10 Lições de liderança para o mercado imobiliário

Tempo de leitura: 7 minutos

Ser chefe não significa ser líder. Gerir pessoas não é simplesmente dar ordens. O papel de liderança no mercado imobiliário pode ser extremamente desafiador, tanto para quem está assumindo esse papel agora, quanto para quem já está nele há algum tempo.

Ser líder apresenta desafios reais e que exigem competências específicas dos gestores, desde saber ouvir à capacidade de motivar e engajar pessoas. Sabendo disso, e pensando em inspirá-lo a transformar a trajetória de sua imobiliária, listamos a seguir dez lições de liderança.

Tenha equilíbrio emocional

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Trabalhar em uma imobiliária pode te fazer passar por situações adversas ao longo do dia, algumas delas nem tão agradáveis. Saber lidar com as mudanças, ter bom humor e empatia traz vida à sua equipe e faz toda a diferença. Ter equilíbrio emocional significa filtrar as pressões do dia-a-dia, e se manter firme, assumindo seu papel de líder diante de situações que poderiam abalar sua equipe. Por exemplo, um locador que gritou ou agiu de forma desrespeitosa na imobiliária, a pressão de uma meta não batida, etc.

Esta, sem dúvidas, não é uma tarefa fácil, mas depende somente de você, gestor imobiliário.

Não conforme-se com resultados medianos

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Um bom líder é também um visionário, afinal, o líder se caracteriza pela sua visão em longo prazo. Ele deve se adiantar aos acontecimentos, antecipar os problemas e detectar oportunidades muito antes que os demais.

Justamente por isso, o líder não se conforma com o que tem, é uma pessoa inconformista, criativa, que gosta ir à frente.

No mercado imobiliário, principalmente, o gestor não pode se conformar com resultados medianos. É preciso tirar a si mesmo e sua equipe da zona de conforto. “Vendemos dois imóveis mês passado, estamos na crise, logo é um ótimo resultado”. Mas, por que não três?

Saiba ouvir

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Saber ouvir é uma grande habilidade e indispensável em qualquer líder.

Saber ouvir gera relacionamentos e consequentemente confiança, permitindo que as pessoas sempre o procurem. Como diria Carnegie, “você pode fazer mais amigos em duas semanas tornando-se um bom ouvinte do que em dois anos tentando fazer com que os outros se interessem por você”.

Ouvir também é a melhor forma de aumentar o conhecimento. Alguns líderes acreditam que, por estarem numa posição elevada, sabem de tudo e que não precisam ouvir nada e nem ninguém. Já pensou que seu corretor, conversando com o cliente todo o dia, pode ter muito para acrescentar? Ou seu captador, que está diariamente nas ruas?

Muitos líderes por estarem tão focam em resultados, acabam se tornando mais impacientes, não muito dispostos a ouvir. Porém, um líder eficaz deixa que os outros falem o que ele precisa ouvir, e não apenas o que gostaria de ouvir.

Honre os acordos fechados com sua equipe

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Se você é o tipo de líder que não honra os acordos fechados com a equipe, certamente não será respeitado e perderá sua posição de liderança. Se você é o dono da imobiliária, pior ainda, pois você verá sua empresa perder talentos devido à insatisfação.

Combinou uma folga com sua secretária? Um comissão especial em determinada captação ou venda? Não finja que “esqueceu”. Pode ser algo simples, mas certamente representa algo para quem está esperando.

Saiba Motivar, Influenciar e Engajar pessoas

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Um dos papéis do líder, enquanto gestor imobiliário, é sonhar junto com a equipe e levar seus membros a acreditar em seus talentos.  Para o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, liderar  é animar, motivar e inspirar ideias, pessoas e projetos.  Algo que requer sensibilidade, e talvez seja uma das tarefas mais difíceis.

Em um mercado tão competitivo como o imobiliário, com corretores na maioria das vezes sem vínculo empregatício com a imobiliária, pode ser ainda mais difícil motivar, influenciar e engajar uma equipe. Por isso é necessário sair do óbvio e ir além. Deve-se procurar a excelência e fazer com que todos aqueles que estejam ligados a sua empresa cresçam juntos com o negócio.

Não tenha medo de colocar a mão na massa

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Além de delegar tarefas e definir metas, também é papel do líder dar apoio e resolver os problemas de forma eficiente. O líder precisa ser visto como parte importante e fundamental da equipe. Por isso, não deve ter medo de “arregaçar as mangas” e colocar a mão na massa no que for preciso.

Se sua equipe acha que você apenas “manda” e não contribui em nada para alcançarem as metas e resultados, é hora de repensar suas atitudes e ser mais participativo.

Saiba reconhecer o bom trabalho dos seus liderados

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Um captador acabou de entrar com excelentes captações, de imóveis bons com preço de mercado? Um corretor fechou aquela venda? Sua assistente bateu a meta de cobrança de aluguel? Saiba reconhecer o bom trabalho da sua equipe! Elogie, combine prêmios e bônus, motive ainda mais aqueles que estão tendo bons resultados.

Um bom líder sabe a hora de chamar atenção e dar um feedback negativo para aqueles que precisam, mas também sabe reconhecer o mérito de sua equipe. É preciso ter em mente que você, o líder, tem um impacto muito grande sobre o clima da equipe, a motivação e a produtividade dos subordinados.

Você sempre tem algo para aprender

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Alguns profissionais, depois de anos de experiência no mercado imobiliário, acabam atingindo uma “zona de conforto”, acreditando que já sabem tudo e ignorando novas fontes de conhecimento.

Porém, um bom líder deve ter em mente que sempre é possível aprender algo novo. Seja com um corretor, um estagiário, um cliente ou um concorrente. Ter a mente aberta para novas ideias, sugestões, proatividade de buscar eventos e cursos para se aperfeiçoar ainda mais, podem contribuir tanto com seu papel de líder quanto com sua carreira em geral.

Seja transparente

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Uma pesquisa realizada em dez países, com três mil pessoas, e com objetivo de esclarecer a ligação que existe entre a liderança e a comunicação eficaz e de como essa associação funciona para o sucesso da empresa, mostrou que manter uma comunicação aberta e transparente é o atributo mais importante para 84% dos respondentes.

Um líder transparente é aquele aberto, sincero e coerente, que confia em si mesmo e nos outros. Que age de modo ético e íntegro, que não tem segredos ou agendas ocultas. Que age de modo justo e meritocrático, que se comunica com espontaneidade e se mantém acessível ao time.

Respeite os sonhos dos membros da sua equipe

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Marcio Fernandes, CEO da distribuidora de energia Elektro, disse uma vez em entrevista concedida à revista Época, que um gestor deve se preocupar com a felicidade de sua equipe, inclusive no que diz respeito a questões que vão além do trabalho. É claro que existem limites de respeito, mas é importante saber se a pessoa está bem em casa, se está endividada, se está doente ou quais são suas ambições e motivações.

Isso significa humanizar sua gestão e se preocupar com os sonhos de sua equipe. Seu corretor deseja trocar de carro, se casar, fazer uma viagem ou ter um filho? Respeite seus sonhos e tenha um diálogo aberto. Trabalhe para que sua equipe esteja motivada a trabalhar não só para sua empresa crescer, mas também para conquistar seus objetivos.

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