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O mercado imobiliário é certamente um dos mais competitivos, e isso por si só já é um bom motivo para você se manter atualizado e atento às inovações que podem ser aplicadas em seu negócio.
A tecnologia, o comportamento dos consumidores, as opiniões, tudo muda muito e de forma muito rápida. Compilamos sete tendências que já são também realidade em outros segmentos e aplicamos ao mercado imobiliário, como você vai ver a seguir:
Mobile
Pensamos até em não incluir o mobile nessa lista, afinal, mobile não é tendência, é realidade, presente. Porém, ao analisarmos como o mercado imobiliário em geral ainda não está levando isso tão a sério, resolvemos incluí-lo no primeiro lugar.
Bastava olhar ao redor, pensar no seu ciclo familiar e de amizades, e até mesmo em como você está sempre com o celular na mão, e cada vez mais, utilizando-o para fazer tudo. Mas, ainda assim, resolvemos trazer alguns dados para acabar com qualquer dúvida (se você ainda tinha) sobre a importância de estar atento a esta tendência.
A Hubspot (empresa americana pioneira em inbound marketing e automação de marketing) realizou em 2015 uma pesquisa sobre acessos mobile. O que a pesquisa revelou?
- Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel.
- No Brasil, 56% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel.
- 61% das pessoas têm uma melhor opinião de marcas quando eles oferecem uma boa experiência móvel
Além disso, uma outra pesquisa, dessa vez da Central de Inteligencia do portal VivaReal, mostrou que 27% dos acessos em sites imobiliárias são através de um smartphone.
Portanto, se você ainda não tem um site responsivo, não está pensando em estar bem posicionado do Google ou não tem um motor de buscas funcionando bem em seu site, está na hora de repensar. Lembre-se que seu site existe para funcionar como uma vitrine da sua imobiliária. Seu site está gerando negócios?
Anúncios online
Os grandes portais já fazem seu trabalho para ficarem bem posicionados no Google e atrair um grande número de visitantes diários. Esta exposição, de um modo geral, tem um custo relativamente baixo, principalmente se comparado às mídias ‘tradicionais’ de anúncios, como os classificados de jornal, por exemplo. Os anúncios em portais são fáceis de serem criados, o que não exige nenhum conhecimento muito avançado, além disso, são muito procurados pelo cliente final, pois reúnem uma grande quantidade de imóveis e possuem equipe técnica especializada com foco no aprimoramento constante e na experiência do usuário.
Quer mais alguns motivos para investir em anúncios online?
- Somos mais de 120 milhões de brasileiros com acesso a internet;
- Em 2014 (o que já tem dois anos!!), o Jornal o Globo realizou uma pesquisa em diversas regiões do Brasil, que mostrou o incrível número de 16 milhões de buscas por imóveis realizadas mensalmente na na internet;
- Já segundo uma pesquisa do Google, 94% das pessoas que procuram um imóvel novo, começam a busca pela internet.
Dicas para anunciar em portais:
Se você já anuncia em portais, estas dicas vão te ajudar a atrair mais compradores com seus anúncios:
- Descreva a localização: Sabemos que colocar o endereço completo ou não é um assunto polêmico entre as imobiliárias e esta decisão cabe a cada gestor. Porém, mesmo que você opte por não locar o endereço completo, tente descrever o que tem de atrativo nas proximidades, como escolas, supermercados, shoppings, etc.
- Fotos de qualidade: Não perca tempo criando anúncios sem fotos, estes recebem um baixo número de cliques e um número menor ainda de interessados. Ao postar fotos, lembre-se de considerar a qualidade, use as ferramentas gratuitas que a internet oferece para torná-las profissionais, e explore todos os cômodos do imóvel.
- Atenda prontamente: A demora no contato pode fazer um possível comprador desistir da compra. Imagine a seguinte situação: uma pessoa está procurando um imóvel, faz a busca na internet e chega até seu anúncio. O imóvel agrada e ele envia um e-mail solicitando mais informações. Passam-se dois dias e nenhum resposta. Nesse meio tempo ela acha um imóvel semelhante de outra imobiliária e também envia um e-mail, onde recebe um retorno imediatamente. Onde o atendimento terá mais chances de êxito? Uma resposta rápida pode ser o critério de desempate que fará um comprador optar pelo seu imóvel em detrimento de outro.
