Mulheres no Mercado Imobiliário: Cássia Ximenes

Tempo de leitura: 3 minutos

No dia Internacional da Mulher, a Universal Software entrevistou duas mulheres que são referências no mercado imobiliário de Belo Horizonte. Confira a entrevista abaixo, com Cássia Ximenes:

mulheres no mercado imobiliário

 

Cássia Ximenes tem 54 anos. Segundo ela é tempo suficiente para ter consciência de que o passado é referência para o futuro que deseja. Atualmente é Diretora da Silvio Ximenes Imóveis e Vice-Presidente da CMI Secovi MG.

US: Como é para uma mulher atuar em um mercado ainda tão masculino?

Uma mulher sozinha pode se sentir desconfortável ou deslocada quando participa de grupos ou discussões onde a presença masculina é maioria. E foi por este sentimento que nos unimos e formamos o Conselho Empresarial da Mulher da Câmara do Mercado Imobiliário – CMI SECOVI MG. É preciso trabalhar e lutar pela igualdade de direitos e deveres com a consciência das nossas abençoadas diferenças de corpo e de alma!

US: Como você iniciou sua carreira do mercado imobiliário? Conte-nos sobre sua trajetória.

Meu pai é o fundador da Silvio Ximenes Imóveis, empresa que atua no mercado mineiro há 64 anos. Cresci respirando o mercado imobiliário. Recebi minha carteira do CRECI aos 16 anos de idade e fiz um breve estágio na empresa. Enquanto isso, cursava a faculdade de Comunicação da PUC-MG. Formei-me em Jornalismo e trabalhei na área por 12 anos. Quando eu e minhas irmãs, Mônica e Mariângela, assumimos a empresa ao lado do nosso pai, decidi que transformaria o respeito à nova profissão. Por amor a este ofício e que me entregaria a este desafio de corpo e alma! E lá se vão 18 anos… Neste período desenvolvi e reavivei minhas aptidões nesse segmentoparticipei da primeira turma de Pós Graduação em Negócios Imobiliários na Fundação Dom Cabral. Assumi a Presidência da CMI como primeira mulher a ocupar esse cargo. Tenho muitos projetos e foco num futuro promissor para o mercado imobiliário.

US: Você sofreu preconceito por ser uma mulher em um posto executivo? Como vê esse aspecto do mercado de trabalho atual?

O preconceito está presente ainda em muitos lugares, e às vezes até entre as próprias mulheres. Isto vem mudando gradativamente graças aos que entendem que competência e profissionalismo não se definem no gênero, mas em atitudes. As novas gerações já chegam bem mais conscientes do importante papel da força feminina no mercado de trabalho. Superar preconceitos já não deve ser um desafio de dor, e sim, uma luta que se combate com competência e profissionalismo.

US: Qual a receita para o sucesso? O que você recomenda para outras profissionais que pretendem ter sucesso no mercado imobiliário?

Somente no dicionário o sucesso vem antes trabalho. Na vida real ele acontece com uma boa dose de humildade e insatisfação que te levem a ter consciência que tudo pode melhorar. Há sempre o que melhorar: trabalho, estudo continuado, benchmarking, networking e a participação ativa nas entidades que nos representam. É preciso amar o que faz e fazer com prazer, com alegria, com entrega, com toda a sua alma!

Agradecemos a Cássia Ximenes pela entrevista concedida e desejamos que continue tendo todo sucesso em sua carreira.
Desejamos a todas as mulheres muitas conquistas e que batalhem pela sua felicidade!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *