Mulheres no Mercado Imobiliário: Conheça os principais destaques

Tempo de leitura: 12 minutos

A luta feminina por espaço no trabalho é uma jornada constante, e isso não é diferente para as mulheres no mercado imobiliário. Felizmente, contamos hoje com um cenário muito mais promissor e esperançoso do que era há algum tempo atrás; no entanto, isso não elimina os desafios que invariavelmente temos que percorrer no setor.

Esses desafios incluem, mas não se limitam, a diferenças salariais, assédio no trabalho e dificuldade de conseguir vagas. A boa notícia é que esses empecilhos não impediram muitas outras mulheres de conquistar seu espaço, e hoje contamos com exemplos de sucesso na área.

Neste post, você conhecerá cinco destaques femininos no mercado imobiliário. Além disso, conseguirá ver sobre a história de cada uma e qual foi o caminho traçado para se tornar uma referência.

Vamos lá?

O histórico das mulheres no mercado imobiliário brasileiro

O mercado imobiliário é, historicamente, um meio de alto fluxo de capital, influências e poder. Desde a época colonial (quando os detentores de terras também detinham o poder político) isso é uma realidade. Os reflexos vêm até a realidade atual, que sustenta uma fatia considerável do fluxo financeiro ao mercado imobiliário.

Não é de se espantar, portanto, que as mulheres (que possuem um histórico de exclusão no mercado de trabalho) tivessem dificuldade nesse nicho. Para termos uma noção, de acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí, mulheres não podiam exercer a profissão até 1958 no Brasil.

Desde então, é claro, o cenário mudou consideravelmente. Segundo um estudo do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), cerca de um terço dos corretores, hoje, são mulheres. Destas, apenas 39% acreditam que as oportunidades no ramo são iguais entre homens e mulheres.

Pouco mais de 60 anos de história no mercado, é uma vitória que as mulheres conquistem esse precioso terço das vagas. Mais do que isso, é um marco para que busquemos cada vez mais inserir as mulheres em um contexto tão desafiador.

As dificuldades atuais do sexo feminino no mercado imobiliário

Em um mercado ainda dominado em parte por homens, as mulheres enfrentam desafios compartilhados a outros nichos de mercado. Dentre eles, as diferenças salariais e a possibilidade de assédio durante o trabalho são queixas frequentes das trabalhadoras.

O mercado imobiliário ainda conta com uma noção adicional de que os vendedores precisam ser firmes e incisivos para conseguir boas vendas. Essa noção é acompanhada, muitas vezes, da visão equivocada de que essas são características masculinas e que as mulheres ainda são o “sexo frágil”.

Essas hipóteses vão de encontro à realidade demonstrada pelos dados demográficos: de acordo com a mesma pesquisa que mencionamos do COFECI, as reclamações mais frequentes das mulheres são o machismo, o bullying e os assédios (sejam eles moral ou sexual).

Convém entender essas queixas por partes: o machismo é definido como uma atitude discriminatória, que prioriza pessoas do sexo masculino em detrimento das do sexo feminino. Ele pode estar presente desde o momento de uma venda até a escolha de um cargo de liderança, por exemplo.

É inegável que o machismo ainda existe em muitas esferas da sociedade, inclusive no mercado imobiliário. Em alguma vez você já sentiu que um cliente não fechou a venda com você devido ao fato de você ser mulher? Ou, em sua equipe, já sentiu uma ordem sendo menosprezada pelo mesmo motivo? Se sim, você pode ter sido mais uma vítima de um machismo silencioso (porém vil) no mercado imobiliário.

O bullying pode estar atrelado ou não a uma atitude machista. A palavra deriva do inglês “bully”, que significa, literalmente, “valentão”. O bullying compreende atitudes intimidatórias, com o objetivo de firmar uma hierarquia entre colegas. Quando ocorre em conjunto com atitudes machistas, ele pode se tornar uma maneira de abuso ou assédio, que são muito mais graves.

No mercado imobiliário, isso é muito visto entre vendedores (bullying horizontal) ou de chefes para subordinadas (bullying vertical). De qualquer maneira, ele atrapalha as relações no ambiente de trabalho e está relacionado a queda na produtividade e redução de vendas.

Por fim, os assédios morais e sexuais são a última (porém não menos importante) queixa entre as mulheres. É importante frisar que esses comportamentos configuram um crime, e devem ser levados às autoridades competentes para investigação.

mulheres no mercado imobiliário

Nomes de destaque no mercado imobiliário

Como você pôde observar, os desafios das mulheres no mercado imobiliário são grandes. Felizmente, as corretoras também são gigantes: elas nos demonstram que é possível fazer sucesso na área, mesmo com os empecilhos no caminho que são tão frequentes.

Dentre os casos de sucesso, trazemos algumas mulheres que tiveram que lutar com várias adversidades: algumas investiram em outras áreas do conhecimento, outras precisaram lutar com a jornada dupla de trabalho para cuidar de seu negócio e de sua família.

Mas o mais importante é que elas venceram. Por isso, traremos a seguir 4 nomes de destaque de mulheres que inspiram corretoras em todo o Brasil. Continue lendo para conhecê-las.

1. Valentina Caran

De acordo com uma entrevista ao grupo Globo, a imobiliária de Valentina Caran já foi responsável por negociar milhares de imóveis. A paulista de mais de 60 anos conta com 4 unidades, atuando principalmente no estado de São Paulo.

Valentina diz que “um negócio só dá certo com sangue nos olhos”. Suas atitudes perseverantes e determinadas fazem dela uma das principais corretoras imobiliárias do país. Além disso, suas empresas são um caso de sucesso para pequenas empreendedoras, que desejam crescer no ramo.

Vale mencionar que Valentina Caran possui 6 filhos, trazendo à tona mais um desafio das mulheres no mercado imobiliário: o de conciliar a carreira com o cuidado com a família, o que é uma realidade para muitas mulheres atualmente.

2. Eliane Ribeiro

Eliane Ribeiro é a típica personalidade que inspira só na leitura do curriculum: Embaixadora da RE/MAX Europa & RE/MAX Brasil, ela também é membro da NAR Realtor & CIPS, do Diamond Club RE/MAX desde 2016 e membro atual do Circle of Legends — este último destinado a pessoas que faturaram mais de 10 bilhões de dólares. Atualmente, ela é considerada uma das corretoras de imóveis mais premiadas do Brasil.

Atualmente, Eliane Ribeiro atua em Portugal, apesar de ter nascido em território brasileiro. Ela também possui uma imobiliária de sucesso em Minas Gerais e frequentemente dá palestras e cursos sobre como se sobressair no mercado imobiliário.

3. Raquel Trevisan

Mais do que apenas uma corretora, Raquel Trevisan é especializada em marketing imobiliário. Ela possui um perfil profissional próprio no LinkedIn, em que detalha sua trajetória e suas ocupações atuais.

Raquel se destaca não apenas por seu trabalho no ramo imobiliário, mas também por gerir um canal no YouTube chamado “E agora, Raquel?”. Nele, ela tira dúvidas comuns sobre o mercado imobiliário, o que já rendeu um prêmio Top de Marketing ADVB/RS 2017.

A influenciadora é um dos exemplos de como as mulheres podem se reinventar e mesclar outras áreas no mercado imobiliário para crescer. Em seus empreendimentos, ela procura ir além do básico e aglutinar outras áreas do conhecimento para ofertar um serviço único e de qualidade.

4. Elisa Rosenthal

É diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário que é o primeiro movimento do mercado imobiliário, preocupado com a equidade de gênero. Foi criado como um grupo entre mulheres e hoje já é uma referência dentro do mercado nacional.

A Elisa é LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, colunista de grandes sites como ExameInvest e Conecta Imobi. Além de ter um livro: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Vale ressaltar que no ano de 2022 tivemos o prêmio ConectaImobi dentro do maior evento do mercado imobiliário, onde a Elisa Rosenthal foi a vencedora da categoria principal voz feminina do Brasil.

5. Julia Dal Santo

A Julia Dal Santo tem 28 anos, hoje é CEO (Diretora-Presidente) da imobiliária GUARIDA. A empresa é uma das maiores referência no Brasil, reconhecida pela inovação, forma de gestão e qualidade nos serviços prestados.

A empresa hoje conta com mais de 500 colaboradores que atendem diariamente dezenas de milhares de clientes na região Sul do país. Caso queira conhecer com mais detalhes a história da Julia e da Guarida, recomendamos ouvir o podcast Modo Avião feito pelo ImobiReport.

