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Para toda imobiliária, fazer um bom contrato de locação é essencial para conquistar e manter seus clientes. Afinal, quando ele é bastante claro, as pessoas podem se sentir mais seguras em confiar em seu corretor e alugar com sua empresa. Além disso, as chances de renovação também podem ser maiores, por causa da boa experiência.
Neste post, confira como funciona esse contrato de locação e quais dados precisa ter, conforme a Lei do Inquilinato. Veja também o que seus corretores e a imobiliária podem fazer para fechar mais contratos de locação. Por fim, saiba como a Universal Software pode ajudar. Boa leitura!
O que é um contrato de locação e como funciona?
O contrato de locação é um documento que formaliza a relação entre locador e locatário. Ou seja, ele contém todas as especificidades que as duas partes precisam seguir, para fazer um acordo seguro e ter garantias.
Com ele, quem aluga tem a certeza de que pode ocupar o imóvel por determinado período e que, por isso, deve pagar uma quantia x por mês.
Já o dono da propriedade tem a segurança de que pode cobrar do inquilino o valor estipulado, bem como multas, caso ocorram, além de ter a certeza de que sua propriedade vai ser reparada, se houver algum dano causado pela pessoa.
Por essas razões, o contrato de locação é incentivado e pode ser feito com a intermediação da imobiliária, que o redige com os dados corretos e cláusulas devidas.
Os dados de um contrato de locação
Basicamente, o contrato de locação pode seguir um certo tipo de padrão, em relação aos documentos solicitados. Nesse caso, eles vão depender do tipo de contrato celebrado. Por exemplo, para pessoa física, geralmente são pedidos:
- cópia dos documentos pessoais, como RG e CPF;
- comprovante de residência;
- comprovante de renda, com valor que deve ser três vezes o do aluguel líquido do imóvel;
- ficha cadastral preenchida pela imobiliária.
Além disso, outros documentos, como Imposto de Renda, podem ser pedidos, bem como os dados da pessoa que vai atuar como fiador, caso esta seja a forma de garantia.
Já para uma empresa, os documentos solicitados são correspondentes a sua condição, podendo ser:
- comprovantes pessoais e de residência do proprietário ou proprietários da empresa;
- inscrição estadual e municipal;
- contrato social;
- ficha cadastral;
- cartão do CNPJ.
Por sua vez, quanto ao locador, geralmente os documentos incluídos no contrato são seus dados pessoais e de residência, além da matrícula do imóvel a ser alugado.
Além desses dados, o contrato também vai reunir cláusulas comuns, por exemplo:
- dia de pagamento;
- período de vigência;
- taxa de multa;
- condições de renovação;
- despesas a serem pagas, como IPTU e condomínio;
- obrigatoriedade de pintura;
- prazo do contrato.
Outro aspecto importante também é em relação às condições especiais. Ou seja, o proprietário pode, por exemplo, colocar uma cláusula que não aceita animais no imóvel.
Nesse caso, o inquilino aceitando a condição não poderia ter um bicho de estimação, nem arrumar um depois, sem informar o proprietário e pedir sua autorização, a fim de mudar a exigência. Do contrário, ele poderia romper o contrato.
Por fim, a vistoria também é uma parte essencial que deve constar no contrato. Nela, são descritos com detalhes todos os cômodos do imóvel, contendo quantidade de lâmpadas, cores das paredes, móveis embutidos ou que já constam no local, além das condições de cada ambiente.
Dessa forma, o inquilino tem ciência de como recebeu o imóvel e conta com um prazo para contestar o que foi descrito, caso haja algo errado. Aceitando os termos, ele se compromete a devolver o imóvel exatamente como recebeu.
O que diz a Lei do Inquilinato sobre o contrato de locação?
A Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, é conhecida como Lei do Inquilinato. Isso porque ela rege os procedimentos sobre locações de imóveis urbanos.
Sendo assim, os contratos de locação devem ter cláusulas que correspondam a essa lei, para que sejam válidos. Nesse caso, existem alguns pontos importantes da lei, que devem ser observados para uma negociação clara e o sucesso da locação.
- Durante a duração do contrato, o locador não pode pedir para reaver o imóvel, salvo exceções como uma ação de despejo por falta de pagamento.
- Se o locatário for transferido de cidade a trabalho, não precisará pagar multa para rescindir o contrato, desde que avise com 30 dias de antecedência.
- O pagamento do aluguel não pode ser feito adiantado, a menos que seja um imóvel de temporada.
- O locador deve pagar as despesas extraordinárias do condomínio, como reforma e pinturas de fachadas.
- O locatário não pode modificar o imóvel sem consentimento prévio e por escrito do locador.