- Meça o retorno: Existem centenas de portais imobiliários disponíveis, a grande parte tem um custo para anunciar, o que deve ser encarado como um investimento em divulgação. Porém, é extremamente importante medir o retorno que estes portais trazem para sua imobiliária, para assim, canalizar onde e quanto investir.
Se o anúncio em jornais morreu ou não é assunto para discutirmos em outro post, mas diante dos números apresentados e da expansão do uso da internet no Brasil, os anúncios online são definitivamente uma grande tendência para imobiliárias.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair leads através de conteúdo relevante. Este conteúdo pode ser textos, vídeos, infográficos, ebooks, enfim, diferentes formatos que podem ser distribuídos através da internet. Esta estratégia já vem usada há algum tempo em outros mercados e tem ganhando força no Brasil. Porém, no mercado imobiliário ainda é representada como uma tendência, por não ser tão conhecida e difundida.
Mas por que você deveria investir em marketing de conteúdo?
Além de ser um meio de atrair novos compradores, você também ganha autoridade e torna-se uma referência, o que será um diferencial competitivo gigantesco.
Como funciona?
Imagine que você possua um empreendimento residencial no bairro Belo Horizonte de sua cidade, com várias unidades a venda. Sabemos que quem pretende comprar um imóvel pesquisa bastante sobre a região. Agora imagine que sua imobiliária tem um blog e sua equipe criou um guia sobre o bairro Belo Horizonte, contanto a história do bairro, as opções de lazer, pontos comerciais, etc. A pessoa que procura por informações sobre o bairro Belo Horizonte, encontra seu site, coloca as informações de contato e baixa seu guia. Você atraiu um possível comprador utilizando o marketing de conteúdo!
Este é apenas um exemplo simples de como você pode aplicar esta tática em sua imobiliária. Você pode descobrir mais sobre o assunto clicando aqui.
Automação de marketing
Quem trabalha com marketing de conteúdo precisa otimizar o tempo e automatizar o máximo possível o processo, para que atenda o maior número de pessoas possíveis e torne a estratégia rentável. É essencial que seu processo esteja organizado e sua equipe de marketing e vendas bem alinhada.
Quais as vantagens em utilizar uma plataforma para automação de marketing?
- Nutrição de leads
- Economia de tempo e dedicação
- Personalização de atendimento
- Redução de custo e aumento de vendas
Dica: O RD Station é a melhor e mais conhecida ferramenta para automação de marketing do Brasil. Com o RD Station você pode distribuir as tarefas para a equipe de criação e acompanhar todo o processo, promover seu conteúdo, manter um padrão de qualidade e profissionalismo, entregar conteúdo relevante e no momento certo, e consequentemente, aumentar suas vendas!
Funil de vendas
O funil de vendas é uma forma de mapear cada estágio da compra, permitindo assim identificar a conversão de uma etapa para outra e medir a produtividade de forma bem assertiva.
O funil de vendas permite que a imobiliária levante algumas informações a respeito de seu negócio, como:
- Quantos clientes precisamos atender para ter um possível comprador?
- Quantos atendimentos se convertem em vendas?
- Quais são os motivos mais comuns de descarte de atendimento e o que pode ser feito?
- Porque a imobiliária está perdendo negócios?
- Como está o desempenho de cada corretor ou captador?
A partir das respostas pode ser feito um trabalho juntamente com sua equipe e ir corrigido algum processo, se necessário.
Ao utilizar um final de vendas o resultado é um maior foco no processo de vendas e controle das interações com os clientes. Esse controle reflete diretamente nas metas de vendas e nos negócios da imobiliária.
Portanto, além de ser uma tendência é também uma forma de gerenciar melhor sua imobiliária e gerar mais negócios.
