Comissão de Corretagem: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Tempo de leitura: 19 minutos

A comissão de corretagem é a remuneração oferecida à imobiliária ou ao corretor de imóveis diante de uma aquisição. Por representar uma das principais formas de faturamento da empresa, é importante entender mais sobre essa comissão e como ela pode ser calculada de maneira correta.

Além disso, vale a pena entender o que diz o Código Civil sobre essa prática, garantindo uma gestão correta de sua imobiliária. A fim de esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, organizamos um post com tudo que você precisa conhecer sobre a comissão de corretagem.
Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é a comissão de corretagem?

Entender o conceito de comissão de corretagem é uma parte importante para conseguir remunerar adequadamente os corretores da sua imobiliária. Assim, você consegue mantê-los motivados para aumentar as vendas e gerar maior lucratividade para o negócio.

Nesse sentido, a comissão de corretagem é um pagamento feito aos profissionais pelos serviços que oferecem. Em geral, essa taxa é cobrada na hora da transação financeira e é relacionada com o desempenho do corretor, devido à mediação da negociação imobiliária que ele exerce.

O trabalho é regulamentado por legislação e, por isso, é importante ter atenção ao que é estabelecido, além de estabelecer por meio de contrato como será feito o pagamento da comissão de corretagem. Existem dois tipos diferentes. É o que explicaremos, a seguir.

Quais são os tipos de comissão?

Ao compreender os tipos de corretagem existentes, você consegue definir qual é o mais adequado para o financeiro da sua imobiliária. Nesse sentido, vale avaliar fatores ligados à boa saúde das finanças, a motivação gerada aos profissionais e outros fatores relevantes para definir o melhor tipo de comissão. A seguir, detalhamos mais sobre a comissão fixa e variável. Confira!

Fixa

A comissão de corretagem fixa é aquela em que você define por meio de contrato quanto o corretor vai ganhar ao finalizar uma negociação. Ela é independente do valor total da transação.

Esse tipo de comissão pode ser interessante para imóveis de luxo, os quais envolvem altos valores financeiros. Assim, você não compromete um percentual elevado do valor do imóvel, mas ainda consegue motivar o seu corretor, pelo fato do valor fixo ser atrativo para ele.

Nesse sentido, é importante ter justiça e utilizar um bom sistema financeiro para definir uma comissão justa e atraente. Isso vai gerar maior empenho na hora de fazer a negociação imobiliária, aumentando as chances de lucro da empresa.

Variável

Ao contrário da comissão fixa, a variável é ligada ao valor total transacionado no processo de compra ou venda do imóvel. Ou seja, você pode definir em contrato qual será o percentual que o corretor terá direito de receber ao concretizar a negociação.

Esse tipo de comissão também é interessante e, para defini-la, é válido fazer a conta para acertar uma comissão justa, mas que não atrapalhe a lucratividade da sua imobiliária. Isso vai permitir melhores resultados e manter o profissional empenhado na hora de prestar o serviço para a sua empresa.

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Quando essa comissão é devida?

O pagamento da comissão de corretagem é definido pelo art. 725 do Código Civil brasileiro, o qual destaca que o corretor deve receber esse pagamento quando atinge o resultado previsto por meio de contrato.

Ou seja, o pagamento da corretagem depende do que foi estabelecido por meio de contrato de prestação de serviço. Por exemplo, caso esteja estabelecido um resultado e o cliente acabe se arrependendo, terá que efetuar o pagamento.

Por exemplo, imagine que sua imobiliária contrate um corretor para fazer a venda de um imóvel por valor aproximado de R$ 400 mil. Agora, suponha que o corretor trabalhou, fez anúncios e conseguiu encontrar propostas dentro do montante estabelecido em contrato.

Uma das propostas foi aceita, o contrato foi assinado e foi realizado o registro em tabelionato de notas, faltando apenas a realização da transferência de imóvel. Desse modo, o corretor atingiu o objetivo e tem direito de receber os valores de comissão combinados.

Quem deve pagar a comissão de corretagem?

Agora que você já sabe quando é preciso pagar a comissão, é hora de entender quem deve fazer esse pagamento. Essa dúvida é comum e também depende dos termos que foram firmados em contrato.

Em geral, o contratante dos serviços do corretor é que fica responsável por realizar o pagamento dessa taxa. No entanto, pode-se combinar, via contrato, quem é que vai desembolsar esse valor para o profissional.

Além disso, com concordância entre as partes envolvidas na negociação, ainda é possível realizar a transferência de responsabilidade. Por isso, vale ter tudo bem esclarecido desde o começo da negociação para evitar confusões e garantir segurança para todas as partes envolvidas.

comissão de corretagem

O que acontece se alguma das partes desistir do negócio?