- O locatário deve cumprir o condomínio e pagar suas despesas ordinárias, como limpeza e consumo de água.
- O locatário tem preferência na aquisição de um imóvel por 30 dias.
O que fazer para fechar mais contratos de locação?
Para que seus corretores e imobiliária fechem mais contratos de locação, vale a pena tomar algumas práticas. A seguir, confira algumas delas!
Preste um bom atendimento
Há muito tempo, um bom atendimento tem sido a chave para fechar um negócio empresarial, ou vender um produto ou serviço. Com as imobiliárias, não é diferente.
Afinal, não importa se a pessoa adorou o imóvel. Se a primeira impressão com a imobiliária que o administra não for satisfatória, ela pode nem fechar o negócio. Aliás, isso também ocorre se a pessoa assumiu um contrato e depois, com o tempo, não recebeu o apoio que esperava. Nesse caso, ela pode decidir não renovar o aluguel.
Outro risco também é a pessoa falar para outras que o atendimento é ruim, que não conseguiu a ajuda que precisava, ou que não pôde tirar as dúvidas sobre o imóvel que queria. Por isso, é preciso cuidado.
Além de oferecer um atendimento personalizado, é essencial lembrar que cada cliente pode atuar de forma positiva ou negativa em relação à sua marca, influenciando outras pessoas. Dessa forma, vale a pena tomar algumas precauções.
Dê treinamento a seus corretores de imóveis
O corretor é a primeira pessoa com quem o cliente entra em contato. Por isso é essencial que ele se posicione de forma a expressar a identidade da imobiliária, como também fazer um atendimento completo para a pessoa interessada.
Por isso, vale a pena investir em treinamentos para que as pessoas que trabalham com você saibam mostrar empatia, interesse e vontade de ajudar os interessados. Para isso, oferecer cursos relacionados à boa comunicação são maneiras de alcançar esse posicionamento.
Além disso, é importante que elas também tenham uma formação de como atuar no ambiente online. Isso porque, embora as pessoas usem muito o smartphone hoje em dia, não significa que saibam aproveitar suas ferramentas da forma adequada.
Portanto, vale a pena checar o nível de interação com as tecnologias que cada um tem, a fim de oferecer treinamentos que preencham as falhas. Aqui também é importante notar que sempre que você inserir uma nova plataforma na imobiliária, ou aplicativo, é preciso dar essa assistência aos corretores.
Tenha cuidado com as redes sociais
Outro aspecto essencial, mas que passa despercebido é a forma como se posicionam online. Nesse caso, mais do que usar uma linguagem adequada com cada cliente, evitando gírias e correspondendo à imagem que a empresa tem, também é preciso separar as redes sociais.
Ou seja, jamais usar o perfil pessoal como profissional, expondo-o aos clientes. Afinal, acessar um perfil do Instagram com conteúdos sobre casas disponíveis e fotos do churrasco de alguém, dá pouca credibilidade.
Portanto, se for o caso de atuar online, é importante incentivar cada um a ter a sua própria página profissional. Nela, é essencial completar todas as informações, fazer o link com a página da imobiliária e usar o mesmo padrão de linguagem. Além disso, é essencial atualizá-la com frequência, já que uma página vazia dá a impressão que foi abandonada e até que a pessoa não atua mais na área.
Aqui, outra dica é usar os feedbacks do bom atendimento a seu favor. Por exemplo, se um cliente enviou uma mensagem a um corretor agradecendo pela ajuda e elogiando, vale a pena pedir a autorização para postar a mensagem na rede social, pois ela reforça o trabalho de qualidade.
Nesse caso, nunca use mensagens privadas sem autorização, nem fotos de clientes ou textos e legendas falsos. Afinal, pela LGPD, essa situação poderia render um processo jurídico.
Esteja disponível
Uma imobiliária deve estar disponível para o atendimento, mas o que isso significa? Quer dizer não apenas atender o telefone, mas oferecer vários canais de contato e responder a cada mensagem que alguém enviar, a fim de garantir o bom atendimento.
Nesse caso, se alguém enviou mensagem pela página do Facebook ou do Instagram, não podem passar semanas sem resposta. Já se solicitou informações sobre um imóvel no WhatsApp, também precisa ser atendido logo.
Por isso, uma boa dica nesse sentido é deixar claro para as pessoas como a imobiliária funciona. Por exemplo, no caso de redes sociais, é difícil usá-las somente para postar e não permitir o envio de imagens. Mas aqui, vale a pena investir em bots, que possam adiantar o atendimento para a pessoa ou direcioná-la para um atendente real.
Já se você quer que a pessoa entre em contato por determinado canal primeiro, deixe bem claro no site e nas redes a indicação dele. Assim, a pessoa pode ser levada para usá-lo de forma mais direta.
Outro cuidado que evita o mal atendimento é usar bots com atenção. Mesmo que eles sejam ferramentas úteis, o ideal é que resolvam todas as dúvidas básicas principais, mas ofereçam uma opção para que, caso ela não seja encontrada, a pessoa possa falar com um atendente.
Afinal, não há nada mais frustrante que o bot informar que não pode ajudar e encerrar o atendimento, obrigando a pessoa a procurar novamente um canal de atendimento. Por isso, tente fazer a jornada de contato a mais precisa e curta possível.
Faça o pós-atendimento
Depois de oferecer uma jornada de atendimento satisfatória e que tirou todas as dúvidas da pessoa, ela visitou alguns imóveis ou até fechou o contrato? Então, é hora de voltar e perguntar se ocorreu tudo bem, se ela precisa de alguma ajuda e até se a mudança foi como esperava.
Aliás, vale a pena até o corretor fazer esse contato, já que a pessoa tratou com ele na busca pelo imóvel ideal. Assim, é uma forma de demonstrar que a empresa se preocupa que o cliente tenha ficado satisfeito com a escolha. Além disso, reforça que ela está sempre ali para o que ele precisar.
Forneça o máximo de dados do imóvel
Antes de fechar um contrato de locação, os corretores de sua imobiliária precisam cadastrar os imóveis captados. Nessa hora, é importante ter diversos cuidados, para que o aplicativo, site ou redes sociais funcionem como uma vitrine.
Ou seja, se é por esses canais que as pessoas vão procurar imóveis, eles precisam ter o máximo de dados sobre a propriedade. Assim, os interessados conseguem entender a estrutura do local, bem como saber quanto realmente sai o valor.
Por exemplo, no cadastro de um apartamento, é preciso colocar a metragem do imóvel, bem como a descrição dos cômodos. Além disso, os serviços oferecidos pelo condomínio também devem estar claros e especificados para gerar interesse.
Colocar também o valor atualizado e real do condomínio, bem como do IPTU é importante para que a pessoa não perca tempo entrando em contato só para perguntar. Por isso, vale a pena conversar com os condomínios e levantar os preços reais.
Já em uma casa, é importante criar uma descrição que seja clara. Por exemplo, se for colocado que ela tem dois banheiros e três quartos, a pessoa pode não ter uma boa ideia.
Porém, ao descrever banheiro social, cozinha, três quartos, sendo um suíte, ela vai entender que um deles pertence ao quarto, o que muda completamente o uso pela família.
Dicas para fazer um bom contrato de locação
Faça contratos claros e seguros
Outra boa prática para fechar um contrato de locação é ter o documento bem claro. Isso significa não só colocar as cláusulas padrões e personalizadas, seguindo as regras da Lei do Inquilinato, mas elaborá-las de forma a não gerar dúvidas ou mais de uma interpretação.
Além disso, na hora de pedir documentos dos inquilinos e proprietários, é essencial preparar um termo que se enquadre com a LGPD.
Isso porque você está recebendo dados pessoais de inquilinos e proprietários, que muitas vezes, vão parar online. Portanto, é importante ter um termo de consentimento, no qual se explica que as informações coletadas serão usadas apenas para os fins do contrato e do cadastro, não sendo divulgados de forma pública.
Para alguns talvez seja desnecessário, mas com a preocupação crescente de como as empresas usam dados, além dos riscos cada vez mais altos de ataques cibernéticos, as pessoas têm se preocupado mais com quais informações estão transmitindo, para quem e por quê.
Dessa maneira, para alcançar a confiança das duas partes, o termo é uma maneira de mostrar que sua imobiliária está comprometida em não deixar que esses dados pessoais se espalhem. Por essa razão, também é essencial investir em um bom sistema, para que o banco de dados da imobiliária não seja vazado, gerando processos jurídicos no futuro.
Use fotos e vídeos
Não é segredo que fotos e vídeos são ótimos recursos para garantir um contrato de locação. Afinal, esse tipo de conteúdo dá uma ideia real do imóvel, bem como pode ser uma forma excelente de apresentá-lo, inclusive, usando recursos como música.
Sendo assim, para produzir um bom material e divulgá-lo sem problemas, primeiro é preciso pegar a autorização formal do proprietário, especialmente para seguir a LGPD e ter a autorização para fazer as fotos e vídeos necessários.
Além disso, é importante não pegar fotos que o proprietário tenha tirado, a menos que essa pessoa autorize, prefira fazer assim e que sejam de qualidade. Do contrário, a melhor opção é o corretor ir até o imóvel com uma boa câmera, inclusive a de celular, para fazer as fotos e vídeos.
Nesse caso, vale a pena que os corretores saibam bem como usar o equipamento e tenham algumas noções de fotografia, como enquadramento.
Outro cuidado especial é não fotografar pessoas, evitar objetos pessoais e, principalmente, fotos de família. Isso porque, se uma terceira pessoa se ver no conteúdo, pode pedir para que seja excluído, o que desperdiça o trabalho feito.
Depois, é importante fazer uma edição das fotos para destacar as vantagens do imóvel, mas sem manipulá-las para dar a impressão errada da casa ou apartamento.
Quanto aos vídeos, também vale a pena assisti-los, editá-los e remover ruídos e sons que possam atrapalhar quem assiste. Se usar música, ela também precisa ser pega de bancos de música gratuitos ou com direitos de reprodução pagos pela imobiliária.
Assim, todo esse cuidado resulta num material que mostra o compromisso de sua imobiliária em apresentar um padrão visual de qualidade, que valoriza os melhores pontos do imóvel da pessoa. Além disso, sendo esteticamente agradável e mostrando a realidade, a chance de atrair mais interessados em visitar o imóvel e alugá-lo são maiores.
Agilize a locação
Nenhuma boa foto ou vídeo, nem o atendimento mais cuidadoso pode servir, se o contrato de locação envolver um processo demorado, no qual a pessoa corre o risco de desistir. Por isso, vale a pena usar ferramentas que facilitem tudo isso.
Por exemplo, em vez de concentrar os processos em vários papéis, que as pessoas precisam assinar, devolver e esperar que outra assine, opte pela assinatura eletrônica. Com ela, a assinatura é recolhida por link, enviado por e-mail, e todas as partes podem assinar no mesmo dia.
Com isso, as chaves ficam à disposição mais rápido e o inquilino pode ter uma impressão de que o corretor e a imobiliária foram, de fato, eficientes. Aliás, depois, para a renovação de contrato, essa agilidade também deve ser mantida.
Mas como fazer isso? No dia a dia, ajudando o inquilino a resolver pendências relacionadas ao imóvel. Por exemplo, vale a pena atuar de forma rápida, checando se tudo está funcionando e se a pessoa se instalou bem depois da mudança.
Depois, enviar o boleto de pagamento com antecedência e pelo canal preferido da pessoa, bem como se prontificar a falar com o proprietário, caso surja algum problema, são ações que fazem a diferença e mostram um cuidado com a relação locatário-imobiliária-locador.
Gerencie os processos online
Imagine que sua imobiliária tenha dezenas de imóveis, e que seus corretores atendam a centenas de pessoas por mês. Além disso, você conta com muitos imóveis já alugados e renovados. São muitos dados para lidar, certo?
Por isso, outra forma de garantir o contrato de locação e sua renovação é investindo no gerenciamento online.
Com ele, a imobiliária pode otimizar o tempo dos funcionários, administrar dados essenciais sem deixá-los perdidos, bem como dedicar esforços em mais leads e mais imóveis, tornando-se referência no mercado imobiliário da sua região.
Como a Universal Software pode ajudar a sua imobiliária?
Para aplicar todas essas dicas e conseguir que cada contrato de locação seja fechado, somos a parceria ideal para a sua imobiliária. Afinal, com nosso software de administração de imóveis, você tem muitas vantagens!
- Dashboard organizado, com dados separados em blocos, como aluguéis atrasados e vencimento de contratos.
- Cadastro fácil e rápido de parceiros, corretores e contratos de locação.
- Ferramentas que calculam encargos, realizam cobranças e emitem notas fiscais para agilizar o tempo.
- Controle de usuários, para cadastrar perfis e acompanhar suas ações.
- Acompanhamento de pagamento de impostos dos imóveis cadastrados.
- Geração de dados para acompanhar o cenário real da imobiliária.
- Split de Pagamentos para fazer os pagamentos da empresa.
- Aplicativo específico para fazer vistorias.
- Portal para se comunicar com cada cliente e enviar documentos.
Um contrato de locação é o que representa o sucesso da sua imobiliária. Afinal, quanto mais ela tiver, mais inquilinos e proprietários pode manter. Mas para fechar mais negócios com sucesso, é preciso atenção a vários detalhes.
Alugar um imóvel é saber lidar com pessoas. Por isso, é importante seguir as dicas que passamos. Além disso, você pode otimizar tudo isso de forma fácil e segura com nosso Imoview ADM. Com ele, você gera dados, automatiza tarefas e garante uma experiência de locação muito melhor para você, para o locador e o locatário.
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