Desafios e prospecções para mulheres no mercado imobiliário

Atualmente, as mulheres ocupam cerca de 30% das vagas no mercado imobiliário. Em comparação com os índices populacionais (que, no geral, beiram a 50% para cada sexo), ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Além disso, temos que mencionar que a ocupação no número de vagas não é o único objetivo a ser conquistado: também é necessário lutar para condições igualitárias de serviço — algo que, convenhamos, não é garantido atualmente.

Por isso, lutar para salários correspondentes e igualdade de oportunidades é fundamental, mesmo para quem já atua na área. Focar nas principais reclamações das corretoras imobiliárias (incluindo o bullying e o machismo) é uma das principais estratégias nesse sentido.

Também devemos mencionar que o mercado imobiliário abre portas para outros nichos de trabalho: dentre eles, podemos citar as empresas de fundos imobiliários e os conglomerados financeiros, que são majoritariamente ocupados por homens. Portanto, uma prospecção aceitável para o futuro no setor é buscar focar nesses outros mercados, que seriam uma extensão do trabalho nas corretoras imobiliárias.

Por fim, cabe mencionar que a luta por igualdade no mercado de trabalho não passa apenas pelas políticas das empresas. Muitas mulheres ainda têm que lidar com desafios como jornada dupla de trabalho, devido aos afazeres domésticos. Na mesma pesquisa da COFECI que mencionamos, mais de 50% das mulheres relataram estar casadas — e, possivelmente, têm que lidar com afazeres domésticos e cuidar de filhos.

O cenário é ainda mais desafiador para mulheres em condições desfavoráveis, como as moradoras de periferias ou as negras. Perceba que as corretoras de destaque que mencionamos não se encaixam nesse perfil, muito provavelmente pela dificuldade que essas mulheres têm em alcançar cargos de destaque.

Quais as vantagens que as mulheres têm no mercado imobiliário?

Muito falamos sobre os desafios e as dificuldades que as mulheres enfrentam no mercado imobiliário. No entanto, também devemos mencionar como a personalidade feminina tem muito a oferecer nesse ramo — e, portanto, como isso pode fornecer a elas uma vantagem competitiva em relação aos homens.

Quando falamos em “personalidade feminina”, é importante ressaltar que ela não configura uma regra: não existem tarefas intrinsecamente masculinas ou femininas, embora as mulheres tendam a realizar algumas tarefas com mais altivez.

Dentre essas tarefas, podemos mencionar as que envolvem maior sensibilidade afetiva, uma qualidade diretamente ligada a vendas. No mercado imobiliário, é fundamental compreender os desejos do cliente e oferecer a ele o imóvel que será mais atrativo. Nesse quesito, a maior parte das mulheres sai na frente.

Além disso, as mulheres também são conhecidas por ter maior capacidade de “multitasking” — ou seja, de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem perder o foco e a qualidade.

Isso é essencial para corretoras imobiliárias, que frequentemente lidam com vários clientes ao mesmo tempo. É necessário compreender as necessidades de vários clientes e conhecer bem diferentes imóveis para fazer um bom serviço, algo que tem tudo a ver com a capacidade feminina de multitasking.

Vale mencionar que mulheres também conseguem ser mais pacientes, algo extremamente importante no mercado imobiliário. Se você já atendeu um cliente complicado, ou que demanda muito tempo e dedicação, sabe como a atenção e a paciência são importantes nesse contexto.

Outra característica de mulheres líderes é a sua persuasão: de acordo com um estudo da Caliper Canada, as mulheres tendem a ser mais persuasivas do que os homens e, portanto, convencer melhor. Essa qualidade é especialmente importante no ambiente de vendas — e, em especial, quando as quantias financeiras negociadas são tão grandes quanto no mercado imobiliário.

A presença de mulheres no mercado imobiliário é um evento relativamente recente, fazendo pouco mais de 60 anos no Brasil. Embora o cenário ainda apresente muitos desafios, é importante ter em mente casos de sucesso para que possamos nos inspirar e inserir cada vez mais as mulheres nesse cenário.

E você, conhece alguma corretora de imóveis de sucesso que não mencionamos na lista? Se sim, deixe nos comentários abaixo e ajude outras mulheres do ramo a se conhecer!

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