Como destacado pelo Código Civil, ainda que haja desistência de alguma das partes, o profissional que presta o serviço, desde que cumpra o objetivo estipulado em contrato, deverá receber o valor que foi acordado.

Por exemplo, suponha que houve a concordância em uma negociação e que faltam apenas alguns trâmites burocráticos para finalizar a transferência do imóvel. Porém, o cliente resolveu desistir na última hora.

Assim, quem ficou responsável, em contrato, pelo pagamento, deverá efetuar o depósito dos valores que foram estipulados. Por isso, é importante ter clareza na hora de estabelecer as cláusulas contratuais e contar com um bom sistema para ajudar a agilizar o fechamento da negociação e evitar perda de vendas.

Como é definido o valor da comissão?

Outra dúvida que pode pairar sobre a cabeça de quem faz a administração de uma imobiliária é sobre como definir o valor. Nesse sentido, uma boa prática é consultar o CRECI da sua região para entender melhor como determinar esse pagamento.

Em geral, se o corretor trabalha de maneira autônoma, sua comissão gira em torno de 6%. Porém, ao fazer parcerias com imobiliárias, o valor é um pouco menor, sendo, em média, de 4% do valor do imóvel.

Uma opção que pode ser adotada é a negociação. Com bons argumentos e com imóveis de qualidade à venda na sua empresa, é possível contar com os serviços de corretores muito qualificados com um percentual um pouco menor do que a média.

Também é possível adotar o padrão de comissão fixa, dependendo do tipo de imóvel que você negocia. Portanto, analise com cautela o mercado com a intenção de fazer uma definição adequada da comissão de corretagem.

É possível negociar esse montante?

Como ficou sugerido anteriormente, é possível, sim, fazer a negociação dessa taxa. Há, no mercado imobiliário, maior liberdade para que profissionais e empresas façam um acordo sobre o montante que vai ser cobrado em caso de sucesso na hora de vender ou comprar um imóvel de interesse.

Além disso, não há uma tabela pré-estipulada que torne as partes reféns na hora de realizar a definição do valor que será repassado para o corretor. Pelo contrário, existe uma boa liberdade para chegar em acordo.

Além disso, é possível avaliar a qualidade e influência do profissional que você pretende contratar. Corretores com mais qualificação e maior alcance tendem a gerar resultados melhores e mais ágeis, porém, também podem solicitar valores mais elevados para fazer a intermediação.

Como se prevenir de práticas indevidas?

Ter bons profissionais trabalhando para a empresa é um ponto importante para garantir mais vendas e negociações bem sucedidas. Porém, vale ter atenção para evitar práticas indevidas e garantir a segurança jurídica da imobiliária. A seguir, destacamos boas ações que são úteis nesse sentido. Continue a leitura e confira!

Faça o registro da negociação

Para aumentar a segurança jurídica tanto dos profissionais, quanto da sua empresa, é importante fazer o registro dos contratos desenvolvidos para contratar corretores. Assim, você oferece proteção para os corretores e tem melhora na imagem da sua imobiliária.

Além disso, o registro das informações contratuais em cartório asseguram que os valores, prazos e todos os outros acordos sejam cumpridos de forma integral. Portanto, é importante não deixar de lado esse aspecto na hora de contratar um corretor para a sua imobiliária.

Isso também vai ajudar em caso de desistência do negócio, sendo que quem ficar responsável pelo pagamentos referentes a negociação terá que arcar com os valores do profissional.

Torne as informações disponíveis

É importante ter clareza e manter todas as partes bem informadas sobre os procedimentos adotados na hora de pagar a comissão de corretagem. Nesse sentido, o uso dos termos contratuais é a melhor ação para adotar.

Assegure que os envolvidos na negociação entendam quais são as normas que estão em seu entorno. Isso pode ser feito na hora de assinar o contrato, mas é válido fazer uma conversa informal e deixar claro quais são as regras envolvidas na negociação.

Isso pode ajudar a evitar desistências, manter a confiança dos clientes com relação à imobiliária e garantir uma boa imagem junto ao mercado. Além de tudo isso, também é possível atrair a parceria de bons corretores.

Tenha um atendimento de qualidade

O atendimento de qualidade é uma parte essencial para evitar práticas indevidas e assegurar proteção para a sua imobiliária. Seja na relação com os clientes, seja com os corretores parceiros, ter um suporte de qualidade vai auxiliar a gerar mais confiança e evitar que práticas desonestas sejam adotadas nas negociações.

Por exemplo, um corretor bem atendido pelos responsáveis por esse tipo de negociação tende a ter um sentimento de reciprocidade, evitando adotar medidas que possam prejudicar a relação.

