Anúncio de imóveis na internet: tudo que sua imobiliária precisa saber

Tempo de leitura: 5 minutos

O avanço da tecnologia, a falta de tempo e a busca pela comodidade são fatores que alteraram o comportamento de compra do consumidor ao redor do mundo, inclusive, claro, no mercado imobiliário.

Segundo o IBOPE, o Brasil é o 5º país mais conectado do mundo, com mais de 120 milhões de internautas (e esta é uma pesquisa é de 2014!!). Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International aponta que 09 em cada 10 brasileiros consultam a internet antes de realizar uma compra, e na hora de escolher um imóvel não é diferente.

O que os números tem a dizer?

numeros-dizer

Compilamos algumas pesquisas para te provar, de uma vez por todas, que se você ainda não está investindo em anunciar na internet, você está perdendo negócios:

O Jornal da Globo visitou 08 estados brasileiros em dezembro de 2015 para uma pesquisa sobre compra de imóveis na internet e constatou:

  • A procura por imóveis no celular cresce 130% ao ano;
  • A Região Norte teve o maior crescimento percentual em busca por imóveis através de smartphones de todo o país;
  • Pouco mais de 19h é o horário com maior índice de venda de imóveis;
  • 16 milhões de buscas por imóveis são feitas todo mês na internet.

O portal VivaReal recentemente divulgou uma pesquisa sobre o perfil do comprador de imóveis online:

  • Mais de 90% das buscas de imóveis começam na web;
  • Os jovens entre 25 e 34 anos representam 40% das buscas;
  • O público feminino representa 63% das buscas no site;
  • O número de buscas por dispositivos móveis cresce cada vez mais, já tendo atingindo 37% das visitas ao site.

O Google e o IBOPE também trouxeram referências relevantes:

  • Mais de 60% do processo de compra de um imóvel é realizado pela internet;
  • 64% das pessoas interessadas em comprar um imóvel usam o Youtube para ter mais informações;
  • 50% dos brasileiros que adquiriram sua casa no ano de 2013, utilizaram a web como fonte de pesquisa e a expectativa é que o número aumente a cada ano.

Os números expressivos acima servem para reforçar a importância da presença online das imobiliárias, mas qual a melhor forma de anunciar imóveis na internet?

Como posso anunciar imóveis na internet?

Dentre os inúmeros meios de divulgar seus imóveis na internet, selecionamos três dos principais (e mais utilizados pelas imobiliárias do Brasil), para te contar um pouco sobre eles e como você pode utilizá-los na prática:

Site

site

O site é sua principal ferramenta de divulgação na internet, pois além de divulgar seus imóveis, você também oferece informações úteis aos seus clientes, e canais de contato. No seu site você controla totalmente o conteúdo e não disputa atenção do visitante com anúncios de seus concorrentes.

Como fazer isso na prática?

Invista em um bom site responsivo, com um motor de buscas de fácil usabilidade, imagens de qualidade e design atrativo. Certifique-se de ter um site integrado ao sistema para facilitar o cadastro de imóveis no site.

Leia também  Como um site impacta na aquisição e satisfação de clientes em imobiliárias

Portais de imóveis

anunciar-imoveis-internet

Os classificados do jornal migraram para a internet em forma de portais. Hoje existem diversas opções, tanto pagas quanto gratuitas, como VivaReal, Imóvel Web, Chave Fácil, Zap, etc. O interessante de anunciar em portais é que eles costumam aparecer nas primeiras posições do Google, pois investem bastante em marketing, e são os responsáveis por atrair um número cada vez maior de visitantes. Para facilitar seu dia a dia, opte por um sistema que possua integração com os principais portais de imóveis, assim você não tem o retrabalho de cadastrar um a um.

Como fazer isso na prática?

Nunca publique anúncios sem foto ou com pouca descrição. Tire boas fotos de todos os espaços, de um ângulo que permita uma visualização legal do ambiente e com iluminação, de preferência natural. Na descrição, coloque todas as informações sobre metragem, estrutura, garagem e opções de lazer. Divulgar o endereço ou não é uma opção de cada imobiliária, mas não deixe de citar locais nos arredores que podem valorizar o imóvel, como shoppings, supermercados, etc.

Redes sociais

redes-sociais

As redes sociais também são uma ótima opção de divulgação de seus imóveis, mas não tente empurrar seu estoque goela abaixo das pessoas por lá. Diferente de quem entra em um portal, nas redes sociais as pessoas não estão procurando por um imóvel, mas seu trabalho por lá pode influenciar muito a decisão de compra delas. Para isso, é importante usá-las da forma correta para que tragam algum resultado.

Como fazer isso na prática?

Use o Youtube para gravar vídeos explicativos com dúvidas comuns entre seus clientes, ou até para gravar um tour pelos bairros que você atua, contando o que eles tem de melhor. O LinkedIn é um ótimo canal para fazer networking e trocar informações sobre o mercado. O Instagram é uma rede social de imagens, explore-as com fotos de dicas de decoração, jardinagem, hortas verticais, aproveitamento de espaços, etc (você pode até convidar uma decoradora ou designer de interiores parceira para te ajudar com este conteúdo). Tudo isso você faz de forma gratuita, mas caso queira aumentar o alcance das suas publicações, você pode verificar as opções pagas de cada rede.

Esqueça a ideia de que postar uma foto com a descrição do imóvel em alguma dessas redes sociais vai vendê-lo. Falamos mais sobre a tendência de Marketing de Conteúdo aqui.

Conclusão:

Sem dúvidas sua imobiliária precisa estar na internet, e, para isso existem inúmeras opções e meios. Cada uma possui suas vantagens, desvantagens e peculiaridades, portanto, cabe a você gestor, definir quais delas melhor se encaixam no perfil de sua mobiliária, e ter em mente que a internet é uma grande aliada para seu negócio.

Como você faz a divulgação de seus imóveis na internet? Tem uma percepção diferente ou outra dica? Vamos conversar nos comentários.

 

2 Comentários


    1. Olá José Oliveira!
      Obrigada pelo seu interesse. Em alguns instantes nossa consultora Mayara entrará em contato com você.

      Atenciosamente,

      Carina Lima

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *