Guia completo de e-mail marketing para imobiliárias

Tempo de leitura: 6 minutos

O e-mail marketing é uma das estratégias mais antigas de se fazer marketing na internet. Antes das redes sociais e das diversas opções de anúncios online que temos disponíveis hoje, esta era a prática mais comum entre as empresas. Hoje, alguns profissionais chegam a dizer que o e-mail marketing morreu, mas será? Pense em quantas vezes você checa seu e-mail por dia. Com a massificação dos smartphones, inclusive, você os recebe e lê na mesma hora, em qualquer lugar.

Por isso, não acreditamos que o e-mail marketing morreu, mas sim velhas formas de criar este tipo de campanha. Se o consumidor mudou, a estratégia precisa se adaptar. Neste artigo vamos te ajudar a utilizar o e-mail marketing de forma eficiente em sua imobiliária:

Principais conceitos

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Primeiramente, vamos te familiarizar com os principais conceitos e termos que envolvem campanhas de e-mail marketing:

  • Mailing:  Lista de contatos composta por endereços de e-mails captados através de formulários de cadastro, por exemplo.
  • Newsletter: E-mail enviado periodicamente, como um boletim informativo.
  • Opt-in: Contato que se cadastrou por livre e espontânea vontade em sua base de e-mails.
  • Opt-out: Ato de uma pessoa solicitar a exclusão do e-mail dela na sua base, de forma a não receber mais os e-mails da sua empresa.
  • SPAM:  Termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Enviar SPAMs é uma prática abusiva, que invade a privacidade dos usuários.
  • Taxa de abertura: número de pessoas que abriu o e-mail dividido pelo número de pessoas que recebeu, ou seja, mede quantas vezes a mensagem foi aberta e indica como você está sendo visto pelos seus contatos.
  • Taxa de cliques: mede o retorno da campanha com base na interação através dos cliques em links e indica se sua mensagem despertou o interesse da lista de contatos e os levou a clicar no e-mail em busca de mais informações.
  • Template: Modelos de conteúdo com a apresentação visual do e-mail.

Como criar listas

e-mail marketing

Para criar campanhas de e-mail marketing, você precisa de uma lista de e-mails, um mailing. Esta lista precisa ser construída, contando com e-mails de pessoas interessadas em receber seus conteúdos e nunca comprada. Nem pense em ir adicionando e-mails aleatórios na lista, sem autorização do dono da conta. Além de anti profissional, você só estará criando volume, e não qualidade. Ou seja, assim você terá uma lista de pessoas que não estão interessadas na sua imobiliária.

Então, como construir minha lista do zero?

Primeiro, organize uma lista com seus clientes, separando por tipo de relacionamento: locadores, locatários, fiadores, etc. Assim você já começa segmentando e envia os e-mails de acordo com o interesse de cada um. Por exemplo, você enviar e-mails sobre como comprar o primeiro imóvel para os seus locatários, novidades sobre suas opções de fiança para os locadores, etc.

Ok, mas quero construir também uma lista de leads, de possíveis clientes.

Certo, nesse caso você precisa atraí-los ao seu site e oferecer algo em troca, para que insiram seus e-mails. 

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Imobiliárias também podem contar com os e-mails recebidos de contatos feitos através de e-mail, formulário de contato e principalmente portais online. Outra opção são os e-mails de listas de presenças de eventos de lançamentos de empreendimentos.

Frequência

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Campanhas de e-mail marketing não podem ser disparadas de qualquer jeito, no dia que der tempo. É necessário definir uma frequência, seja semanal, quinzenal ou mensal. Não existe uma frequência ideal, isso cada empresa decide, de acordo com a necessidade e com a capacidade de manter essa frequência. Você precisa encontrar um meio termo entre não ser chato e exagerado e não ser esquecido.

Portanto, defina a frequência ideal que você poderá cumprir e crie um calendário para organizar estes envios. Sabemos que muitas imobiliárias não possuem um profissional dedicado para estas tarefas, e se este for seu caso, não deixe de fazer. Estude, aprenda, faça testes e se organize para assumir também esta tarefa.

Ferramentas para disparo de e-mail marketing

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Campanhas de e-mail marketing não são disparadas através de um e-mail normal, muito menos enviando um a um. Para isto, existem diversas ferramentas que fazem este trabalho de forma mais prática e eficiente.

Entre elas, podemos destacar duas opções, que são realmente muito boas:

  • Mailchimp: A ferramenta é paga, mas existe uma opção gratuita para o disparo de até 2 mil clientes cadastrados na base e 12 mil e-mails enviados mês, que tem praticamente todas as funcionalidades. Já em com vários templates prontos, não sendo necessário conhecimento em design para criar um campanha bem feita. É em inglês, mas muito fácil de usar e intuitiva (você também sempre pode contar com a ajuda do tradutor do Google). 
  • Mail2Easy (Dinamize): Esta também é uma ferramenta muito completa, que oferece ótimo relatórios  e integração com SMS. A vantagem desta é que é em português. A ferramenta é paga, mas você pode fazer um teste gratuito e ver se te atende, antes de investir.  

Estes são apenas alguns exemplos, pois exitem centenas de opções do mercado. Pesquise e escolha a melhor opção para sua imobiliária!

Boas práticas

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Aqui, vamos resumir algumas boas práticas, para que você otimize da melhor forma suas campanhas:

  • Somente envie e-mails para pessoas que te autorizarem;
  • Não envie e-mails apenas com imagens, a chance de caírem no SPAM é muito grande;
  • Nunca envie um e-mail sem assunto, o destinatário poderá ficar desconfiado e excluir até mesmo sem abrir;
  • Não envie um conteúdo diferente daquele que você prometeu na assinatura;
  • Procure criar templates com harmonia de cores, de preferência com fundo claro, de forma que a mensagem fique legível e não cansativa de ler;
  • Envie um link com opção de “sair da lista” em todos os e-mails;
  • Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores;

Conclusão

Campanhas de e-mail marketing podem ser muito eficientes, principalmente se pensarmos na possibilidade de ter um grande alcance, com um custo relativamente baixo, pois mesmo sem um profissional de marketing ou sem grandes recursos, é possível trabalhar com esta estratégia. Porém, para que suas campanhas não sejam inconvenientes ou tratadas como SPAM, é necessário seguir algumas práticas recomendadas, e principalmente, nunca ser invasivo.

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2 Comentários


  1. Só mais do mesmo. Ninguém se arrisca a MONTAR EXEMPLO DE UM E-MAIL, só as dicas mais do que batidas.

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