Relacionamento/Gestão de contatos
Segunda uma pesquisa realizada em 2015 pela Forrester Research, empresa norte-americana de tecnologia e pesquisa de mercado, a partir dos anos 2010, iniciamos a chamada “Era do Cliente”. Os consumidores ganharam poder, se tornaram mais exigentes, começaram a opinar sobre produtos e empresas na internet e cada vez mais começaram a pedir por um atendimento personalizado.
Infelizmente, na contra mão dessa mudança de comportamento do consumidor, ainda vemos muitas empresas tratando seu próprio produto como commodity, atendendo clientes da mesma forma como atendiam há 20 anos atrás.
Você ou seus corretores já passaram pela situação de precisar vender ou alugar mais e enfrentar dificuldades para encontrar novos clientes? Já parou para pensar que esses clientes já podem estar na sua imobiliária e você não percebeu? Sim! Sabe aquele médico que comprou um apartamento pra filha no mês passado? Ele pode estar precisando de um nova sala para seu consultório, ou de uma casa próxima a dele para seus pais idosos.
Identificar estas oportunidades e trabalhar nelas para gerar novos negócios nada mais é do que relacionamento com clientes.
Através de um relacionamento direcionado e bem feito, você oferece atendimento personalizado, retém o cliente, gera indicações e novos negócios e, claro, aumenta a receita da sua imobiliária.
Está convencido de como é importante dar atenção a esta tendência?
Vídeos
Diante do bombardeio de informações que nos rodeiam 24 horas por dia, os vídeos se revelaram uma ótima estratégia para atrair a atenção de consumidores. Um vídeo permite transmitir uma mensagem clara, de forma simples e curta, enquanto atrai os usuários através do aspecto visual, cada vez mais importante no ambiente online. Além disso, são adaptáveis aos diferentes tamanhos de tela, compatíveis com diversos sistemas operacionais e podem ser assistidos de qualquer lugar, a qualquer momento.
E como sua imobiliária pode usar os vídeos para atrair novos clientes? De diversas formas, e isso vai depender da sua estratégia. Algumas imobiliárias fazem vídeos dos próprios imóveis, permitindo ao cliente uma visão mais panorâmica do que as fotos, outras fazem vídeos da região, mostrando o que tem de melhor e outras dão dicas sobre compra de imóveis também através de vídeos.
Atualmente no Brasil somos cerca de 70 milhões de espectadores de vídeos online e segundo o jornal britânico The Guardian, em 2017, os vídeos serão responsáveis por 69% do tráfego de toda a internet mundial. Isso significa que quem começar a utilizar esses vídeos mais cedo, ocuparão mais espaço nesse universo virtual.
Te convencemos que esta é mais uma tendência com muito potencial?
Conclusão
Se você chegou até aqui e se surpreendeu por ainda não conhecer ou aplicar estas tendências, já percebeu que a crise é só uma desculpa para seus negócios não irem tão bem, certo?
Esperamos agora que você aprofunde suas pesquisas e implemente essas tendências no dia-a-dia de sua imobiliária.
Quer comentar alguma nova tendência? Tem uma opinião sobre o assunto? Conta pra gente!
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Gostei do que li.
Sou Conselheiro do CRECI-MG e Perito Avaliador co CNAI 1257
Obrigado
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Olá Luciano!
Obrigada pro comentar!
Fico feliz que tenha gostado, é muito importante que sejamos otimistas em relação ao mercado imobiliário, pois nós temos o poder de toná-lo cada vez melhor.
Continue acompanhando nosso blog, traremos sempre conteúdo relevante para contribuir com seus negócios.
Abraços,
Carina Lima
Coordenadora de Marketing
Universal Software
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Parabéns, mais uma vez um conteúdo de qualidade, por isso acompanho seu blog
a mais de 2 anos e tento aprender todos os dias com seus ensinamentos e dicas.
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Parabéns pelo artigo, muito interessante. Fazer anúncios online é algo que se aplica a diversos tipos de negócio. É algo que ainda tem muito a ser explorado e cada vez mais as empresas adotam esse forma de promoção.