Do mesmo jeito, um cliente bem atendido vai fechar vendas com mais facilidade, pois ficará encantado com o que a imobiliária está oferecendo. Para ter um bom atendimento, é válido treinar a sua equipe e contar com as ferramentas apropriadas.

Use um sistema para definir os valores

Com um sistema de gestão, fica mais fácil entender cada um dos processos da empresa. Isso será muito útil para definir valores de comissão de corretagem adequados, que sejam atrativos para os corretores parceiros, mas que não prejudiquem o andamento financeiro do negócio.

Por isso, escolher ferramentas de qualidade disponíveis no mercado é importante. Elas podem lhe ajudar de diferentes maneiras, desde uma melhor organização para atender clientes e parceiros, até mesmo para obter relatórios que ajudem a visualizar as operações do negócio com mais clareza.

Para escolher uma boa solução, é necessário adotar cuidados importantes e observar a reputação das empresas no mercado. Além disso, vale seguir as dicas que vamos apresentar para ter uma ótima escolha.

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Como escolher um bom sistema para imobiliária?

Para tornar sua imobiliária digital e com diversos serviços automatizados, é necessário contar com um sistema completo, eficiente e que foi desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades da sua imobiliária. Veja, a seguir, quais os principais tópicos para considerar antes de contratar um sistema.

Faça pesquisas

A melhor maneira de escolher um bom sistema para imobiliárias é por meio de uma pesquisa minuciosa entre as diversas opções de mercado. Primeiro, verifique se o sistema atende às suas necessidades específicas, ou seja, se foi desenvolvido de maneira focada nas demandas de uma imobiliária.

Verifique também qual o nível de suporte oferecido pelo fornecedor, tendo em vista que podem surgir diversas dúvidas na implementação e também durante o uso. Além disso, vale a pena conferir quais funcionalidades e recursos são oferecidos pelo sistema, tais como relatórios, integração de dados e demais extensões para atender as particularidades de uma imobiliária.

Por fim, vale a pena pesquisar sobre o histórico de atendimento dessa empresa, verificando qual a sua relação com os clientes, qual o grau de suporte oferecido e quais os cases de sucesso que ela apresenta.

Avalie o fornecedor

Outro cuidado importante se refere ao fornecedor, ou seja, a própria corporação que oferece esse tipo de serviço. Depois de considerar aspectos gerais da ferramenta, vale a pena verificar alguns aspectos ligados ao fornecedor e a maneira como o serviço é prestado.

Para realizar esse tipo de avaliação, vale a pena considerar o seu histórico de sucesso, a capacidade de fornecer suporte técnico de maneira eficiente, a qualidade da documentação e de recursos oferecidos para orientar os usuários e a existência de vários pacotes com preços diferentes.

Também é necessário considerar se o fornecedor conta com experiência em trabalhar com imobiliárias, garantindo que todas as necessidades da empresa sejam contempladas pelo sistema.

Por fim, considere se a empresa em questão apresenta alguma premiação ou reconhecimento em seu respectivo setor. Esse tipo de prova social traz ainda mais segurança e confiabilidade para sua escolha.

Veja as funcionalidades do sistema

Como a atividade nas imobiliárias envolve diversos aspectos, tais como a compra, venda, locação e demais negócios dessa natureza, é importante contar com um sistema completo e que dispõe de várias funcionalidades.

Recursos para o gerenciamento de imóveis, gerenciamento do relacionamento com o cliente, ferramentas de marketing, análise de mercado, gestão financeira e suporte técnico, são alguns dos exemplos de funcionalidades que contribuem para tornar sua imobiliária mais eficiente.

Também vale a pena verificar se o sistema apresenta uma interface intuitiva, simples e com alta usabilidade. Tudo isso é importante para que seu time aprenda com facilidade a utilizar essa ferramenta no dia a dia e possa explorar todas as funcionalidades disponíveis.

Entenda as possíveis integrações

Para quem pretende contratar uma solução específica, é necessário avaliar as possibilidades de integração de sistemas, tendo em vista que é necessário integrar os recursos de comunicação com o cliente. Com as ferramentas de gerenciamento de imóveis, recursos para a gestão de contratos, meios de digitalizar a jornada de locação, entre outros elementos importantes no processo de integração.

Isso significa que vale a pena conferir se o sistema apresenta uma API aberta para garantir a integração com outros recursos ou realizar uma parceria com empresas que apresentam uma solução completa e totalmente integrada para suas operações.

Desse modo, é possível centralizar as informações em um único sistema, tornando sua equipe mais produtiva, eficiente e capaz de gerar informações de valor para análises posteriores. Também vale a pena conferir qual a disponibilidade de guias, cursos e suporte na hora de utilizar o sistema.

Verifique o atendimento e suporte

Contar com um atendimento de qualidade é importante para superar potenciais problemas que podem atrapalhar a gestão da sua imobiliária. Isso garante que o seu sistema opere de maneira eficiente e ajude na hora de escolher os melhores caminhos para o negócio.

Nesse sentido, é essencial que você observe o atendimento oferecido pela empresa que oferece o software de gestão. Essa avaliação pode ser feita por meio de pesquisas nas redes de buscas, comentários nas redes e avaliações do sistema.

Além disso, observe quais são os canais disponibilizados para o suporte e questione a empresa durante a negociação sobre como é feito esse atendimento. Esse tipo de cuidado vai garantir maior segurança e tranquilidade na hora de escolher o sistema de gestão adequado para a sua imobiliária.

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Por que escolher a Universal Software?

A Universal é a principal líder no desenvolvimento de softwares de gestão para imobiliárias em toda a América Latina. Tal reconhecimento se deve ao intenso trabalho da equipe para desenvolver soluções personalizadas, eficientes e que podem contribuir com o sucesso de sua imobiliária. Veja, a seguir, alguns dos diferenciais da Universal.

Oferece um conjunto completo de sistemas

Para simplificar sua rotina, a Universal conta com um amplo conjunto de sistemas que atendem a diversas demandas de uma imobiliária. Entre eles, vale a pena destacar, por exemplo:

  • CRM: responsável por gerenciar todos os atendimentos de maneira simples rápida e intuitiva, além de organizar todo o aspecto comercial de sua imobiliária;
  • Administração de contratos: capaz de descomplicar todo o fluxo de contratos de locação, além de trazer mais segurança e praticidade para todos os envolvidos;
  • Pré-Venda: responsável por agilizar o processo de prospecção, permitindo a criação de listas e envio de campanhas para os leads;
  • Pós-Venda: responsável por organizar o controle de comissões, integrando essas informações ao sistema financeiro da imobiliária;
  • Gestão Financeira: responsável por trazer mais controle e segurança na forma como o dinheiro da empresa está sendo utilizado, trazendo diversos indicadores para esclarecer as condições atuais do negócio;
  • App para imobiliária: com a flexibilidade e segurança que os clientes buscam, a Universal dispõe de diversos aplicativos que facilitam a vida do corretor, além de trazer uma experiência diferenciada para os clientes.

Integração com portais de anúncio

Como os consumidores estão cada vez mais acostumados a utilizar os grandes portais de anúncio, vale a pena publicar seus imóveis nestes grandes portais. Para facilitar todo o trabalho de publicação e gerenciamento desses anúncios, o CRM da Universal apresenta  integração com os principais portais de anúncio do Brasil.

Você também conta com integrações específicas para potencializar sua comunicação, assim como a estratégia de marketing de sua marca. Entre as principais possibilidades de integração, destaca-se a plataforma de Marketing Digital RD Station, o Whatsapp,  ferramentas para gestão de redes sociais, ClickSign, MigraSeguros, Iugu e FC Análise Digital, entre outras ferramentas que podem facilitar seu dia a dia.

Melhor plataforma de gestão imobiliária da América Latina

Como reconhecimento pelas inovações desenvolvidas ao longo de 32 anos nesse mercado, a Universal foi premiada como a Melhor Plataforma para a Gestão Imobiliária da América Latina pelo B2BAwards nos últimos 2 anos.

Esse resultado foi baseado na satisfação dos usuários quanto aos recursos disponíveis da ferramenta, além da contabilização da popularidade desse recurso, calculada pelo número total de reviews recebidos durante o período de análise.

Recursos para o desenvolvimento de sites

Além de todos os recursos apresentados anteriormente, você também dispõe de recursos exclusivos para a elaboração de sites próprios. Isso permite que sua imobiliária passe pelo processo de transformação digital de maneira ainda mais segura, eficiente e rápida.

Isso permite ampliar seu canal de aquisição de leads, além de trazer mais confiabilidade e autoridade para sua marca.  Também vale destacar que esse é um importante meio de captar novos imóveis, sendo um ótimo meio de encontrar pessoas interessadas em anunciar.

Entendeu o que é comissão de corretagem e como é possível definir de maneira adequada esse valor? Por meio das boas práticas que apresentamos e contando com um software de qualidade, você consegue otimizar esse e outros pontos, melhorando a gestão da imobiliária e garantindo aumento da lucratividade.

Gostou do artigo e quer contar com o melhor sistema de gestão para imobiliárias em toda a América Latina? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

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