Receitas e Despesas Transitórias
Receitas e despesas transitórias de uma imobiliária são para as imobiliárias que trabalham com administração de imóveis. Caso contrário, não se preocupe com elas.
É inerente de sua atividade ter que “administrar” os problemas e por sua vez inclui pagar algumas contas para o locatário ou locador e depois ser ressarcido. Para isso é preciso ter muita atenção para não esquecer e registrar esse pagamento para ser reembolsado posteriormente. Caso contrário vai amargar um bom prejuízo.
Nessa parte é importante que Despesas x Receitas estejam sempre equilibradas, o que sinaliza que você não está bancando conta que não é sua para ninguém.
Exemplos de Receitas e Despesas transitórias:
OBS: Zerar esta parte no mesmo período é praticamente impossível, tendo em vista que o crédito pode acontecer no mês seguinte do débito.
5ª regra – Tenha uma DRE
Como dissemos anteriormente, DRE significa Demonstrativo de Resultados do Exercício. Somente assim você terá uma visão REAL e consolidada da situação financeira da sua imobiliária.
Além disso, você poderá acompanhar as oscilações mês após mês e o acumulado do ano. DRE pode ser feita através do próprio sistema ou então através de uma planilha de Excel. O importante é ter uma!
Conclusão:
Ter uma organização financeira não é uma tarefa simples. É preciso ter muita disciplina, processos bem definidos e organização, mas no final das contas vale muito a pena. Você tem o sentimento de total controle da sua imobiliária.
Diante dos relatórios e métricas que uma DRE pode lhe proporcionar, certamente poderá tomar decisões inteligentes de como aumentar suas receitas e onde é possível cortar os custos, para assim aumentar a sua lucratividade.
Termino aqui com uma frase muito famosa de um dos empreendedores que mais admiro, Jorge Paulo Lehman: “Custo é como unha. Tem de cortar sempre.”
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Excelente texto. Continuem nesse ritmo.
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Show receber seu feed-back Lorenzo 🙂 ficamos contentes em saber que estão gostando!!